Você sabia que setembro, mais especificamente o dia 27, é comemorado o dia mundial do turismo? Pois bem!

Em diversos destinos do mundo, a data é comemorada entre aqueles que não perdem uma oportunidade de colocar a mochila nas costas e de cair na estrada. Sabendo disso, algumas prefeituras de cidades peruanas começaram a embarcar nessa ideia e a promoverem certas apresentações e eventos nessa época, a fim de atraírem mais gente no período. O turismo em Cusco, por exemplo, que é realizado durante o ano inteiro, começa a ganhar mais um destaque em setembro também, já que, por alguns anos, o governo local demonstrou interesse no dia mundial do turismo e realizou algumas atividades diferenciadas nessa época.

Se você pretende viajar para o Peru, essa pode ser a oportunidade perfeita de se planejar agora. Afinal, setembro ainda é considerado o período de alta temporada no turismo em Cusco, porém, com fluxos bem menores de pessoas e preços mais acessíveis, se comparados ao meio do ano (junho e julho). Além disso, é bem provável que seu roteiro seja contemplado com as atividades e eventos de comemoração do mês mundial do turismo!

Ou seja, pode ter a sorte de pegar muita coisa legal rolando nessa época, o tempo quase sempre lindo e aberto para os passeios e, claro, decidindo tudo agora, com antecedência, você evita filas, correrias e preços mais altos. Portanto, já vá preparando as malas e definindo os roteiros, pois, com toda certeza, você vai aproveitar o melhor período do turismo em Cusco e no Peru como um todo!

Quer saber mais? Então, continue com a gente e tome nota das dicas abaixo! Bora lá!

turismo em Cusco

Por que setembro é considerado o mês do turismo?

Em 1980, a Organização Mundial do Turismo resolveu escolher o dia 27/09 para celebrar o dia mundial do turismo. Trata-se de uma comemoração simbólica para destacar uma das atividades econômicas mais importantes no mundo, mas que serviu para muitos destinos movimentarem suas cidades e atraírem mais públicos.

O Peru, dono de uma das sete maravilhas do mundo, Machu Picchu, aos poucos vai comprando essa ideia e incentivando o turismo em Cusco nessa época também, com programações de danças, missas e músicas na praça principal da cidade e em regiões próximas.

Sem dúvidas, é uma boa oportunidade para o turista conhecer as ruínas e o vale sagrado. Este período ainda é considerado uma das melhores épocas para viajar para essa região, tendo em vista o tempo ainda bom, e, principalmente, por ser o finalzinho da alta temporada e os lugares começarem a ficar mais vazios e com mais facilidade para se negociar preços melhores. Tudo o que os viajantes adoram, né?

Em setembro, o turista pode ter a oportunidade de ver danças, apresentações, festas, missas, feiras e muita gastronomia oferecidas nas principais cidades que contemplam a região de Cusco e o Vale Sagrado dos Incas. Por isso, viajar em setembro é imergir, de fato, no que há de melhor na cultura andina e conhecer os roteiros mais tradicionais do Peru em grande estilo e com uma variedade incontável de atrações a serem exploradas.

O que visitar em setembro, o mês do turismo em Cusco?

Missas e festas religiosas

Tanto a Catedral principal da Plaza de Armas como muitas outras igrejas da região, sem dúvidas, já são atrações imperdíveis nos roteiros e passeios. Afinal, essas imponentes construções coloniais recontam um pouco da história do país e da influência dos colonizadores espanhóis, além, claro, de serem belas obras arquitetônicas, algumas inclusive sendo consideradas as mais bonitas da América do Sul.

No entanto, mais especificamente durante o mês do turismo em Cusco, algumas missas são realizadas em Quéchua, o dialeto oficial dos indígenas. Além disso, alguns cortejos e festas alegram as simpáticas ruas da cidade, exaltando santos católicos e outros de origem mitológica, entre eles o Señor de Quyllur Riti, um dos rituais mais tradicionais e belos do povo andino, sempre com muitas cores, músicas e danças regionais.

turismo em Cusco

Eventos e celebrações

Além dos rituais religiosos, o mês do turismo em Cusco também é marcado por eventos, congressos, apresentações, passeios turísticos com a população, premiação de empreendedores locais, exposições culturais, eventos musicais e competições de esportes de aventura.

Portanto, o viajante tem a possibilidade de participar de muitos desses acontecimentos locais e vivenciar um pouco das celebrações e organizações das prefeituras. Música nas praças, feirinhas e apresentações de artistas, sem dúvidas, não faltarão em suas caminhadas.

turismo em Cusco

Feira de artesanato em Pisac

Partindo para o fascinante Vale Sagrado dos Incas, você terá a oportunidade de conhecer alguns dos segredos e curiosidades daquele povo milenar que habitou a região séculos atrás. Além da passagem “obrigatória” pelas ruínas de Ollantaytambo e dos sítios arqueológicos de Pisac, o destaque de setembro fica para a tradicional feira de artesanato, localizada nesta última cidade.

Por lá, é possível conhecer de perto toda a riqueza de detalhes dos trabalhos manuais de tecelagem, prataria, cerâmica e marcenaria do povo peruano. Sem dúvidas, é a parada mais indicada para se negociar preços e garantir os presentes e lembranças típicas da viagem ao Peru.

turismo em Cusco

Gastronomia

Outro ponto forte do mês do turismo em Cusco é a gastronomia típica, oferecida e servida nos principais restaurantes e bares da região. Para quem não sabe, apesar da imagem pacata e tradicional, Cusco é um dos points mais badalados do país e com opções para todos os tipos de gostos e bolsos.

Essa característica se comprova nos cardápios também, que vão desde a cozinha típica e regional, como o ceviche, o cuy e a carne de lhama, até os pratos mais modernos e com toques internacionais, como hamburguerias, pizzarias e restaurantes de comida estrangeira.

Quem é vegetariano ou busca opções mais saudáveis, Cusco se mostra também como um destino perfeito para esse público e conta com alternativas interessantíssimas para aqueles que recusam a carne. Durante setembro, com o movimento maior da cidade e das ruas, não é difícil encontrar menus especiais e, até mesmo, festivais gastronômicos para delírio dos visitantes.

turismo em Cusco

Passeios turísticos

Além do tour pela própria cidade e pelo Vale Sagrado, o turismo em Cusco reserva encantos e destinos incríveis para quem também quer encarar desafios e aventuras pela região. A começar pelas famosas trilhas até Machu Picchu, que são trekkings alternativos para se chegar até o parque e vislumbrar paisagens de cair o queixo.

As lagoas de águas cristalinas, como a Humantay, a visita ao laboratório agrícola de Moray, as fantásticas Salineras de Maras e a inacreditável montanha colorida de Vinicunca são alguns exemplos de passeios possíveis e imperdíveis para curtir nessa época na região e que, sem dúvidas, podem tornar seu roteiro ainda mais inesquecível.

turismo em Cusco

Enfim, essas são nossas dicas sobre o que fazer e curtir durante setembro, considerado o mês do turismo em Cusco. Certamente, a cidade e toda região ao redor mantêm as suas atrações normais durante o ano inteiro, porém, mais especificamente nesta época, as ruas ganham mais cheiros, sorrisos, cores e detalhes que despertam a atenção e a curiosidade dos viajantes.

Curtiu as dicas do post? Já visitou o Peru ou está planejando a sua primeira trip para o país? Então, participe com a gente e deixe também seu comentário, sugestão e dúvida aqui embaixo! Teremos a satisfação de ajudá-lo e, quem sabe, até partir junto com você nessa aventura.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram