O Peru se tornou assunto no noticiário internacional nas últimas semanas por conta da crise política que afeta o país. Protestos tomaram conta das ruas de algumas cidades peruanas, gerando impactos na população local e em turistas que planejavam visitar o país.

Continue a leitura para entender o que está acontecendo, como fica o turismo em meio à crise política no Peru e como se preparar para visitar o país no futuro.

A origem da crise política no Peru

A crise política no Peru teve início depois que o presidente Pedro Castillo tentou dissolver o Congresso, em 7 de dezembro. Enfrentando processos de impeachment e sem ter o apoio dos parlamentares, do poder Judiciário e do exército, ele foi derrubado do cargo e condenado a 18 meses de prisão pela tentativa de golpe. Quem assumiu o cargo de presidente foi a vice de Castillo, Dina Boluarte.

Diante dos acontecimentos, parte da população foi às ruas, principalmente em cidades do sul do Peru. Os manifestantes têm diferentes demandas, como a soltura de Castillo, a renúncia de Boluarte, o fechamento do Congresso e a elaboração de uma nova Constituição.

Os protestos desde então têm sido marcados por violência e já causaram a morte de dezenas de pessoas. Também houve impactos na vida da população local e também de turistas, devido ao bloqueio de estradas, incêndio de prédios e invasão de aeroportos.

Como a crise política afeta o turismo no Peru

No momento da redação deste texto, estão suspensas as visitas a Machu Picchu, principal destino turístico do Peru. A decisão foi tomada pelo Ministério da Cultura no dia 21 de janeiro em função da crise política no país e vale por tempo indeterminado. Quem tem ingressos comprados para visitar a cidade Inca terá direito ao reembolso.

Além disso, o acesso no momento está comprometido em cidades como Puno e Arequipa, no sul do Peru, região mais afetada pelos protestos. Lima chegou a ser afetada por protestos no dia 19 de janeiro, quando pessoas de diferentes partes do país viajaram até a capital para participar de atos políticos.

A atuação da Machu Picchu Brasil durante a crise

Clientes da Machu Picchu Brasil que já se encontravam no Peru quando os protestos começaram tiveram assistência completa da nossa equipe para garantir sua segurança. Todos os dias, ao fim da noite, a equipe oferecia atualizações sobre a possibilidade ou não de realização de passeios no dia seguinte. Quem não conseguiu realizar os passeios contratados será reembolsado.

Clientes que ainda estão com viagem marcada para o Peru até o dia 15 de Fevereiro de 2023 estão sendo contatados pela equipe de Sucesso do Cliente da Machu Picchu Brasil para remarcar sua viagem até 31 de dezembro de 2023, sem ter que pagar a multa contratual de 20%.

Será preciso pagar apenas a diferença tarifária da passagem aérea, tendo em vista que essa é uma política das empresas de aviação referente aos embarques mais a futuro, não sendo possível interferência da agência sobre essa regra. Havendo flexibilização das políticas das companhias (que estão acontecendo de forma gradativa tomando como base a data de embarque), essas políticas serão seguidas devidamente.

Importante frisar que a Machu Picchu Brasil vem acompanhando os protestos desde o seu início e atua com os passageiros propondo as soluções viáveis no momento, mediante a situação do país (como condições dos aeroportos e dos acessos à Machu Picchu).

Quando vai ser possível viajar ao Peru sem protestos?

Não há uma resposta para o fim da crise política no Peru, mas as autoridades afirmam que estão trabalhando para controlá-la. É importante acompanhar o noticiário para entender os rumos que a crise tomará a partir de agora, pois isso ajuda você a se planejar e identificar qual será o melhor momento para voltar a visitar este país de cultura tão rica e atrações turísticas únicas, incluindo uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno (Machu Picchu).

Ao se planejar, busque o apoio de agências especializadas no Peru, como a Machu Picchu Brasil. Como a agência tem equipes no Brasil, para se comunicar com você, e no Peru, para entender de perto a situação no país, há toda a segurança de agendar sua viagem em um momento seguro, que te permitirá desfrutar de tudo o que o Peru tem de bom para oferecer.

O sonho de conhecer Machu Picchu e visitar esse país que é uma das joias da América do Sul não precisa ser deixado de lado! O Peru é um país de cultura milenar, culinária mundialmente reconhecida e atrativos que causam o desejo em todos os apaixonados por viagens que enxergam no Peru um destino dos sonhos!

Então, a expectativa e desejo é que a situação no Peru se normalize o mais breve possível e que as viagens possam voltar a acontecer de forma tranquila e prazerosa.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba o melhor momento para visitar o Peru.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram