Sempre que alguém vai visitar Machu Picchu pela primeira vez, sempre dá aquela ansiedade de chegar logo, encontrar o tempo lindo para tirar as fotos perfeitas do alto da montanha e, claro, poder curtir ao máximo os atrativos de uma das sete principais maravilhas do mundo.

Não há dúvidas que a sua viagem será perfeita. Afinal, não tem como um lugar mágico e encantador como esse decepcionar ninguém. Só que sempre tem aqueles conselhos e dicas extras que podem deixar o roteiro ainda melhor e mais confortável, né? Por isso mesmo, a gente preparou este post, só para destacar alguns pontos importantes e infalíveis para você conseguir visitar Machu Picchu da melhor forma possível e sem surpresas.

E aí? Bora conferir?

Afinal, qual a melhor época para visitar Machu Picchu?

A alta temporada de Machu Picchu – e de boa parte dos destinos peruanos – é entre abril e outubro, quando se considera a estação de seca no país. Nesse período, as chuvas são bem mais escassas e a probabilidade de pegar aquele sol lindo e o céu azulzinho por cima das ruínas é bem mais fácil.

Além disso, a cidade de Cusco ganha mais cores, música e sabores, tendo em vista que o número de turistas aumenta consideravelmente, e ainda rolam alguns festivais superlegais em determinados meses, como é o caso da Festa do Sol, a chamada Inti Raymi, em junho. Linda e imperdível!

visitar Machu Picchu

E se sua viagem estiver programada para outra época?

Relaxa! O período chuvoso no Peru vai de setembro até março, o que não significa que as águas caem todos os dias ou que é inviável visitar Machu Picchu nessa época. Muito pelo contrário! É totalmente possível pegar dias tão lindos quanto qualquer outra época do ano e, até mesmo, ser surpreendido com paisagens sem iguais, como um arco íris, feixes de luz do sol entre as nuvens, vegetações florescendo, entre outros encantos inesperados que só o Peru é capaz de proporcionar.

Portanto, sem preocupações se a viagem já está fechada ou se você só pode visitar Machu Picchu nesses meses. Temos certeza que a cidade inca vai te encantar da mesma forma!

visitar Machu Picchu

E o que levar na mala para visitar Machu Picchu?

A hora de fazer a mala é sempre aquela dúvida eterna, né? Leva isso? Será que vai precisar disso? É muita coisa pra carregar? Enfim, a gente sabe que essa parte da organização é sempre uma preocupação de todo viajante, mas, ao mesmo tempo, é fundamental para evitar dores de cabeça durante o roteiro.

Pensando nisso, confira um pequeno checklist que montamos. Com não deixar ele, você não vai deixar nada de fora e também nem precisar levar coisas desnecessárias. Além disso, vale lembrar que há muitas formas diferentes para visitar Machu Picchu, logo, sua mala deverá ser de acordo com o nível de sua aventura, beleza? Anote aí!

Para quem vai a Machu Picchu de trem

O que não faltam são opções de pacotes para visitar Machu Picchu no conforto e agilidade de um dos trens que operam a região. E olha que não é exagero! As alternativas vão desde vagões mais simples até os mais requintados, com tudo o que tem direito!

Ou seja, visitar Machu Picchu de trem pode ser uma opção para aqueles que estão com o tempo mais apertado para visitar tudo, mas também pode ser uma escolha de luxo e requinte. Independentemente de qual tipo de vagão você escolher, esse caminho, naturalmente, oferece mais conforto e tranquilidade. Portanto, dá para economizar na bagagem e levar coisas mais básicas. Quer uns conselhos? Então, vamos lá!

  • sempre reserve um espacinho na mala para um bom casaco, afinal, as noites em Cusco não costumam perdoar no frio e no vento;

  • o mesmo vale para acessórios de inverno, como toucas, luvas, cachecol (você pode comprar peças novas nas feirinhas de artesanato locais);

  • se possível, tenha sempre uma mochilinha para os passeios, para levar água, umas frutas e seus pertences (coisa básica);

  • roupas leves para os passeios (durante os dias de sol, as temperaturas costumam ser bem agradáveis, mas sempre se anda muito);

  • um bom tênis confortável;

  • nécessaire pessoal (além dos itens de higiene, não se esqueça de um protetor solar e outro labial, ok?);

  • kit básico de medicamentos (o tal do soroche, ou popularmente conhecido como “mal de altitude”, pode causar enjoos, náuseas e um mal-estar nos primeiros dias. Sempre vai ter alguém oferecendo um chazinho de coca que é a melhor coisa para isso, mas nunca é demais ter uns medicamentos de reserva).

visitar Machu Picchu

Para quem vai a Machu Picchu de trilha

Outra forma de visitar Machu Picchu, só que com uma pitada a mais de adrenalina, é por meio das famosas trilhas incas. São algumas opções de caminhos que levam até o paraíso sagrado das antigas civilizações andinas, cada qual com distâncias, atrativos e níveis de dificuldades diferentes.

No entanto, nesses casos, é recomendado incluir alguns itens extras na hora de arrumar a sua mala de viagem. Veja os primordiais!

  • um casaco bom e, de preferência, corta-vento;

  • calçados bem confortáveis, fechados e, se possível, impermeáveis. Prefira sempre botas de trekking;

  • se tiver, não custa nada incluir uma capa de chuva;

  • saco de dormir compacto, caso o pacote contratado não forneça;

  • o mesmo vale para barracas; 

  • uma boa mochila, suficiente para carregar o necessário;

  • kit básico de primeiros socorros e medicamentos (apesar de o guia ter sempre um bom aparato nos roteiros);

  • frutas, barras de cerais, biscoitos e água são sempre bem-vindos para repor as energias no caminho;

  • protetor solar para o corpo, rosto e lábios e um bom repelente contra insetos.

visitar Machu Picchu

Em resumo, essas são as dicas básicas de quando visitar Machu Picchu e, principalmente, o que levar na mala, dependendo do nível de aventura de seu passeio. Como dissemos, independentemente da época escolhida ou o tipo de roteiro fechado, toda viagem ao lugar mais mágico do Peru sempre reserva surpresas e encantos indescritíveis. Portanto, aproveite e vivencie as melhores experiências desse destino cheio de energias!

Curtiu? Quer conhecer agora algumas dicas imperdíveis de roteiros bem diferentes para visitar Machu Picchu? Então, confira nosso próximo post e veja 6 tipos de excursões até a cidade sagrada dos incas. Boa viagem!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram