Se o lugar mais lindo do mundo existe, podemos dizer que ele fica no Peru! Não é exagero falar assim da Laguna Humantay, afinal, se trata de um dos cenários mais fascinantes de todos os andes e que, sem dúvidas, está entre as paisagens mais extraordinárias de todo o planeta!

Se você pretende se aventurar pela trilha, encarar as temperaturas baixas e superar todo o desafio que é chegar até lá, saiba que é preciso disposição. No entanto, poder admirar toda aquela imensidão azul turquesa de suas águas, rodeadas de vales nevados e repleta de uma energia sem igual, é muito recompensador. Com toda a certeza, essa experiência transformará sua viagem em uma experiência inigualável a qualquer outra já vivida.

Quer saber tudo sobre a Laguna Humantay e como você pode embarcar nessa aventura? Então, confira todas as dicas que separamos abaixo e prepare-se. Bora lá?

Um pouquinho sobre a Laguna Humantay

Basta olhar qualquer foto da Laguna Humantay para saber que a beleza do lugar, realmente, é algo de outro mundo. Mas nem é só a composição perfeita de suas águas cristalinas e um cenário de fundo impecável que torna o lugar especial. Afinal, estamos falando de uma das mais altas lagunas do mundo, a aproximadamente 5.000 metros acima do mar (já deu pra ter uma noção do desafio?).

Ela fica localizada na região da montanha Salkantay, conhecida como uma rota alternativa e desafiadora para se chegar até a cidadela inca de Machu Picchu. Apesar da trilha Salkantay ser relativamente conhecida por muitos aventureiros, o “desvio” até a Laguna Humantay ainda é considerado um caminho pouco explorado pelos brasileiros, o que torna o passeio ainda mais especial.

Então, sem mais delongas, vamos saber como chegar lá e qual o tamanho do desafio!

Laguna Humantay

Afinal, como se chega na Laguna Humantay?

Como já dissemos, o acesso para a Laguna Humantay é feito pela trilha Salkantay, um dos caminhos alternativos mais fascinantes até Machu Picchu. Por se tratar de um trekking longo e com uma caminhada puxada, o mais indicado é fechar um pacote com uma agência especializada, que inclua um guia capacitado e conhecimento total da região.

A Machu Picchu Brasil, por exemplo, sugere um roteiro combinado, que além do passeio até a lagoa, ainda inclui um tour completo por Cusco, o Vale Sagrado dos Incas e, claro, Machu Picchu. Ainda tem uma outra opção oferecida pela agência, que contempla um pernoite no caminho em cabanas com tetos de vidro para se observar o céu estrelado. Perfeito demais, né?

Além de todos esses diferenciais e suporte, o trajeto até o início da trilha não é dos mais simples de se fazer sozinho e, por isso, reforçamos a dica de estar acompanhado de profissionais. Para se ter uma ideia, o inicio do passeio é em Mollepata, a duas horas e meia de Cusco. Depois, ainda há mais 32 Km de estrada de terra até a base para o começo da trilha.

Laguna Humantay

E qual o nível de dificuldade da caminhada até a Laguna Humantay?

A trilha Salkantay, em média, leva cinco dias de caminhada em trajetos de nível médio e alto de dificuldade, considerando o caminho completo até Machu Picchu. Em alguns trechos, a altitude ultrapassa 4.600 metros e isso aumenta o desafio.

Portanto, é muito recomendado que você esteja em boa forma física e busque se adaptar à altura nos primeiros dias. O guia dará todo o suporte necessário durante a caminhada e saberá medir a velocidade do passeio, mas é fundamental que você esteja preparada!

O percurso até a Laguna Humantay, em particular, tem 3,5 Km, somando um total de 7 Km de ida e volta. No entanto, os primeiros 1.000 metros são praticamente planos. Só a partir daí é que começa a subida, porém suficiente para botar as pernas — e os pulmões — para funcionarem.

Apesar de todo o desafio, é possível concluir o trajeto até as margens da lagoa em uma hora e, quando isso acontece, você se dá conta do quanto valeu todo o esforço de cada passo dado. Prepare-se para ver a água mais azul de todas e um cenário repleto de geleiras e montanhas surpreendentes, que mais parecem um papel de parede. Se tiver sorte, ainda poderá admirar o espetáculo de uma avalanche ao fundo. Simplesmente extraordinário!

Laguna Humantay

Dicas extras para aproveitar melhor a Laguna Humantay

– A Laguna Humantay pode ser visitada durante o ano inteiro, porém, se a ideia é incluir Machu Picchu e Cusco no roteiro, a época de seca (entre maio e outubro) é considerada a alta temporada e com mais incidência do sol;

– Não deixe de se preparar fisicamente e psicologicamente para a caminhada;

– A trilha Salkantay não tem limitação de vagas como a trilha inca tradicional. No entanto, não deixe para reservar o passeio com sua agência na última hora também;

– Opte sempre por uma agência de viagem especializada no turismo peruano, pois você contara com equipes experientes e com experiências mais verdadeiras;

– Na hora das fotos, não deixe de subir nas partes mais altas das margens. De lá, a água fica ainda mais azul;

– Segundo os Incas, montar aqueles montinhos de pedras, chamadas de apachetas, equilibrando uma em cima das outras, traz boas energias da terra. Portanto, não se esqueça de fazer a sua e agradecer a Pachamama por essa oportunidade!

Enfim, essas foram nossas dicas de como chegar e aproveitar, ao máximo, um dos lugares mais incríveis do Peru e do mundo! Sem dúvidas, a Laguna Humantay possibilita um passeio extraordinário e ainda pode complementar sua visita à Machu Picchu por um caminho alternativo surpreendente e fascinante! E aí? Topa o desafio de explorar o paraíso?

Se você curtiu o post e ficou com vontade de encarar essa aventura incrível, não deixe de baixar nosso e-book completo com 10 dicas fundamentais de como se preparar para a sua próxima viagem ao Peru. Boa leitura!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram