Quando a gente acha que já conhece de tudo no Peru e a sua antiga civilização Inca, novas histórias, lendas e mistérios sempre surgem para provar que esse país, de fato, é surpreendente e incomparável a qualquer outro destino conhecido. Duvida? Pois neste texto você vai descobrir algumas curiosidades sobre Machu Picchu que, provavelmente, não fazia ideia.

E se você planeja sua primeira aventura por lá ou mesmo se já tiver visitado alguma vez, prepare-se para se surpreender com sensações únicas e misteriosas por um dos lugares mais mágicos de todo o planeta.

Como bons especialistas na cultura andina, nós preparamos este post com algumas curiosidades sobre Machu Picchu bem fora do comum e que quase ninguém tem conhecimento. E aí? Vamos conferir?

Confira 6 curiosidades sobre Machu Picchu e a civilização Inca

curiosidades sobre machu picchu - lhama

Se você achava que Machu Picchu era apenas uma cidade perdida e sagrada no alto da montanha, então prepare-se e se surpreenda com algumas curiosidades incríveis e interessantíssimas sobre o monumento Inca mais importante do país. Veja a seguir!

1. Machu Picchu foi construída em formato de condor

Uma das principais curiosidades sobre Machu Picchu é que o formato de toda a cidadela Inca simula o voo de um condor, pássaro considerado sagrado por aquela antiga civilização e, até os dias de hoje, muito respeitado e admirado pelos indígenas locais.

Esse incrível detalhe não demonstra apenas a proeza arquitetônica e os conhecimentos de engenharia que os Incas detinham naquela época, mas também prova que Machu Picchu servia como uma cidade de cunho sagrado e religioso, onde se cultuava e se valorizava a ligação do homem com a mãe terra Pachamama.

2. Já houve uma trilha indígena que ligava o litoral de SP até o império Inca

curiosidades sobre machu picchu

É sério! Já imaginou sair de São Paulo e cruzar todo o continente a pé até chegar ao Peru? Pois é, meio impossível para os dias de hoje, mas diversos relatos e registros históricos apontam que havia uma rede imensa de trilhas indígenas, as chamadas Peabirus, que cortavam toda a América do Sul e eram utilizadas pelos índios antes da chegada dos europeus.

Uma das histórias mais famosas sobre as Peabirus foi a de um explorador e náufrago espanhol chamado Aleixo Garcia. Ele teria conseguido cruzar todo o caminho, partindo a pé de São Vicente, no litoral norte de São Paulo, e chegado até os andes, onde lutou e saqueou o império Inca.

Com isso, muitos historiadores dão a Aleixo Garcia o título de primeiro “descobridor” do Império Inca. No entanto, o que mais desperta a curiosidade é: será que, então, havia uma trilha direta entre São Paulo e Machu Picchu? Mistério!

3. Os espanhóis nunca descobriram Machu Picchu

curiosidades sobre machu picchu

Apesar da impressionante história anterior que provavelmente indica o primeiro contato de um europeu com o império Inca, não há registros ou relatos de que os invasores espanhóis tenham sequer chegado perto da cidadela de Machu Picchu.

E não se trata apenas de uma coincidência! Afinal, uma das curiosidades de Machu Picchu está ligada justamente à sua construção estratégica no alto da montanha e em meio à floresta, o que impossibilitava o campo de visão daqueles que chegavam por baixo e ainda dificultava o acesso de quem desconhecia a mata e a região.

Sendo assim, é certo que o local da construção de Machu Picchu foi planejado e pensado para proteger seus moradores de possíveis ataques.

4. Em Machu Picchu, há apenas uma construção arredondada

curiosidades sobre machu picchu - templo do sol

Quem já visitou as ruínas Incas, certamente, avistou uma construção diferente das demais no parque, principalmente por causa da forma arredondada em seus muros. Esse local é o Templo do Sol e representava o lugar mais sagrado de toda a cidadela, sendo o acesso permitido apenas aos líderes e xamãs antigos.

Dentro do espaço, há um enorme bloco em pedra que servia como altar e onde eram realizadas algumas cerimônias espirituais. Além disso, abaixo dessa mesma sala, há uma espécie de gruta, que certamente funcionava como uma tumba dos personagens mais importantes da época. Inclusive, acredita-se que o imperador e responsável pela construção da cidade, Pachacutec, teria sido enterrado ali.

Por fim, além da função religiosa e espiritual, o Templo do Sol em Machu Picchu era um espaço de estudos astrológicos, onde as três janelas principais da construção indicavam a chegada do solstício de inverno.

5. Machu Picchu era muito avançada para a época

curiosidades sobre machu picchu

Além das curiosidades sobre Machu Picchu que já citamos, alguns detalhes são fundamentais para entender como aquele império se tornou o mais avançado de todo o continente americano. Até hoje, muitas dúvidas pairam sobre a real capacidade humana dessa antiga civilização, como o transporte de pedras tão grandes em caminhos difíceis de serem percorridos em meio à mata densa e à altitude. Com isso, há quem acredite e defenda a participação de forças extraterrestres ou de poderes de deuses.

Além disso, outras curiosidades sobre Machu Picchu e os conhecimentos avançados dos Incas podem ser nitidamente observados nos detalhes e nas técnicas de construção, com pedras polidas e encaixadas perfeitamente umas sobre as outras, assim como os incríveis sistemas de irrigação e distribuição de água na cidadela.

6. Machu Picchu já teria sido “comprada”

Para finalizar nossa lista de curiosidades sobre Machu Picchu que ninguém conhece, trouxemos uma das histórias mais incomuns da cidade Inca: uma pessoa que alega ser dona do terreno! Pois é, uma curadora de um museu peruano, Roxana Abrill Nuñes, garante que seu bisavô Mariano Ignacio Ferro seria o verdadeiro “proprietário” daquela terra; inclusive haveria documentos comprovando a sua compra em 1910.

O fato é que existe realmente uma escritura indicando que um enorme lote de terra teria sido negociado na região, mas o governo peruano nega a autenticidade do mesmo. Já imaginou alguém ser dono de uma das 7 maravilhas do mundo?

Enfim, essas foram algumas curiosidades sobre Machu Picchu e a história de seus habitantes que certamente você desconhecia ainda. Sem dúvidas, há muitos outros mistérios a serem desvendados nessa imensa enciclopédia da vida real que é o Peru e só mesmo vivenciando uma experiência única por lá que é possível entender o que tudo isso representa. Então, que tal arrumar as malas?

Curtiu? Quer conhecer mais algumas curiosidades sobre Machu Picchu? Então, basta ler também nosso artigo no qual destacamos alguns outros mistérios de todo o Peru. Corre lá!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram