Você sabia que em 23 de março é comemorado o aniversário de Cusco? E sabia também que esse não é exatamente o aniversário de verdade desta cidade que viu nascer o Império Inca?

Com uma história erguida ao longo de vários séculos e milênios, Cusco tem um passado bem maior do que sinalizam algumas datas oficiais. Continue a leitura para saber melhor.

Aniversário de Cusco e as origens da cidade

Cusco celebra oficialmente sua fundação em 23 de março. Esta é a data em que, em 1534, após a derrubada do Império Inca, os colonizadores espanhóis outorgaram à cidade o título de “Cusco, Cidade Nobre e Grande”. Assim, nesta data Cusco foi reconhecida como cidade sob o ponto de vista dos conquistadores. Mas o fato é que este foi só um capítulo de uma história milenar.

Historiadores e arqueólogos estimam que a área onde foi erguida a cidade começou a ser habitada há aproximadamente 3.000 anos. Já a cidade de Cusco, que em quéchua quer dizer “umbigo do mundo”, foi fundada entre os séculos XI e XII, ou seja, cerca de quatro ou cinco séculos antes da invasão dos espanhóis.    

A fundação é atribuída ao Inca Manco Capac, que também se tornou o primeiro chefe de estado do império. Outro nome importante dessa história é do nono governante Inca, Pachacuti. A ele atribui-se a ampliação do domínio Inca e o plano da cidade, desenhado em formato de puma, com a cabeça do animal localizada onde foi erguida a fortaleza de Sacsayhuaman.  

Ao longo dos anos, Cusco se converteu na capital e sede do Império Inca, ganhando relevância cultural e religiosa. Inclusive, mesmo após os saques e dominação espanhola, Cusco seguiu sendo um importante centro administrativo no período da colonização, e chegou a ser palco de movimentos de independência liderados pela população indígena. 

Com a independência e a constituição da república peruana, Cusco sustentou a relevância política e cultural iniciada pelos Incas, além de ter se tornado o principal centro turístico do Peru, por ser a porta de entrada para Machu Picchu.

Não por acaso, por conta de toda essa história, são muitos os títulos que merecem ser celebrados neste aniversário de Cusco: a cidade tem os títulos de Capital Arqueológica da América (Congresso de Americanistas, 1933); Herança Cultural do Mundo (Convenção de Prefeitos das Grandes Cidades Mundiais, 1978); Patrimônio Cultural da Humanidade (Unesco, 1983); Capital Turística do Peru e Capital Histórica (Peru, 1983 e 1993, respectivamente).

 

Cusco e Machu Picchu

Quem vai a Machu Picchu passa inevitavelmente por Cusco e, com isso, faz um mergulho mais profundo na cultura Inca, desde sua ascensão, império e conquistas, passando por invenções, crenças e a queda para os colonizadores espanhóis.

Além de muita história e cultura, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um centro urbano que une o antigo e o atual, com direito a restaurantes de alta gastronomia, renomadas redes de hotéis e vida noturna agitada.

Quer conhecer de perto uma das cidades mais importantes do Peru e da história da humanidade? Conheça os roteiros de Cusco da Machu Picchu Brasil.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram