Quando se pensa em um pacote de viagem para o Peru, automaticamente as pessoas associam a Machu Picchu e ao Vale Sagrado.

Porém, as atrações do país vão muito (e muito mesmo) além disso. O povo milenar daquela região nos deixou uma infinidade de construções, monumentos, vestígios, lendas e tradições que, hoje, surpreendem viajantes e curiosos do mundo inteiro que se aventuram por todos os cantos desses andes.

Prova disso é a fantástica e espetacular Rota Moche de Chiclayo a Trujillo, ao norte do país. Se ainda não conhece essa parte do Peru, prepare-se para se encantar com a riqueza de detalhes e curiosidades de uma das culturas mais fascinantes da América do Sul. Preparada? Então, continue a leitura e anote as dicas para a sua próxima trip.

Um pacote de viagem para o Peru perfeito para quem quer explorar outros cantos do país

A Rota Moche é um pacote de viagem para o Peru que permite que o viajante explore uma região ainda fora dos holofotes do turismo de massa peruano, comparado a Machu Picchu. Porém, não é por falta de atrativos! Muito pelo contrário, a região Norte do país é, igualmente, incrível e com atividades inesquecíveis para quem é apaixonado pela história desse povo.

Para se ter uma ideia melhor de como são esses lugares, preparamos uma sugestão de roteiro de, pelo menos, sete dias para o seu próximo pacote de viagem para o Peru. Bora conferir?

Dia 1 (Chegada na cidade de Chiclayo)

Aproveite o primeiro dia de seu pacote de viagem para o Peru para conhecer o hotel, bater perna pelas simpáticas ruas do centro de Chiclayo, visitar lojas, bares, restaurantes e se acostumar com a vibe do lugar.

Pacote de viagem para o peru

Dia 2 (City Tour Chiclayo + Mercado das Bruxas)

Por meio de um city tour, você poderá explorar com mais calma e mais detalhadamente as riquezas do seu centro urbano. Por lá, não deixe de visitar o Passeio das Musas, local agradabilíssimo e com esculturas de estilo grego-clássico, onde se misturam locais e turistas de todo canto do mundo. Depois, inclua o Parque Principal e o Museu do Palácio Municipal no passeio, admire toda a sua arquitetura e desfrute das exposições de suas salas.

Para fechar o city tour de Chiclayo, o Mercado das Bruxas é simplesmente imperdível e retrata, da melhor forma, toda a cultura andina. Separe alguns soles na carteira, pois é impossível sair de lá sem um tempero, artesanato, plantas medicinais e medicamentos naturais.

Pacote de viagem para o peru

Dia 3 (Sipán + Tucume + Museu Tumbas Reales de Sipán)

Se já achou incríveis os primeiros dias de seu pacote de viagem para o Peru, espere chegar no terceiro dia. Depois de tomar o café, parta para Huaca Rajada, que fica a 30 Km de Chiclayo. Ali se concentra toda a energia e mistificação da cultura moche, que habitou a região entre o século I e VII.

Essa huaca (espécie de pirâmide) era um cemitério de seu povo e, por isso, ainda é possível ver 16 túmulos hoje. Foi ali também que arqueólogos descobriram a tumba do Senhor de Sipán, um dos líderes moche mais poderosos do Norte peruano e uma das descobertas mais importantes para a história do país. Por um passeio pelo Museu Tumbas Reales de Sipán (inaugurado em 2002), é possível ver todas as ossadas e objetos de prata e ouro encontrados em sua tumba, além de conhecer, com detalhes, sua incrível história.

Para finalizar, o passeio pode (e deve) se estender até as Pirâmides de Túcume (que teve a tumba de seu senhor descoberta em 2008), importante monumento da cultura Lambayeque, que ainda é motivo de muitas pesquisas e escavações.

Pacote de viagem para o peru

Dia 4 (chegada a Trujillo)

Aproveite também para bater perna pelo centro histórico, se deliciar com seus restaurantes, trocar dinheiro, se precisar, e visitar as variadas lojas de sua praça principal.

Dia 5 (Tour Cidade, Cultura e Praia)

Reserve esse dia para admirar a beleza das mansões coloniais e os gigantescos portais da cidade, assim como suas igrejas e sua Plaza de Armas. Ainda pelo centro, não deixe de visitar o Museu de Arqueologia da Universidade Nacional de Trujillo. Ali, muito além de salas de estudos, há também exposições riquíssimas sobre todas as culturas que habitaram a região, há mais de 12 mil anos até a chegada dos espanhóis.

Depois dali, seu pacote de viagem para o Peru não pode deixar de contemplar Huanchaco, a parte mais famosa do litoral da região de Trujillo. Uma oportunidade única de vivenciar a vida calma e simples de seus pescadores locais que, até hoje, ainda utilizam os tradicionais “caballitos de totora”, uma pequena embarcação feita de uma planta aquática. A mesma usada para construir as ilhas flutuantes do Lago Titicaca.

Além disso, os caballitos de totora são considerados a primeira forma de surf do mundo. E você aí achando que o Stand-up Paddle é coisa recente, né?

Mas o dia ainda não acaba por aí! Outra surpresa que seu pacote de viagem para o Peru pode oferecer é uma visita até Chan Chan: a maior cidade de barro do mundo. Ela foi sede do império Chimú e estima-se uma população de pelo menos 100 mil habitantes até o ano de 1470.

Hoje, a região representa metade daquilo que já foi em relação ao seu tamanho original. Afinal, são construções de adobe e bem próximas ao Pacifico, e suas correntes de vento acabam se tornando um grande desafio para a preservação. No entanto, esse desgaste natural não foi capaz de esconder ou sumir para sempre com as figuras geométricas, em alto relevo, de suas paredes.

Além disso, ainda é possível visitar a Huaca del Dragon (ou arco-íris), também nas redondezas de Chan Chan, que ainda hoje provoca dúvidas sobre sua origem. Seria ela oriunda da cultura Chimú ou ainda mais antiga, da cultura Moche? Para fazer jus ao nome, a construção é repleta de figuras de dragões e arco-íris pelas paredes, o que reforça a mistificação e as lendas da região.

Pacote de viagem para o peru

Dia 6 (Huaca do Sol e Huaca da Lua)

As principais estrelas do espetáculo. Localizadas no Vale de Moche, essas duas huacas são as mais antigas da cultura moche e estima-se que, ali, dez mil pessoas habitaram entre o século I e VII. Esses templos também foram construídos de adobe e contam com murais incríveis de desenhos em alto relevo de figuras geométricas e antropomorfas.

A Huaca Del Sol tem 40 metros de altura e funcionava como uma espécie de centro político-administrativo da cultura moche. Já a Huaca De La Luna tem a metade do tamanho e servia como centro de cerimônias.

Seu pacote de viagem para o Peru também não pode deixar de fora o Museu Huacas de Moche, onde é possível ver e conhecer milhares de artefatos descobertos nas escavações e que desmistificam boa parte da história de seus povos antigos.

Dia 7 (Complexo Arqueológico El Brujo)

Outra região imperdível nas redondezas é o Vale do Chicama. Ali, há um extraordinário sitio arqueológico da cultura moche, considerado um dos mais importantes do país e marcado pelas antigas peregrinações desse povo. Os principais atrativos são as pirâmides Cao Viejo, Huaca Cortada e Huaca Pietra.

Em 2005, foi encontrada a múmia de uma mulher jovem em uma tumba na pirâmide Cao Viejo, além de muitos objetos de ouro, armas e joias, o que indica sua importante posição na nobreza. Por isso, ela foi chamada de Senhora de Cao e acredita-se que tinha papel fundamental na política e nas cerimônias espirituais moche. O mais interessante de tudo é que foi possível identificar tatuagens de serpentes, aranhas e formas geométricas em seu corpo. Impressionante, não é mesmo?

Qual a melhor forma de montar um pacote de viagem para o Peru fora dos roteiros tradicionais?

Para fazer uma viagem pelo Norte do Peru é preciso de conhecimento e experiência, portanto não é qualquer agência capaz de organizá-la. Por esse motivo, busque uma empresa de referência e especializada no turismo peruano para desfrutar dessa riqueza infinita com tranquilidade e comodidade.

Enfim, essa sugestão de pacote de viagem para o Peru pode ser perfeita para quem já fez Machu Picchu e quer explorar outros lugares alternativos. Porém, nada impede também de ser um tour mais completo, que comece pelo Norte com a cultura Moche e termine pelo Sul com a cultura Inca, visitando o Vale Sagrado Inca e explorando as belezas naturais do país. Já imaginou uma volta pelo país todo, por exemplo?

Depois dessas dicas, que tal montar seu pacote para o Peru com quem é expert no assunto? Entre em contato com nossos especialistas e viva essa experiência por todos os cantos desse país surpreendente!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram