Viajar para o Peru é muito mais do que visitar atrações e conhecer uma cultura nova! O país respira magia, história, paisagens exuberantes, crenças e conhecimentos milenares que, sem dúvidas, colocam o destino em um outro patamar de turismo!

Não é à toa também que se trata de um dos lugares mais visitados ou, pelo menos, requisitado do mundo inteiro.

Para provar que o país não se resume apenas aos sítios arqueológicos de Machu Picchu, resolvemos preparar este post com 10 curiosidades interessantíssimas do Peru e suas tradições. E aí? Preparada para se surpreender e conhecer um pouquinho mais desse lugar mágico e repleto de encantos? Então, vamos começar!

10 curiosidades incríveis para quem pretende viajar para o Peru

1- Rio de la plata

Provavelmente, você deve estar se perguntando o que o Rio de la Plata, famoso afluente que divide o Uruguai e Argentina, tem a ver com o Peru! Acontece que, muito antes dos irmãos Pizarro “descobrirem” o país, muitos navegadores portugueses e espanhóis, baseados em relatos indígenas que diziam que no norte do continente havia um povo muito rico e poderoso, regado de muita prata e muito ouro (os Incas), tentaram encontrar esse território por meio do Rio da Prata (por isso, esse nome até hoje).

viajar para o Peru

2- O espanhol não é o único idioma falado no Peru

Outra curiosidade do Peru é que o espanhol, apesar de ser o principal, não é o único idioma falado no país. Dialetos como o Quéchua e o Aymara são ainda utilizados em muitas aldeias e povoados. Inclusive, em determinadas cerimônias, como a festa do Señor de Quyllur Riti, algumas missas são realizadas nesses idiomas originais.

viajar para o Peru

3- O mundo só conheceu Machu Picchu em 1911

Sem dúvidas, Machu Picchu é o destino mais buscado para quem vai viajar para o Peru e não é à toa! A cidade milenar, cravada no topo da montanha, com construções extremamente planejadas e sistemas de agricultura, logística e astronomia altamente evoluídos para a época, se tornou o cartão postal do país e é considerado uma das sete maravilhas do mundo!

No entanto, uma curiosidade intrigante é que Machu Picchu só foi “descoberta” por Hiram Bingham, um antropólogo americano em 1911, que realizou uma missão de estudos e pesquisas na região, chegando até a antiga cidade sagrada dos Incas.

viajar para o Peru

4. Lhamas e porquinhos da índia também são pratos peruanos

Outra curiosidade para quem vai viajar para o Peru é que a gastronomia peruana, apesar de requintada e reconhecida como uma das melhores do mundo, também esconde alguns segredos e, digamos… surpresas diferentes!

Isso porque a lhama, aquele bichinho simpático e sorridente, também é uma iguaria da culinária andina, sem falar no Cuy, ou porquinho da Índia para os mais íntimos, que é servido completo, com as patinhas e tudo. Apesar da imagem ser pouco convencional, o sabor é único e a experiência também. E aí, encara ou vai preferir o ceviche mesmo?

viajar para o Peru

5- A maior cidade de barro do mundo fica no Peru

Se você vai viajar para o Peru e quer desbravar um lado ainda pouco explorado pelos turistas, mas com uma riqueza cultural igualmente impressionante, a boa é tentar dar um pulo pelo Norte do país, mais especificamente, nas regiões de Trujillo e Chiclayo.

Entre todos os atrativos dessa região está a antiga cidade de Chan Chan, sede da antiga civilização Mochica, que habitou o local nos primeiros séculos da pré-história peruana. Suas construções são todas em barro e, apesar da influência do tempo, cerca de 14 Km² resistiram e boa parte pode ser visitada hoje.

viajar para o Peru

6- Pirâmides e múmias no Peru

Quem visita alguns sítios arqueológicos do Norte do Peru, a princípio, pode acreditar que está no Egito! Porém, as gigantescas pirâmides, chamadas de Huacas, mostram que o Peru também ostentava esses tipos de construções, e o melhor, em algumas delas, algumas múmias misteriosas e peças milenares já foram encontradas em suas escavações.

É o caso da Señora de Cao (a fascinante múmia tatuada), o poderoso Señor de Sipán, as fabulosas Huacas del Sol e de la Luna e o complexo arqueológico El Brujo, todos em Trujillo e Chiclayo, que provam que os mistérios do Peru vão muito além de Machu Picchu e dos Incas.

viajar para o Peru

7- Xamãs

Sabia que o país também é o segundo maior em quantidade de rituais xamânicos no mundo, perdendo apenas para a Índia? Pois é, viajar para o Peru pode lhe render muito conhecimento e espiritualidade, se quiser. Afinal, muitos turistas aproveitam a trip para pedir as “bençãos” a esses religiosos e conhecerem um pouco de seus rituais.

Por exemplo, há roteiros para casais realizarem um verdadeiro casamento andino, com direito a todas as tradições e, claro, com a participação de um xamã local. Já imaginou?

viajar para o Peru

8- Uros e as suas ilhas flutuantes

O Lago Titicaca por si só já merecia uma lista de curiosidades! Porém, destacamos as fantásticas ilhas flutuantes, feitas de totora (uma espécie de planta aquática) e que sustenta casas e famílias em plenas águas geladas do maior lago navegável do mundo.

Essa população se chama Uros e sua história vem dos tempos dos Incas. Inclusive, se diz que ambos os povos eram inimigos e, por esse motivo, tiveram que construir as tais ilhas para se distanciarem. Impressionante, né?

viajar para o Peru

9- Machu Picchu a pé

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre a tradicional e disputada trilha inca que, em quatro dias, leva o viajante até a entrada do parque de Machu Picchu. De fato, esse caminho é bem conhecido e comentado, porém precisa ser planejado com certa antecedência, já que há limites diários de acesso.

O que pouco gente conhece, é que ao viajar para o Peru, os visitantes têm muitas outras rotas alternativas à disposição, tão fascinantes e desafiadoras quanto o caminho original. É o caso da trilha Salkantay, que passa por imensos nevados, lagos cristalinos e áreas rochosas, assim como a rota espetacular do Vale de Lares, uma alternativa sofisticada e confortável, com direito a hospedagens em elegantes logdes. E aí? Qual caminhada você prefere?

10- Soy más peruano que la papa

“Sou mais peruano que a batata”. Essa expressão é famosa entre os peruanos e representa muito bem a relação desse tubérculo com a cultura e a gastronomia local. Ao viajar para o Peru, não se espante em ver em feiras, mercados, restaurantes e até no café da manhã uma variedade incalculável de batatas que, certamente, você nunca imaginou na vida.

Esse ingrediente está por todo o lugar e, acredite, existem pelo menos três mil tipos diferentes da raiz. O mesmo vale para o milho, também incrivelmente colorido e com opções variadas, presente em pratos e bebidas típicas de todo o país!

viajar para o Peru

Enfim, essas são apenas dez curiosidades para quem vai viajar para o Peru e, certamente, se encantar com a riqueza e a cultura desse país fascinante. Há uma infinidade de outros mistérios, histórias e lendas que contemplam um dos destinos mais incríveis do continente e, com certeza, só é possível conhecê-los a fundo embarcando numa viagem pra lá!

E aí? Deu vontade de viajar para o Peru e desbravar algumas dessas curiosidades desconhecidas? Antes disso, que tal conhecer uma das regiões mais impressionantes e pouco divulgada do país? Então, confira também nosso post sobre os encantos do Norte peruano e se surpreenda!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram