Certificado Travelife: um compromisso com o turismo sustentável

Tempo de leitura: 3 minutos

Viajar é um hábito que vem se tornando cada vez mais comum no mundo inteiro. E para acompanhar esse crescimento, foram criadas algumas regras e dicas que visam diminuir os impactos negativos dessa atividade, como o turismo sustentável.

Em 2019, por exemplo, de acordo com a Organização Mundial do Turismo, foram realizadas 1,4 bilhões de viagens internacionais.

Já imaginou se não existissem regras de comportamento nos pontos turísticos e todas essas pessoas pudessem fazer o que desejassem, mesmo se a ação fosse prejudicial ao local? Isso geraria vários problemas e, eventualmente, a cultura local seria destruída, impossibilitando que no futuro outros turistas pudessem desfrutar do cenário.Por esse motivo, o turismo sustentável é muito importante. Ele não impede as pessoas de viajar, simplesmente torna esse ato mais consciente e amigável com as tradições e recursos locais.

Quatro pilares do turismo sustentável

Para combater o que chamamos de turismo predatório, ou seja, aquele turismo que é negativo para o meio ambiente, o turismo sustentável estabeleceu quatro pilares que organizam o seu trabalho. São eles:

Quatro pilares do turismo sustentável

Você deve ter percebido que o foco dessa ação não se restringe somente à preservação do meio ambiente, certo?

O turismo sustentável também busca manter a qualidade de vida do local. Afinal de contas, os nativos precisam ter a certeza de que não serão afetados negativamente por essa atividade. Caso contrário, eles serão obrigados a se adaptar à nova realidade e, consequentemente, mudar a sua forma de viver. Isso  impacta a cultura local, que é justamente o que procuramos preservar.

E como posso aplicar esse método em minhas viagens?

E como posso aplicar esse método em minhas viagens?

O turismo sustentável se inicia muito antes do que a maioria das pessoas imagina. Por exemplo, a agência que irá te auxiliar nessa jornada possui papel essencial nessa atividade. Sendo assim, é importante escolher uma empresa séria, que se preocupe com a preservação cultural e ambiental.

Hoje, é possível entender com mais facilidade qual negócio melhor atende a esses quesitos. É porque existem alguns selos que atestam o seu trabalho consciente.

Esse é o caso da certificação como a Travelife! A iniciativa busca aplicar o desenvolvimento sustentável em diferentes áreas de empresas que atuam no mundo do turismo. Isso inclui agências de viagem e até mesmo hotéis e empreendimentos que oferecem serviços como guias e trilhas.

Para obter o certificado, é preciso passar por três etapas.

A primeira delas diz respeito à introdução de procedimentos de gestão apropriados. Em seguida, um relatório de sustentabilidade é emitido de acordo com os requisitos básicos da instituição. Nesse momento, a empresa já se torna apta para ser uma parceira.

Por fim, uma auditoria é feita para garantir que todos os critérios internacionais estejam sendo seguidos. Essa fase é mais criteriosa e rígida do que a anterior. Caso o resultado for positivo, a empresa recebe o certificado Travelife, podendo comunicar a sua sustentabilidade com mais credibilidade.

A Machu Picchu Brasil possui o certificado Travelife!

Desde a sua fundação, em 2010, a Machu Picchu Brasil oferece experiências únicas e completamente personalizadas de acordo com o perfil de cada turista. E o respeito pela cultura e pelo meio ambiente sempre fez parte desse processo.

E não poderia ser diferente: nós somos uma agência especialista no destino Peru, que possui diversos pontos turísticos históricos e naturais marcantes para a sociedade. É nossa responsabilidade lutar pela preservação de sítios e pontos tão importantes!

Por esse motivo, um de nossos maiores objetivos é fazer com que o turismo sustentável seja parte do nosso DNA! Assim, além de oferecermos viagens mais conscientes, também apoiamos projetos sociais.

E nossa trajetória e comprometimento foram, recentemente, reconhecidos pelo Travelife. Hoje, somos parceiros da instituição e recebemos o certificado que é tão especial para nós.

Acreditamos que, juntos, transformaremos o turismo sustentável. Vem com a gente nessa jornada tão importante!

Ecoturismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *