O planejamento de viagem é uma etapa que pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua viagem. Portanto, evitar pegadinhas típicas dessa fase é crucial para que a sua experiência seja a melhor possível.

Listamos abaixo 7 ciladas para você riscar de vez dos seus planos:

1. Comprar passagem aérea com tarifa Basic 

Optar pela tarifa aérea mais barata pode acabar gerando custos ou prejuízos inesperados, sabia? Geralmente, as tarifas mais em conta das companhias aéreas têm taxas mais altas de remarcação e não incluem reembolso em caso de cancelamento da viagem. Se os seus planos mudarem, o prejuízo será maior. 

A franquia de bagagem também é limitadíssima. Se você precisar levar mais coisas que o planejado ou voltar da viagem com mais bagagem (o que não é muito improvável), terá que desembolsar ainda mais dinheiro para fazer as readequações necessárias.  

Por outro lado, as tarifas intermediárias e superiores são, sim, mais caras, mas te oferecem muito mais flexibilidade e benefícios.

2. Escolher um hotel afastado 

Sabemos que a localização do hotel é um fator que interfere diretamente no preço da diária. Mas há um custo-benefício muito claro aí: você paga mais para ficar mais perto dos locais de interesse. Com isso, facilita os deslocamentos e ganha tempo. 

Por outro lado, quando você economiza no hotel sacrificando a localização, a pegadinha é que você está sujeito a desgastes com deslocamentos mais longos e mais gastos de dinheiro e tempo com transporte.

Além disso, se hospedar em hotéis que fiquem dentro das áreas turísticas das cidades é uma forma de ter mais segurança para transitar entre os atrativos e restaurantes, podendo sair à noite e voltar para o hotel com mais tranquilidade (sempre tomando os devidos cuidados, é claro).

3. Reservar hotéis sem early check in ou late check out 

É comum, num primeiro momento, querermos economizar em algumas situações de viagem. Por exemplo, pegando um voo que chega bem cedo no destino ou que saia dele pela noite e não nos importarmos inicialmente em ter a diária válida no hotel para esses tipos de situações.

Entretanto, é importante levar em consideração que se o seu voo chegar muito cedo, você precisará aguardar muito tempo até ter o quarto liberado para descansar e especialmente se seu voo tiver sido muito longo ou com muitas conexões, descansar será uma necessidade! Se o seu voo sair da cidade pela noite, talvez seu check out no hotel seja na parte da manhã e é natural querer aproveitar ao máximo o destino até o último minuto, o que provavelmente significa aproveitar o dia para caminhar, fazer compras, visitar museus e talvez até mesmo fazer um passeio mais intenso – o que pode resultar em querer usar o quarto para descansar e tomar um bom banho antes de seguir viagem.

Por isso, é importante ter atenção aos horários dos voos e se eles estão bem encaixados com os horários dos hotéis. Caso não seja possível conciliar, a sugestão é adquirir um check out mais tarde ou check in mais cedo. É claro que os hotéis podem cobrar por essas opções, mas o benefício vale a pena!

4. Viajar sem seguro viagem 

Se tratando de viagens, podemos afirmar que: imprevistos acontecem. Inclusive com a sua saúde. Se eventualmente você tiver algum problema de saúde durante uma viagem, imagine como deve ser difícil – e dispendioso – ter que recorrer ao atendimento médico em um lugar que você não conhece. 

O seguro viagem existe justamente para facilitar todo esse processo e te livrar de gastos exorbitantes. Além das coberturas referentes à saúde, o seguro viagem também pode cobrir danificações de mala, extravio de bagagem, entre outros.

E o melhor: se você colocar na ponta do lápis, ele será um dos serviços mais baratos que você vai contratar, na comparação com o custo das passagens ou do hotel. É o famoso “não custa nada” que tem um valor inestimável.

5. Não contratar um traslado de chegada 

Pense como deve ser cansativo chegar em um lugar desconhecido – um país estrangeiro! – depois de horas de viagem e ainda ter que se virar descobrindo como chegar ao hotel. Você pode acabar perdendo tempo, se cansando ainda mais e gastando dinheiro desnecessário com empresas de transporte duvidosas, que se aproveitam da falta de conhecimento local dos turistas.

A melhor solução para evitar essa pegadinha é contratar de antemão um traslado de chegada. O serviço estará pronto para te atender assim que você chegar, e tudo o que você terá que fazer é começar a relaxar no caminho para o hotel. Além disso, geralmente o traslado de chegada conta com o serviço especializado de um trasladista, ou seja, uma pessoa que conhece a cidade como a palma da mão e poderá te dar diversas dicas preciosas!

6. Dispensar os serviços de um guia

Querer fazer passeios por conta própria não é uma boa ideia, principalmente em determinados destinos turísticos como o Peru, onde os principais atrativos são sítios arqueológicos.

É preciso ter experiência e conhecimento do local para acessar esses lugares e isso o guia tem de sobra. Além disso, o conhecimento do guia sobre a história dos lugares enriquece sua visita, especialmente se tratando de guias nativos daquele lugar e que além do conhecimento técnico sobre os atrativos visitados, também enriquece o passeio compartilhando histórias e curiosidades que só são conhecidas por quem é de lá. Ou seja, ele é um profissional indispensável.

7. Contratar uma empresa que não seja brasileira e nem tenha CNPJ

Se você vai ao exterior e contrata uma agência estrangeira, como irá recorrer aos seus direitos em caso de algum imprevisto? Pode ser, inclusive, que as leis de direito do consumidor sejam diferentes do que as que temos no Brasil e você as desconheça.

Por essa razão, dê preferência a agências brasileiras no seu planejamento de viagem. De todo modo, muita atenção para não escolher qualquer empresa. 

Verifique se ela é devidamente registrada com CNPJ, a reputação no mercado e a experiência de outros clientes. Tudo isso é uma garantia de que todas as partes vão sair ganhando: a empresa terá um novo cliente satisfeito e você terá uma viagem inesquecível.

A Machu Picchu Brasil é uma agência 100% especializada no Peru e faz todo o planejamento da sua viagem para evitar todas essas pegadinhas. Entre em contato com a nossa equipe e viaje sem problemas.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram