Chinchero, assim como inúmeras preciosidades do Peru, é um lugar com uma história rica e milenar. É também aqueles locais que preservam um pouco desse passado distante ainda nos dias atuais, sendo uma ótima opção para viajantes que querem mergulhar nas tradições do país andino.

Continue a leitura para saber mais sobre a história de Chinchero e os atrativos que o local reserva para quem o inclui em seu roteiro de viagem para o Peru.

Chinchero: uma história anterior aos Incas

Chinchero, palavra em quéchua que significa “onde nasce o arco-íris”, é um distrito da região de Cusco, localizado mais precisamente na província de Urubamba. É natural que, a partir dessa informação, imediatamente sua história seja atrelada aos Incas, mas o fato é que suas origens são ainda mais antigas.

Estima-se que a ocupação do local tenha começado há pelo menos dois mil anos, com base em vestígios encontrados na região. Inicialmente, era o povo Ayarmaca quem vivia no local. Segundo fontes históricas, a etnia surgiu por volta do século XIII e viveu momentos de auge, chegando a ser temida pelos Incas e outros povos da época.

Mesmo assim, o Império Inca saiu vitorioso na campanha de incorporação do território de Chinchero, por volta do século XVI. Mais que a conquista, Chinchero ficou marcado por ter sido escolhido como local de residência do imperador inca Túpac Inca Yupanqui, que ordenou a construção de templos para viver.

 

O que conhecer em Chinchero

Chinchero é hoje um sítio arqueológico que merece espaço em um roteiro de viagem para Machu Picchu. Ele se encontra a cerca de 30 quilômetros de Cusco, no caminho para o belo Vale Sagrado dos Incas.

Devido à ocupação Inca e a posterior colonização espanhola, dividem espaço na paisagem de Chinchero ruínas incas com construções de estilo colonial. Algumas dessas ruínas, como muralhas, foram recuperadas durante escavações realizadas no fim dos anos 1960. Os famosos terraços incas também podem ser apreciados no local. 

Da época colonial, o destaque é a igreja da Virgem da Natividade. O interessante dessa construção é que sua base é de pedra, ao estilo das muralhas remanescentes, uma demonstração da mescla de estilos arquitetônicos dos povos nativos e colonizadores.

Outro destaque é o mercado de artesanato realizado aos domingos, onde é possível comprar objetos de arte local e artigos têxteis de estilo inca, uma das tradições mais antigas da prática têxtil nos Andes. Os característicos ponchos e mantas são o principal produto que você vai encontrar para levar de recordação para casa.

O mercado acontece na praça central, outro espaço preservado de épocas antigas da história de Chinchero.

Se você quiser conhecer Chinchero na sua viagem, não deixe de incluir o local na sua passagem por Machu Picchu e Cusco.

 

Quer ajuda para montar o seu roteiro e ainda ter condições exclusivas do seu aéreo conosco? Entre em contato com a equipe da Machu Picchu Brasil, uma agência 100% especializada no Peru. Estamos prontos para garantir que você tenha uma experiência inesquecível na terra dos Incas!

 

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram