Passar a Semana Santa no Peru é uma ótima oportunidade de conhecer as tradições do país em toda sua diversidade. Isso porque, dependendo da região escolhida para passar o feriado, há diferentes celebrações dessa importante data religiosa.

Continue a leitura para conhecer três possibilidades de roteiro no Peru para viver experiências inesquecíveis na Semana Santa.

 

Semana Santa no Peru em Cusco

Além de ser um destino certo para quem quer conhecer as origens da cultura Inca, Cusco também é uma opção de destaque para quem aprecia as celebrações da Semana Santa.

Por lá, as tradições são um exemplo do sincretismo entre crenças católicas e andinas. O início das cerimônias é já na Segunda-Feira Santa, quando as ruas da cidade são tomadas por uma procissão em homenagem ao Senhor dos Terremotos. 

A entidade é representada por uma imagem de Cristo com feições indígenas feita pelos colonizadores espanhóis e levada ao Peru ainda no século XVI. A intenção era facilitar a conversão da população local à fé católica. 

Na Sexta-Feira Santa, o destaque é a Hampi Rantikuy, uma feira de plantas medicinais. Um dos objetos mais procurados na feira é uma cruz de espinhos. Sua finalidade é afastar o mal de dentro de casa, bastando colocá-la atrás da porta. Nesse dia as pessoas também preparam refeições com 12 pratos, representando os 12 apóstolos.

O domingo de Páscoa também é um dia de celebração com missa, procissões e pratos típicos locais.

 

Semana Santa no Peru em Arequipa

Outro destino para celebrar a Semana Santa no Peru é a cidade de Arequipa. E a verdade é que há muito mais que uma semana de celebrações porque as cerimônias começam na quinta-feira anterior ao Domingo de Ramos. Desta quinta até o domingo de Páscoa, há eventos diários relacionados à data.

A Quinta-feira da Paixão, que antecede o Domingo de Ramos, tem uma procissão dedicada a Nossa Senhora das Dores. Depois, na chamada Sexta-feira das Dores, as igrejas homenageiam a Virgem das Dores. No Sábado da Paixão é a vez de uma procissão ao Senhor do Perdão. 

O Domingo de Ramos marca o início oficial da Semana Santa com uma procissão do Senhor de Ramos. A Segunda-feira Santa é um dia de homenagem ao Cristo da Caridade, padroeiro de Arequipa. Na Terça-feira Santa, é a vez da celebração de uma Missa Crismal. Na Quarta-feira Santa, há a procissão do Senhor da Sentencia.

Chegando nos últimos dias de celebrações, a Quinta-feira Santa é marcada por visitas a monumentos em homenagem ao corpo e sangue de Cristo presentes nas igrejas. Na Sexta-feira Santa, um dia bastante solene, há encenação da Paixão de Cristo. O Sábado Santo é marcado pela procissão à Virgem das Angústias. E, por fim, no Domingo de Páscoa, chamado de Domingo da Ressurreição, uma celebração típica é a procissão do Divino da Ressurreição.


Semana Santa no Peru em Lima

A capital Lima é mais uma opção para quem quer passar a Semana Santa no Peru. Semelhante a Arequipa, há cerimônias antes mesmo do fim de semana principal.

É o caso da Sexta-feira das Dores, com uma procissão à Virgem das Dores. No Sábado da Paixão, há a procissão do Senhor do Santuário. Na semana seguinte, desde a segunda-feira, também há procissões e celebrações temáticas. 

Um dos destaques é o Domingo da Ressurreição, com a procissão da Virgem da Alegria, que vai pelas ruas ao encontro da imagem do Senhor Ressuscitado na Catedral de Lima, para a celebração da missa de Páscoa. 

 

Entre em contato com Machu Picchu Brasil para saber como viver todas essas experiências da Semana Santa no Peru. Somos uma agência especializada no Peru e podemos te ajudar a preparar e personalizar o seu roteiro. Também temos condições especiais para o seu aéreo.

 

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram