O Peru é riquíssimo em diversos aspectos e, por isso, é um dos destinos mais visitados da América do Sul.

Além da deliciosa culinária peruana, da mágica história milenar de Machu Picchu e de paisagens de tirar o fôlego, o país ainda tem muitas outras coisas para se orgulhar. É o caso do artesanato peruano!

Quer conferir algumas dicas e peças do que você, provavelmente, vai encontrar — e querer comprar — por lá? Então, fique conosco e leia o post até o final para não perder nenhum detalhe. Vamos começar?

Conheça 5 peças incríveis do artesanato peruano

O artesanato peruano é repleto de cores vivas e detalhes surpreendentes. Suas artes remetem às tradições incas e a seus antigos artesãos que, por centenas de anos, desenvolveram esta atividade, utilizando os mais variados materiais disponíveis e sempre expressando as principais experiências do povo andino.

Com um trabalho manual impecável, os artistas elaboram desenhos geométricos perfeitos, geralmente em tecidos, vestuários e, inclusive, em calçados, mantendo um estilo inconfundível há séculos. Além disso, você vai se encantar com peças talhadas em madeira, ouro, pedras, cerâmica e prata.

Entre essa enorme variedade de produtos, destacamos, pelo menos, cinco materiais que estão muito presentes em diversos trabalhos do artesanato peruano e, certamente, você vai se apaixonar por eles. Confira!

Artesanato peruano

1- Esculturas em madeira

Basta caminhar um pouco, principalmente por Cusco e pela região do Vale Sagrado, para se deparar com algumas lojinhas ou tendas de artesãos locais. Com toda certeza, você vai encontrar diversas esculturas talhadas em madeira, que são muito comuns nestes povoados.

Desde imagens de deuses e máscaras a bandejas e acessórios, esse tipo de arte é um dos mais tradicionais do artesanato peruano e impressiona qualquer turista pela precisão dos detalhes. Além disso, as famosas flautas peruanas também fazem parte desse grupo de trabalhos manuais em madeira. Prepare um espaço na bolsa, pois é quase certo trazer uma lembrança ou outra.

Artesanato peruano

2- Pedra de Huamanga

Outras esculturas muito famosas no artesanato peruano são as feitas em pedras Huamanga, um material de origem vulcânica, encontrado em determinadas províncias do Peru. De coloração branca, essas pedras são a base de alguns trabalhos manuais incríveis de diversos artistas, que herdaram costumes e tradições milenares de seu povo.

Itens como santos, estátuas, quadros e objetos de decoração são talhados minuciosamente nessas pedras, que são vendidas em diversas lojas e feiras do país inteiro. De fato, um produto tipicamente andino.

Artesanato peruano

3- Cerâmicas de Chulucanas

Chulucanas é um pequeno vilarejo do Peru, localizada na região de Morropón. Apesar de não ser muito turística, seu nome está presente em praticamente todas as lojas de artesanato peruano. Certamente, você vai se encantar com vasos, garrafas e esculturas de cerâmica, dos mais variados tipos e de uma perfeição singular. Essas artes fazem parte dos trabalhos da chamada cerâmica de Chulucanas.

A técnica utilizada pelos artistas é o que diferencia essa arte das demais. Com um pedaço de madeira e uma pedra arredondada, o artesão bate levemente na cerâmica e vai modelando-a da forma que deseja. Como se não bastasse esse trabalho minucioso e detalhista, as pinturas são feitas manualmente, com pincéis e ferramentas especiais, milímetro a milímetro.

Depois de prontas, as peças são levadas aos fornos de lenha que dão a firmeza e textura necessárias para as obras. Sem dúvidas, além de lindos, esses trabalhos são uma das tradições mais valorizadas e respeitadas no Peru e, com toda a certeza, vão conquistar você.

4- Lã de lhama ou alpaca

Os acessórios e vestuários confeccionados por lã de lhamas ou de alpacas no Peru são inconfundíveis. Quase sempre com cores vivas, essas peças representam uma grande riqueza da cultura e do artesanato peruano.

Artesanato peruano

Mas, além da variedade de produtos criados a partir desses tecidos, todo o processo de confecção por si só já é uma verdadeira arte a ser admirada. Primeiro, a lã é lavada com uma mistura natural das raízes de um determinado cacto. Logo depois, são aplicadas as tintas com a ajuda de outras misturas oriundas de frutos, sementes, ervas, folhas e, até mesmo, sais, que vão dar as tonalidades incríveis de cada fio.

Por fim, com as lãs prontas, os tecelões começam a produzir as mais variadas peças, quase sempre misturando cores diferentes e fazendo desenhos geométricos perfeitos. Entre os produtos mais comuns estão os tradicionais ponchos, gorros (conhecidos como chullos), mantas, redes, chapéus, sapatos, casacos, entre outros.

Artesanato peruano

5- Prata peruana

Por fim, os trabalhos feitos com a prata peruana são um dos mais valorizados e reconhecidos no país e no mundo. Entre cordões, pulseiras e filigranas, esse material é encontrado por quase todas as partes do Peru, em especial, na região do Vale Sagrado. São diversas lojas e tendas anunciando seus produtos, em diferentes faixas de preços e trabalhos. Com certeza, a prata é um dos recursos que mais movimenta a economia de certas regiões e também o turismo de compras no Peru.

Visite Pisac: o paraíso do artesanato peruano

Muito falamos sobre a região do Vale Sagrado quando nos referimos ao artesanato peruano. No entanto, há uma cidade, em especial, que não pode ficar fora de seu roteiro: Pisac. O pequeno vilarejo, além de fazer parte da rota de sítios arqueológicos do entorno de Cusco, tem um diferencial mais que especial. Por lá, você vai encontrar um pouco de tudo do que há de melhor nos trabalhos manuais do povo andino.

São galerias, lojas, mercados e feiras que expõem peças de todos os tipos na famosa Plaza Mayor. Não deixe de visitar a cidade e valorizar o verdadeiro artesanato peruano. Pode garimpar e pechinchar, que é certeza de fechar bons negócios por lá!

Enfim, o artesanato peruano é um dos patrimônios que tornam ainda mais especial o Peru. São trabalhos de técnicas milenares e feitos com habilidades ímpares de um povo que soube manter vivas as suas tradições e culturas ao longo do tempo. Explore cada mercado e surpreenda-se.

Artesanato peruano

Curtiu o post? Também admira toda essa riqueza do artesanato peruano? Então, compartilhe o artigo em suas redes sociais e divulgue um pouco dessa cultura para os seus amigos.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram