Chamada de berço da civilização Inca, Capital Arqueológica das Américas e declarada Patrimônio Cultural da Nação no Peru, Cusco tem um valor cultural único. E o melhor jeito de compreender essa importância é mergulhando nos muitos museus em Cusco que contam a história do povo Inca, da própria cidade e tudo o que ela representa.

Para te ajudar, separamos para você cinco museus na cidade para incluir no seu roteiro de viagem. Confira!

1. Museo Inka

Se Cusco é o berço da civilização Inca, não há outro museu por onde começar o roteiro a não ser o próprio Museo Inka

Instalado em um casarão colonial do século XVII, o museu conta a história de Cusco e do povo Inka com uma coleção ampla de peças, como tecidos, múmias, ferramentas e armas.  

O museu também tem exposições temporárias e realiza eventos culturais. Por isso, consulte a agenda quando for viajar para aproveitar essas atividades.

 

2. Museo Machu Picchu

O Museo Machu Picchu (anteriormente conhecido como Casa Concha) é mais um dos museus em Cusco que merecem um espaço no seu roteiro pela cidade. 

A razão é mais do que convincente: a instituição se define como a casa da maior coleção do mundo de artefatos de Machu Picchu.

São quase 400 objetos originais, além de fotos, vídeos, um mapa interativo de Machu Picchu e uma maquete da cidadela Inca para você ter uma visão geral dos mínimos detalhes dessa grande obra de arquitetura. 

 

3. Museo Histórico Regional de Cusco

O Museo Histórico Regional de Cusco é um dos destaques dessa lista devido à diversidade do seu acervo. Ele combina objetos arqueológicos pré-Inca e Inca, pinturas da era colonial, obras da chamada Escola Cusqueña e esculturas.

Como se não bastasse tudo isso, o casarão colonial onde ele está instalado, além de ter sido a casa do escritor cusquenho Garcilaso de la Vega Chimpuocllo, também é declarado um monumento histórico do Peru.  

Vale lembrar que o acesso ao museu está incluso no Boleto Turístico Integral, passe turístico de Cusco que garante o acesso a até 16 atrações turísticas da cidade dentro de um determinado período.

 

4. Museo de Sitio Qorikancha

Também conhecido como Museo de Santo Domingo del Cusco, este é um dos museus em Cusco imperdíveis. Afinal, ele está abrigado em um dos complexos arqueológicos mais importantes do império Inca.

Ao visitá-lo, você vai se transportar diretamente para o Templo del Qorikancha, local sagrado onde se adorava o deus Inca: El Inti (o Sol).

Além do templo, o museu tem salas de exibição de arte contemporânea e uma biblioteca. Ele também está incluído no Boleto Turístico Integral.

 

5. Museo de Arte Popular

O Museo de Arte Popular, como o nome já entrega, apresenta uma vasta coleção de arte criada por artistas populares de Cusco.

As salas são dedicadas a cada um dos artistas selecionados para compor o acervo do museu, todos eles de fama local, nacional ou internacional, e muitos declarados Mestres Nacionais do Artesanato do Peru.

O acesso a este museu também está incluído no Boleto Turístico Integral.

 

Indo além dos museus em Cusco

Cusco é uma cidade repleta de atrações dos mais diversos tipos: muita cultura, aventura e gastronomia para compor um roteiro de viagem inesquecível.

 

Confira o nosso guia de Cusco e conte com nossa ajuda para planejar a sua viagem!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram