É um pouco difícil dizer qual a melhor época para viajar para o Peru, pois tudo vai depender dos seus interesses e, principalmente, de quais cidades pretende visitar.

Sendo assim, logo de cara, podemos garantir que o turismo peruano é movimentado o ano inteiro e cada estação tem lá os seus encantos e atrativos.

Porém, para ajudar você a se planejar um pouco melhor e chegar na terra dos Incas mais preparado, a gente resolveu escrever este post completinho, com algumas dicas imperdíveis, mostrando as principais diferenças de cada época do ano no Peru. Bora conferir?

Em primeiro lugar, para qual região você vai no Peru?

De norte a sul, o país é repleto de destinos fantásticos e quando se trata de escolher a melhor época para viajar para o Peru, é bom saber diferenciar as três principais zonas de clima de lá: a costa, a Amazônia e os andes. Todas elas apresentam caraterísticas e paisagens bem diferentes e, com certeza, o clima é um grande influenciador.

Mas vamos lá! No geral, as estações em todo o país, basicamente, são divididas entre o período de seca (abril até outubro) e de chuvas (novembro até março). Mas isso tem um impacto diferente, dependendo de qual zona você vai visitar.

Por exemplo, se a ideia é explorar as praias do Pacífico, como a região de Trujillo, o verão, apesar de ser considerado época de chuva, não costuma ser carregado de nuvens e as temperaturas podem chegar em torno dos 30ºC. Já do lado da Amazônia peruana e dos Andes, o mais indicado é optar pelo período de seca, ou seja, o inverno.

Mas vale ressaltar que Machu Picchu e o Vale Sagrado, por exemplo, recebem turistas durante o ano inteiro e, inclusive, isso pode render experiências e momentos únicos, mesmo em períodos de maior possibilidade de chuva.

Peru

Qual a melhor época para viajar para o Peru por estação?

Inverno

Certamente, durante o inverno, as temperaturas são mais baixas, porém, ao mesmo tempo, o clima costuma ser mais seco e com sol. Os meses de junho, julho e agosto são considerados o auge da estação e recebem milhares de turistas todos os dias, especialmente nas regiões de Cusco e Machu Picchu, além de Puno e o Lago Titicaca, que também são rotas bem frequentadas nesse período.

É nesse momento, mais especificamente no dia 24 de junho, que se realiza a tradicional Festa do Sol (Inti Raymi) em Cusco e a cidade bomba com inúmeras apresentações e cerimônias, sempre regadas a muita música, dança e comida típica.

Além disso, o inverno é considerado a melhor época para conhecer Machu Picchu e o Vale Sagrado, já que o tempo é quase sempre aberto, proporcionando aquele visual perfeito das ruínas e seus planos de fundo limpinhos, sem uma nuvem.

Inverno

Verão

Essa época pode não ser a mais propícia para visitar o Altiplano, tendo em vista as previsões de chuvas mais constantes. Por esse motivo, o parque de Machu Picchu, as trilhas e os próprios passeios pelo Vale Sagrado dos Incas costumam ter menos procura. Porém, isso não impede de o roteiro ser igualmente incrível! Aliás, pode até render surpresas e paisagens que, dificilmente, seriam possíveis na alta temporada.

Já pensou, por exemplo, ser contemplado com um belíssimo arco-íris em plena Machu Picchu? Ou que tal se encantar com a vegetação florescendo na trilha Salkantay após as chuvas? Enfim, como dissemos, é difícil dizer a melhor época para viajar para o Peru, já que se trata de um destino mágico e repleto de encantos, independentemente do período escolhido.

Por fim, lembrando da costa peruana, o verão pode ser uma boa escolha para visitar a região norte do país, onde praias e florestas se encontram, proporcionando paisagens magníficas e histórias cheias de magias e tradições. Vale a pena estender a trip até lá!

Machu Picchu

Outono e inverno

Esses períodos também são considerados a melhor época para viajar para o Peru, pois também contemplam os períodos mais secos. Praticamente, em todo o país, essas estações são recomendadas aos viajantes, mais especialmente àqueles que pretendem explorar os andes, como Machu Picchu, Cusco, Vale Sagrado, a montanha colorida de Vinicunca, assim como àqueles que desejam estender a trip até Puno e o Lago Titicaca, por exemplo.

Esses dias, geralmente, são contemplados com tempos ensolarados e temperaturas bem agradáveis, ideais para todo tipo de passeio.

Outono

Enfim, se você já comprou a sua passagem ou se só tem uma data certa para fechar seu roteiro no país, não se preocupe, achando que a viagem será não será legal. Vale lembrar que o clima e o tempo no Peru nunca são estáticos e o território se encontra em uma zona complexa de fenômenos como El Niño e El Niña, que confundem até mesmo os meteorologistas. Por isso, reforçamos a ideia de que é difícil definir a melhor época para viajar para o Peru, pois tudo é muito variável, além de o país contar com uma variedade tão imensa de riquezas e atrativos que mantêm o encanto faça sol ou chuva.

Por isso, se não tiver como escolher, não deixe que isso mude os seus planos de conhecer um dos destinos mais fantásticos do mundo e tenha certeza que seu roteiro será inesquecível, independentemente da previsão. Portanto, arrume as malas, prepare a máquina fotográfica e prove que a melhor época para viajar para o Peru é agora!

Curtiu? Agora que você sabe a melhor época para viajar para o Peru, que tal começar a planejar a aventura? Sendo assim, baixe gratuitamente nosso guia completo de ecoturismo em Machu Picchu e saiba tudo sobre as principais trilhas até as ruínas.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram