Durante muito tempo o sucesso de um negócio esteve ligado diretamente ao seu lucro. Atualmente, porém, um movimento busca modificar essa definição ao incluir a preocupação socioambiental ao código de ética dos empreendedores. É nesse momento em que o conceito “Empresa B” entra em ação.

Idealizado pela organização não governamental Sistema B, essa concepção foi desenvolvida com o objetivo de criar um ecossistema de instituições conscientes. Para que isso seja possível, é preciso mostrar que lucros acompanhados de benefícios socioambientais são mais vantajosos.

Dessa forma, fica mais fácil implantar processos e atividades que contemplem tanto a questão financeira, quanto a socioambiental. E o mais legal é que a metodologia Empresa B mostra que é sim possível transformar o mundo de trabalho por meio de ações que podem parecer simples, mas são muito importantes. Mas de onde surgiu esse conceito? Por que ele se tornou tão popular? E, é claro, quando uma empresa pode se denominar uma “Empresa B”? É o que vamos entender nesse post. Vamos lá?

A origem do conceito Empresa B

Hoje em dia, mais do que simplesmente adquirir um produto ou um serviço, as pessoas buscam por uma experiência completa. E na hora de escolher a empresa que irá se responsabilizar por essa demanda, o público procura por empreendimentos que estejam alinhados com aquilo que eles acreditam. Esse elemento originou o que chamamos de Empresa B.

Entretanto, mais do que simplesmente suprir uma demanda, os responsáveis pela criação desse ecossistema querem transformar o mundo dos negócios. Isso significa que além de se posicionar e se humanizar perante o seu público, uma Empresa B deve promover a mudança.

Ou seja, é preciso criar um código de cultura totalmente alinhado aos propósitos desse movimento. Além de contratar um time que compartilha o mesmo pensamento que a empresa, por exemplo, é preciso impulsionar a inclusão no meio dos negócios. Por meio de todas essas estratégias, os empreendimentos não se tornam somente os melhores do setor em que atuam, mas também os melhores para os trabalhadores e clientes!

E como se tornar uma Empresa B?

Para atestar o comprometimento dos negócios, existe o selo Empresas B. Reconhecido pelo mercado, essa certificação é capaz de agregar grande valor ético e financeiro para um empreendimento.

Para adquiri-lo, é preciso passar por uma série de etapas que serão verificadas pelos órgãos competentes. Uma avaliação será feita para determinar se a empresa está de acordo com as diretrizes do Sistema B, ou ainda precisa de algumas adequações para alcançar este patamar.

Além disso, a certificação não é vitalícia. Ou seja, ela tem um prazo de validade. Depois de três anos é preciso passar por todo esse processo novamente. Caso seja constatado que o negócio regrediu e não segue as normas atuais, o selo não será renovado.

A Machu Picchu Brasil e o seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente

Sempre preocupada com o seu impacto socioambiental, a Machu Picchu Brasil é uma agência de viagens especializada no destino Peru que busca oferecer experiências únicas, personalizadas e conscientes aos seus clientes.

Por meio de ações simples, somos capazes de contribuir para a economia local ao mesmo tempo em que proporcionamos momentos inesquecíveis aos turistas. Além de trabalhar com passeios em grupos reduzidos e guias locais, entre tantas outras dinâmicas, também apoiamos projetos sociais.

O Projeto Inti, por exemplo, direciona parte de nosso faturamento para ações que atuam em prol do meio ambiente. Assim, participamos de programas que têm como objetivo o reflorestamento da Mata Atlântica.

Além disso, esse projeto também apoia o desenvolvimento da comunidade local onde trabalhamos, por meio do auxílio de suprimentos variados que são destinados a uma ONG que atua com jovens na região de Cusco, no Peru.

E é por conta desses e outros trabalhos que conquistamos o selo Empresa B Pendente. Ou seja, atingimos a pontuação mínima exigida e vencemos o primeiro passo. Agora, estamos ajustando todos os detalhes para alcançar a certificação completa.

Acreditamos em nossa cultura e agradecemos o seu apoio durante toda a nossa jornada. Vem muito mais por aí!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram