Somos a primeira operadora de viagem a compensar 100% das emissões de gases do efeito estufa

É com muito orgulho que o Grupo Inspire, do qual faz parte a Machu Picchu Brasil, compartilha uma grande conquista: somos a primeira operadora de viagem do país a compensar 100% das emissões dos gases do efeito estufa (como o CO2) de todas as viagens realizadas conosco até o final de 2022, incluindo os gases emitidos pelo transporte aéreo!

Isso significa a compensação de 2.248 toneladas de CO2 no planeta!

Esse marco em nossa história foi viabilizado e validado pelo Selo Amigo do Clima. O selo é do programa de compensação de carbono da WayCarbon, a maior consultoria estratégica focada em sustentabilidade e mudança climática na América Latina.

Na prática, isso quer dizer que demos um passo concreto para reduzir o impacto no meio ambiente causado pelas nossas atividades diretas e indiretas, tornando a nossa atuação mais sustentável e contribuindo para os esforços coletivos de proteção do planeta.

Nosso compromisso com um turismo mais responsável e consciente se fortalece com ações como essa e seguimos buscando cada vez mais novas formas de fazer do turismo uma grande ferramenta de bem estar social e que esteja em harmonia com o meio ambiente.

Continue a leitura para saber mais detalhes e entender como as viagens que você faz conosco a partir de agora são mais amigáveis para o clima.

 

A importância da compensação de carbono

Todos sabemos e sentimos na pele as consequências da atividade humana na vida na Terra. O desmatamento, o descarte inadequado de resíduos e a emissão de gases poluentes colocam o planeta em risco, de queimadas e enchentes que devastam a vida de populações e espécies de animais e plantas, passando por mudanças bruscas de temperatura que comprometem o nosso bem-estar.

Para frear esses efeitos, tanto indivíduos como empresas precisam mudar de atitude e adotar práticas sustentáveis. No caso das empresas, uma solução eficiente a ser implementada é a compensação de carbono.

Funciona assim: é feito um cálculo da quantidade de gases de efeito estufa (GEE) gerados por uma empresa enquanto ela realiza as suas atividades. Esse cálculo é importante porque os GEE são um dos principais responsáveis pela poluição e mudanças climáticas. Para compensar essas emissões, é concedido apoio a projetos voltados exclusivamente para impedir a emissão dos GEE na atmosfera, gerando benefícios ambientais e sociais.

É exatamente isso que nós do Grupo Inspire estamos fazendo, em parceria com a WayCarbon, em uma iniciativa que nos permitiu conquistar o selo Amigo do Clima.

 

Como o Grupo Inspire faz a compensação de carbono para ser mais sustentável

Para cumprir com o propósito de compensar o carbono emitido por suas atividades e se tornar uma empresa sustentável e amiga do clima, o Grupo Inspire se aliou à WayCarbon, empresa estabelecida desde 2006 e o maior nome do mercado na América Latina voltado para ajudar outras empresas a adotarem estratégias com eficiência ecológica e sustentáveis.

Uma das principais frentes da WayCarbon, nesse sentido, é o Amigo do Clima, projeto que permite que empresas compensem suas emissões de gases de efeito estufa. Utilizando metodologias reconhecidas internacionalmente, a WayCarbon fez um cálculo detalhado de quanto carbono é emitido pelo Grupo Inspire em suas atividades diárias e pelos roteiros de viagem para o Peru realizados pela Machu Picchu Brasil.

As contas levaram em consideração os três níveis de responsabilidade pela fonte de emissão dos gases:

– Escopo 1 (as emissões diretas provocadas pela operação empresa)

– Escopo 2 (emissões indiretas, originadas pelo consumo de energia elétrica por parte da empresa)

– Escopo 3 (emissões de gases provocadas pela cadeia produtiva e fornecedores, sobre as quais a empresa não tem controle direto, mas que estão ligadas à sua atuação).

É muito importante trabalhar a compensação de carbono considerando estes três escopos, pois somente assim é possível avaliar o real impacto da empresa no meio ambiente e tomar medidas eficazes para redução do mesmo. Essa é uma constatação de diversos estudos globais para a sustentabilidade, dentre eles relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC na sigla em inglês), uma instituição da ONU.

Considerando-se as atividades referentes à operação do escritório da Machu Picchu Brasil, foram calculados os gases emitidos pelo consumo de energia elétrica, deslocamentos dos colaboradores usufruindo de carro, ônibus e metrô, geração de resíduos e geração de efluentes (como rede de esgoto). Estes cálculos estão relacionados aos Escopos 1 e 2.

No caso dos roteiros de viagem para o Peru, o cálculo levou em consideração as emissões de gases provocadas pelo transporte aéreo, transporte rodoviário, transporte terrestre, transporte marítimo, diárias em hotel, refeições (café da manhã, almoço e jantar) e passeios diários. Estes cálculos estão relacionados ao Escopo 3, pois envolvem a compensação de carbono das emissões de nossos parceiros, como companhia aérea e hotéis, que fazem parte de nossos roteiros.

O resultado final desses cálculos foi de 2.248 toneladas de CO2 emitidas por todas essas atividades juntas! O passo seguinte foi adotar estratégias para compensar todo o carbono emitido pelas operações da empresa, pelo consumo de energia e por nossos roteiros de viagem, reduzindo assim o impacto no meio ambiente.

 

Apoio a projetos de sustentabilidade e redução de emissão de gases poluentes

Para compensar o carbono emitido por suas atividades diretas e indiretas nos três escopos de responsabilidade mencionados acima, o Grupo Inspire, por meio do programa Amigo do Clima, adquiriu créditos de carbono de 7 projetos que atuam em todo o Brasil.

Todos eles são voltados para ações de sustentabilidade, desde o uso de energia renovável e captura de metano em aterro até a substituição de combustíveis em frotas. Mais precisamente, são estes os projetos:

  • Instalação de centrais de produção de energia hidrelétrica renovável em Minas Gerais;
  • Implantação de complexo eólico de energia renovável no Rio Grande do Sul;
  • Implantação de complexo de energia eólica na divisa de Pernambuco com o Piauí;
  • Redução de emissão de gases no aterro sanitário de Manaus, no Amazonas, com reaproveitamento dos gases para geração de energia elétrica limpa;
  • Substituição de gasolina por biocombustíveis na frota de veículos gerenciada pela empresa Ticket Log;
  • Produção de energia renovável no Paraná;
  • Captura e geração de energia renovável por meio dos gases emitidos no Aterro Bandeirantes, na região metropolitana de São Paulo

Ao apoiar estes projetos, o Grupo Inspire foi capaz de neutralizar todo o carbono emitido pela operação no escritório no Brasil e, indo além, todos os passageiros que viajarem para o Peru em um roteiro da Machu Picchu Brasil em 2022 também estão com o carbono gerado por suas viagens totalmente neutralizado.

Todo esse esforço reitera o compromisso do Grupo Inspire de ser uma empresa com um propósito positivo para o planeta e de questionar padrões de viagem que não são sustentáveis, pensando o turismo de forma diferente, como uma ferramenta para a preservação e do meio ambiente e bem estar social!

Consulte o nosso selo de Amigo do Clima emitido pela WayCarbon e saiba mais sobre como estamos contribuindo para um turismo mais sustentável e com menos impactos para o meio ambiente.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram