O Peru é um destino extremamente rico em histórias, culturas, tradições e atrações naturais. Viajar para lá é se surpreender a cada dia de seu roteiro e se encantar com toda a diversidade de seu povo.

Entre todos estes lugares incríveis para se visitar, vale citar o famoso Lago Titicaca e suas ilhas, repletas de mistérios e lendas. Porém, o que muitos questionam ao planejar uma viagem para esta região, em específico, é justamente quando ir e porquê!

Afinal, trata-se de um local em plenos andes peruanos e o clima é um fator essencial para definir o melhor roteiro. Por isso, preparamos este post com as melhores dicas sobre porque ir ao Lago Titicaca e qual a melhor época para aproveitar a energia do local. Quer conferir? Então, continue a leitura e tome nota!

Titicaca

Por que incluir o Lago Titicaca em seu roteiro?

Há inúmeros motivos para você conhecer o Lago Titicaca no Peru e se surpreender com a sua imensidão, tanto territorial como cultural. Para se ter uma ideia, o Titicaca é o mais alto lago navegável do mundo, localizado a quase 4.000 metros de altitude, além de contar também com o maior volume de água entre todos os lagos da América do Sul.

Só isso já seria motivo suficiente para você visitar um lugar único e com uma paisagem incomparável a qualquer outro destino do mundo. Mas não! O Titicaca vai muito além de uma beleza natural exuberante. A região também preserva uma cultura milenar riquíssima, ainda presente nas tradições e costumes dos povoados que habitam o lugar. Segundo alguns estudiosos, o Lago Titicaca teria sido, de fato, o berço da civilização Inca.

Lendas e histórias locais também afirmam esta hipótese, afinal, seu povo defende a ideia de que o Deus Sol teria instruído seus filhos a procurarem o lugar perfeito para desenvolver suas populações e os mesmos teriam escolhido a Isla del Sol, localizada em plenas águas azuis do Titicaca.

Por fim, as ilhas flutuantes do Titicaca também são uma atração à parte e atraem milhares de turistas o ano inteiro. Tratam-se de construções artificiais milenares, chamadas de Uros, nome dado ao mesmo povo que habitava a região séculos atrás. Elas são feitas de um material conhecido como totora, que permite que estas estruturas flutuem pelas águas e tenham sido habitadas pelos povos locais durante todo esse tempo.

Todos esses mistérios podem ser desvendados por você, durante o seu roteiro pela região, já que é possível explorar as principais ilhas do lago, conhecer um pouco das histórias, visitar os sítios arqueológicos, vivenciar momentos com seus habitantes e, principalmente, experimentar a energia única que este lugar emana.

Portanto, incluir o Lago Titicaca em seu roteiro é algo que vai muito além de um simples passeio, mas também uma experiência de vida inigualável e que, sem dúvidas, proporcionara momentos e conhecimentos únicos para você!

Titicaca

Mas, afinal, qual a melhor época para visitar o Lago Titicaca?

É um tanto complicado falar sobre a “melhor época” para viajar ao Peru. Afinal, o país conta com regiões bem diversificadas, entre o mar e as montanhas, com áreas bem secas e outras em plena selva amazônica. Portanto, podemos dizer que tudo vai depender, de fato, de quais lugares você pretende conhecer em sua viagem.

Como o foco principal é o Lago Titicaca, o mais recomendado é evitar as épocas das chuvas, que vai de novembro até março. Esse mesmo período vale para roteiros que passem pelas principais atrações turísticas do país, como Machu Picchu, o Vale Sagrado dos Incas, Lima, Cusco e Puno, ok?

Logo, se sua ideia for explorar esta rota, o melhor período é, realmente, a partir de março, mais especialmente, em junho e julho. No entanto, não desanime se já tiver viagem marcada para outra época ou se só tiver essa disponibilidade. A estação das chuvas não significa a certeza de tempo ruim, apenas possibilidade de dias mais chuvosos, mas isso depende muito. Aliás, essa época pode até surpreender você, sabia? Já imaginou apreciar um belo arco-íris no meio do Lago Titicaca? Isso seria um privilégio para poucos!

Resumindo, a melhor época para conhecer o Lago Titicaca, no Peru, é fora do período de chuvas. Ou seja, tente marcar viagem entre março e outubro e, se possível, dê preferência aos meses de junho e julho. No entanto, também não precisa desmarcar ou querer mudar de ideia se não tiver como ir neste período. Tanto o Titicaca como os demais destinos peruanos são incríveis e repletos de encantos o ano inteiro e, independentemente do clima, sua viagem será inesquecível.

Como chegar ao Lago Titicaca pelo lado peruano?

A cidade de Puno é o ponto de partida para navegar pelas águas do Titicaca e explorar as suas principais ilhas. O lago fica localizado na divisa com a Bolívia, a uma altitude de cerca de 3.800 metros acima do nível do mar.

O acesso até Puno é por vias terrestres, cerca de 10 horas de viagem de Cusco. Mas não pense que esse longo roteiro seja longo demais. O trajeto é contemplado com paisagens lindíssimas do Vale de Cusco e conta com algumas paradas estratégicas.

A melhor forma para aproveitar o Lago Titicaca, com conforto, segurança e todo suporte necessário é por meio de um pacote fechado com uma agência especializada no turismo peruano. Além disso, desta forma, você consegue montar um roteiro multidestino pelo país e desfrutar de muitas outras cidades e finalizar pelo Titicaca. Que tal?

Portanto, não perca tempo! Aproveite a época para planejar sua viagem para os próximos meses e confira os melhores roteiros disponíveis para visitar o Lago Titicaca e desbravar toda a sua beleza natural, além da extraordinária riqueza cultural que seu povo preserva por lá! Vivencie cada momento dessa aventura e proporcione a melhor experiência de sua vida! Boa viagem!

Titicaca

E aí, curtiu o post? Planejando viajar para o Peru e conhecer o Titicaca da melhor forma possível? Então confira um de nossos pacotes especiais, que inclui um tour pela região e conte com todo o suporte especializado que você e sua família precisam. E, caso queira montar um roteiro exclusivo, pode contar com nossa equipe de especialistas.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram