O Grupo Inspire é uma holding, à qual a Machu Picchu Brasil faz parte. O Grupo Inspire é comprometido com a sustentabilidade e socialmente ativa. A maior prova disso vem do reconhecimento do sistema corporativo, que certificou a agência com o Selo Empresa B.

A certificação é um atestado de padrão internacional que comprova o trabalho da Machu Picchu Brasil e do Grupo Inspire como um todo em favor do desenvolvimento socioambiental e a coloca em um grupo seleto de empresas do Brasil, e também em um grupo mais distinto dentro do segmento de empresas brasileiras de turismo.

Continue a leitura para saber mais sobre a importância do Selo Empresa B e como o Grupo Inspire atingiu esse marco importante que beneficia todos nós.

O que é uma Empresa B?

Uma Empresa B é aquela que tem uma visão de negócios comprometida com o desenvolvimento ambiental e a geração de impacto positivo para a comunidade, paralelamente com o estabelecimento de negócios financeiramente saudáveis.

É uma concepção totalmente diferente de sucesso no mundo dos negócios. O objetivo não é ser a melhor empresa do mundo e sim ser uma empresa melhor para o mundo. É daí que vem o “B” do conceito: ele se refere aos benefícios que a empresa é capaz de gerar para todos ao seu redor.

A ideia foi desenvolvida originalmente nos Estados Unidos, em 2006, pela organização sem fins lucrativos B-Lab. No Brasil, a certificação chegou em 2013, por meio da organização Sistema B. 

Em todo o mundo, o objetivo é um só: identificar e chancelar, por meio de um método de avaliação e certificação, empresas comprometidas a gerar melhorias contínuas em seus processos com a finalidade de gerar impactos sociais positivos. 

Ou seja, empresas que só focam no lucro não têm vez nesse movimento global que busca mostrar que os negócios podem e devem ser inclusivos, equitativos e regenerativos para a sociedade e para o planeta. 

Para alcançar o status de Empresa B, é preciso atender a altos padrões de desempenho socioambiental, responsabilidade e transparência, medidos rigorosamente pela metodologia de certificação do Selo Empresa B.

A quantidade de empresas no Brasil que possuem essa certificação demonstra como é seleto o grupo de organizações que conseguem atingir esse nível de excelência e compromisso social. Somente 275 empresas brasileiras têm o selo. Desse total, somente 5 fazem parte do setor de turismo e o Grupo Inspire é uma delas.

No mundo todo, 100.000 empresas conquistaram a certificação.

 

O Selo Empresa B

O Grupo Inspire conquistou o Selo Empresa B depois de passar por um processo de avaliação e análise que começou em janeiro de 2022 e foi concluído em dezembro de 2022. 

Foi preciso fornecer uma gama ampla de informações que passaram por auditoria internacional. Era necessário obter no mínimo nota 80 na metodologia de avaliação para obter o selo, e o Grupo Inspire obteve nota 86,5.

Foram 5 os pilares avaliados para atestar que o Grupo Inspire é comprometida com ações socioambientais e gera impactos positivos para a sociedade e o planeta:

 

1 – Governança: ações da empresa para melhorar políticas e práticas ligadas à missão, ética, responsabilidade corporativa e transparência 

 

2- Trabalhadores: o que a empresa faz para contribuir com o bem-estar financeiro, físico e social de seus colaboradores

 

3 – Comunidade: o que a empresa faz para contribuir com o bem-estar socioeconômico das comunidades em que opera

 

4- Meio ambiente: ações da empresa para melhorar a gestão ambiental como um todo

 

5- Clientes: esforços da empresa para ampliar o valor gerado para clientes diretos e consumidores de seus produtos e serviços

 

Em todos os quesitos, o Grupo Inspire teve um desempenho acima da média quando comparada ao desempenho do Brasil, do setor de turismo e de empresas na mesma faixa de tamanho. Portanto, um sinal concreto da atuação de destaque da empresa no mercado.

 

Próximos passos

A conquista do Selo Empresa B pelo Grupo Inspire não é a chegada a um ponto final, mas sim a escolha de um caminho definitivo a ser seguido. 

De agora em diante, além de manter-se firme no compromisso de geração de impactos socioambientais positivos, o Grupo Inspire tem como foco promover o desenvolvimento local, humanizar ainda mais suas operações e seguir as sugestões do Sistema B para melhorar a nota obtida.

Isso porque a certificação de Empresa B é válida por três anos, e a empresa precisa passar por uma nova certificação após esse período se quiser manter o selo, o que é exatamente o objetivo do Grupo Inspire.

Manter o selo e melhorar a nota são sinais de que a empresa está ampliando ainda mais os benefícios gerados para a sociedade e o planeta no futuro. É uma responsabilidade compartilhada com colaboradores, fornecedores e clientes, afinal todos temos o nosso papel na construção de um mundo melhor e mais sustentável.

 

Histórico de compromisso

É importante ressaltar que a conquista do Selo Empresa B em 2023 se soma ao Selo Amigo do Clima, emitido pela WayCarbon, maior consultoria estratégica focada em sustentabilidade e mudança climática na América Latina. 

Obtido em 2022 pelo Grupo Inspire, ele transformou a Machu Picchu Brasil na primeira operadora de viagem a compensar 100% das emissões de gases do efeito estufa.

Na prática, a empresa apoiou projetos em todo o Brasil voltados para ações de sustentabilidade, desde o uso de energia renovável e captura de metano em aterro até a substituição de combustíveis em frotas.

Com isso, foi possível neutralizar todo o carbono emitido pela operação no escritório no Brasil e pelos passageiros que viajaram com roteiros da Machu Picchu Brasil para o Peru em 2022.

 

Saiba mais sobre o selo Amigo do Clima conquistado pelo Grupo Inspire.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram