Quem vai ao Peru pode mergulhar na história Inca por meio dos sítios arqueológicos e museus, mas também por meio de uma celebração única: o Inti Raymi. O festival religioso que entrou para a história como uma das maiores celebrações dos Incas é revivido todos os anos nos arredores de Cusco

Continue a leitura para saber mais detalhes sobre o Inti Raymi e como você pode ter essa experiência de reviver o passado dos Incas.

A história do Inti Raymi

Inti Raimy, expressão do quéchua que significa Festa do Sol, é um festival religioso criado pelos Incas por volta de 1430 para celebrar Inti, o deus-sol. A data da celebração é o dia 24 de junho, que marca não só o solstício de inverno do hemisfério sul (ou seja, o dia em que o sol está mais afastado da terra) como também marca, na tradição Inca, o início do ano. 

Devido a toda essa simbologia, o Inti Raymi era um dos mais importantes festejos dos Incas. Nos tempos do império, ele durava nove dias, ao longo dos quais ocorriam louvores, danças e sacrifícios, além de contar com a presença do Imperador Inca no poder.

Todos os eventos ocorriam na praça Aucaypata, atual Plaza de Armas de Cusco, e os historiadores estimam que o público participante chegava a cerca de 100 mil pessoas. Naquela época, Cusco era a capital do Império Inca e durante o Inti Raymi, a cidade era visitada pela população inca dos 4 cantos do chamado Tahuantinsuyo (nome dado ao Império Inca, que cobria os países Equador, Colômbia, Argentina, Bolívia e Chile).

A tradição de séculos construída pelos Incas foi rompida durante a colonização espanhola, mais precisamente em 1572, por não estar alinhada com os preceitos católicos. Por isso, nos séculos que se seguiriam, a festa ocorreria somente de forma clandestina.

Foram necessários quatro séculos para que o Inti Raymi voltasse a ocupar o seu devido lugar. Em 1944, a festa foi reconstruída graças a informações presentes em uma crônica do escritor inca Garcilaso de la Vega. 

A partir de então, a celebração religiosa passou a ser encenada anualmente de forma pública, convertendo-se em uma das principais atrações turísticas da cidade.

Sempre no dia 24 de junho, a população local e pessoas do mundo todo se reúnem para assistir uma reconstituição desta importante festa do povo Inca. Em 2001, o Inti Raymi foi instituído Patrimônio Cultural da Nação, Ato Oficial e Cerimônia Ritual Principal de Identidade Nacional.

Apesar dos tempos modernos, a celebração do Inti Raymi segue tendo fundamental importância histórica para o Peru, representando para as novas gerações um evento que traz a tona a importância da identidade cultural.

 

Como é o Inti Raymi

O Inti Raymi que ocorre nos dias de hoje é uma grande performance teatral que envolve mais de 800 pessoas no elenco, devidamente caracterizadas com as vestimentas típicas dos Incas. 

A celebração é dividida em três atos. O primeiro ato apresenta uma oferenda ao deus-sol por meio de danças e cantos na esplanada do Qorikancha (também conhecido como Templo do Sol), que fica localizado na Avenida El Sol, que é a principal avenida da cidade de Cusco. 

Em seguida, no segundo ato, a encenação se dirige para a Praça de Armas, para reverências e agradecimentos, onde o Imperador Inca desfila entre os presentes.

Por fim, o terceiro ato, na esplanada de Sacsayhuamán, considerado o mais importante, consiste em orações na língua quéchua que demonstram respeito e admiração ao deus-sol. Neste momento também há a simulação de um sacrifício animal com uma lhama, momento no qual um xamã faz previsões para o ano que se inicia, conforme a tradição Inca.

Vale reforçar que durante a apresentação do Inti Raymi, não é feito nenhum sacrifício real, sendo tudo um grande teatro. 

Como assistir o Inti Raymi

Quem deseja ter a experiência de acompanhar o Inti Raymi de perto precisa se planejar. Além de ter disponibilidade para estar no Peru no dia 24 de junho, data da celebração, é preciso também ter ingresso para acessar a festa.

Ao garantir seu ingresso para o Inti Raymi, durante o terceiro ato, que é celebrado em Saqsayhuaman, ele te permite acesso a uma cadeira nas arquibancadas montadas para o evento. Portanto, você poderá assistir ao ato principal com mais conforto e comodidade.

A melhor forma de garantir o seu lugar é contar com a ajuda de uma agência de viagem especializada no Peru. A agência tem conhecimento sobre o melhor momento para reservar os ingressos antes que eles acabem e ainda vai te ajudar a montar um roteiro completo, que inclui não só a experiência única do Inti Raymi como também uma visita a outros pontos fundamentais da história Inca, como as ruínas de Machu Picchu.

Quer garantir um lugar no Inti Raymi? Entre em contato com a Machu Picchu Brasil para que nossa equipe te ajude a preparar essa viagem inesquecível!

 

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram