O Norte do Peru é tão instigante como todas as outras regiões do país andino. Afinal,a riqueza cultural e natural é uma marca desse país que foi berço de tantas civilizações marcantes.

Conheça a seguir quatro cidades do Norte do Peru com atrativos arqueológicos, históricos e naturais para você incluir no seu roteiro de viagem para o país e garantir uma experiência inspiradora!

Chiclayo: berço da civilização Moche

Muito antes dos Incas deixarem sua marca na história da humanidade, a civilização Moche povoou o território onde se encontra a cidade de Chiclayo. Estes exímios ceramistas do Peru Antigo viveram de 100 a.C. a 800 d.C., mas muito da sua história pode ser conhecida nos dias de hoje. Confira os principais atrativos:

 

Tumbas Reais de Sipan


É uma das maiores descobertas arqueológicas do Peru devido ao excelente estado de conservação. Consiste nos restos mortais de um grande líder Moche com status comparado ao de Tutankamon.

Museus Tumbas Reais de Sipan


O museu reúne todos os itens encontrados na tumba do Senhor de Sipán, como indumentária, cerâmica, oferendas e acessórios de ouro, prata e turquesa.

Museu Sitio Huaja Rajada


Conta com quatro salas dedicadas às culturas Moche e Chimú, características do Norte do Peru, além da tumba do Senhor de Sipán e outras 16 tumbas.

Playa Pimentel


Ótima opção para quem gosta de paisagens naturais e também de aventura, já que é possível curtir o mar com os tradicionais “caballitos de totora”, considerados a origem do surfe. Eles têm o formato de uma canoa pequena construída com uma planta aquática que pode chegar a 3 metros de comprimento.

Centro Histórico de Chiclayo


Arquitetura e história se encontram nesta parte central da cidade, com suas construções espanholas do século XVI.

Trujillo: templos imponentes no Norte do Peru

Trujillo compartilha com Chiclayo a origem territorial das civilizações pré-Incas Moche e Chimú. Não por acaso, a cidade também abriga grandes descobertas arqueológicas. Saiba o que incluir no roteiro de Trujillo, que hoje é a cidade mais populosa do Norte do Peru:

Centro Histórico de Trujillo


Coração da cidade com espaços históricos como a Plaza de Armas, o Palácio de Iturregui e a Catedral de Trujillo.

Sítio Arqueológico de Chan Chan


“Sol Sol” no idioma nativo, Chan Chan é a maior cidade de barro das Américas. As construções que resistiram aos séculos são uma amostra de como era a vida da civilização Chimú.

Templo do Dragão


Templo erguido pela civilização Chimú com estrutura em adobe, formato de pirâmide e murais impressionantes que retratam diversas figuras, como um arco-íris e dragões.

Templo do Sol e da Lua de Trujillo


Respectivamente o centro administrativo e o centro cerimonial do povo Moche, estes dois templos têm estruturas impressionantes, com vários metros de altura e extensão. Também encantam pelo trabalho artístico nas paredes, como os famosos murais do Templo da Lua.

Museu Huaca Moche


Neste museu estão reunidos os objetos arqueológicos encontrados na escavação do Templo da Lua, incluindo adornos para cerimônias e objetos de uso cotidiano.

Complexo El Brujo


Este complexo arqueológico do Norte do Peru datado de 200 d.C. reúne diversos templos (huacas no idioma nativo) construídos por diversas culturas que habitaram a região, principalmente a Moche. Dentre os templos estão Huaca Cao, Huaca Cortada, Huaca Pietra e Pozo Cerimonial.

É possível visitar também o Museu Cao e a loja de souvenirs Tenda Cao, além de curtir o trajeto até o local, o chamado Camiño a Magdalena del Cao, que leva o nomedo povoado onde fica o complexo.

La señora del Cao – Dama tatuada


Esta é a múmia de uma mulher da cultura Moche descoberta na Huaca Cao Viejo. Tem tatuagens nos braços e pernas e foi encontrada ao lado de cerca de 100 objetos de ouro, prata e cobre, além de armas de guerra.

Praia de Huanchaco


Outra praia para se aventurar nos incríveis “caballitos de totora” e experimentar essa forma original do surfe.

Cajamarca: rastros Incas e da conquista espanhola

Esta outra cidade imperdível em um roteiro pelo Norte do Peru une muitos vestígios da cultura Inca e também da conquista espanhola. Afinal, foi em Cajamarca, por volta de 1533, que os colonizadores europeus conseguiram derrotar o império nativo, com a morte do Imperador Inca Atahualpa. Descubra o que conhecer por lá:

Centro Histórico

O palco em si da queda do Império Inca, o centro histórico de Cajamarca testemunhou a execução de Atahualpa na Plaza de Armas da cidade. Inclui ainda igrejas em estilo colonial, como a Catedral de Santa Catarina, Igreja Belén, Igreja Recoleta e Igreja San Francisco.

Cuarto del Resgate


O “Quarto do Resgate” é uma pequena construção de pedra onde Atahualpa ficou detido em seus últimos dias de vida, quando foi capturado e posteriormente morto pelos colonizadores espanhóis.

Ventanillas de Otuzco


As “Janelas de Otuzco” são uma necrópole que acredita-se ter pertencido à cultura Cajamarca, que habitou o Norte do Peru entre 300 a 800 d.C. São câmaras mortuárias que podem chegar a ter até 10 metros de profundidade.

Baños Incas


Estes banhos termais foram construídos por ordem de Atahualpa, para que fossem um local de descanso e relaxamento. Eles funcionam até hoje, sendo possível tirar proveito das propriedades de saúde e bem-estar das águas geotermais ricas em minerais.

Chachapoya: natureza na Amazônia peruana

Chachapoya completa o tour pelo Norte do Peru com muitos presentes da natureza. A cidade, localizada na região da Amazônia peruana, é rica em fauna, flora e cenários de encher os olhos. Veja os destaques:

Sítio arqueológico Kuelap


Este sítio arqueológico tem construções erguidas pela cultura Chachapoya, uma civilização pré-Inca. É possível ter uma visão de como os nativos se organizavam, com um conjunto habitacional, muralha, uma plataforma de cerca de 600 metros e construções administrativas e religiosas.

Cachoeira Gocta


Localizada na comunidade de Cochabimba e San Pablo, tem inacreditáveis 771 metros de altura e duas quedas principais.

Você pode conhecer todos esses destinos imperdíveis do Norte do Peru com a única agência brasileira 100% especializada em Peru. Entre em contato agora com a Machu Picchu Brasil e planeje sua viagem com a ajuda da nossa equipe.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram