Se você está precisando fazer uma viagem para um lugar incrível, mas, ao mesmo tempo, quer fugir daqueles destinos mais batidos, o norte do Peru pode ser a escolha perfeita para a sua próxima trip.

Afinal, a região ainda é bem menos explorada do que Machu Picchu e Cusco, por exemplo, mas suas magias e encantos não ficam nem um pouco para trás desses locais.

Mesmo que as principais cidades ainda estejam fora dos holofotes do turismo de massa, o norte do Peru conta com paisagens extraordinárias, hotéis e restaurantes para todos os tipos de gostos e bolsos, culturas espetaculares e, o melhor, já tem agência de viagem no Brasil oferecendo pacotes exclusivos para a região.

E aí? Anima fazer as malas e explorar terras andinas ainda pouco conhecidas pela grande maioria? Então, continue a leitura e confira cinco sugestões de roteiros imperdíveis! Vamos começar!

Confira 5 Roteiros perfeitos para conhecer o norte do Peru

1- Chiclayo Clássico

Imagine poder experimentar uma viagem entre a pré-história até o período colonial! Chiclayo, localizada ao norte do Peru, é uma das cidades que proporciona isso. Afinal, a região conta com uma influência única da arquitetura espanhola, mas também esconde segredos incríveis em seus sítios arqueológicos, com vestígios de pelo menos 18 séculos.

É o caso da fantástica Tumba do Senhor Sipán, encontrada somente em 1987, mas que se estima ser originária do século III. O mais incrível é que tudo, desde as ossadas até os pertences da nobreza, foi preservado de uma forma inacreditável e pode ser conferido hoje por meio de um tour guiado.

Além da riquíssima história da cultura moche, que habitava o Norte do Peru, o roteiro por Chiclayo ainda reserva surpresas inigualáveis como o Mercado das Bruxas (um típico mercado de produtos naturais, místicos e xamânicos) e a fantástica Praia Pimentel, onde se encontram os Caballitos de Totora (embarcações feitas com uma planta aquática de lá).

Anote aí o que você não pode deixar de visitar em seu roteiro por Chiclayo:

– Passeio das Musas;

– Parque Principal de Chiclayo;

– Museu do Palácio Municipal;

– Mercado das Bruxas;

– Complexo funerário de Huaca Rajada (onde fica a tumba do Senhor de Sipán);

– Museu Tumbas Reales de Sipán;

– Pirâmides de Túcume;

– Praias de Chiclayo;

– Povoado de Monsefú.

2- Chachapoyas Essencial (Chiclayo e Cajamarca)

Além da cultura moche, os Chachapoya também foram uma importante civilização amazônica pré-histórica que habitou por séculos o norte do Peru. Até hoje este povo gera curiosidade em viajantes e historiadores.

Entre os seus magníficos marcos, está a técnica de mumificação, que permitiu preservar figuras importantes de sua história, além dos famosos sarcófagos de Karajia, uma das principais atrações do roteiro, que se inicia na cidade de Chiclayo e se estende até Cajamarca.

Mas nem só de culturas e lendas milenares vive o norte do Peru. O roteiro Chachapoyas Essencial é a prova de que o país é o destino perfeito para quem busca explorar os sítios arqueológicos, mas também não abre mão de paisagens exuberantes. Afinal, essa região é repleta de vales, montanhas, cachoeiras e cavernas.

Anote as atrações abaixo e prepare já seu roteiro:

– Centro histórico de Chiclayo;

– Rio Marañón e o cânion de Utcubamba;

– Cachoeira de Gocta;

– Povoado de Cocachimba;

– Sarcófagos de Karajia;

– Caverna de Quiocta;

– Sitio arqueológico de Kuélap (o Machu Picchu do norte do Peru).

Norte do Peru

3- Cajamarca Clássico

Todo o Norte do Peru é repleto de histórias, lendas e magias! Porém, a cidade de Cajamarca ganha destaque especial por ter sido palco do fim do poderoso Império Inca. Cada esquina de suas ruas e, principalmente, o centro da sua Plaza de Armas, parecem explicar perfeitamente essa viagem  no tempo.

Além de todo esse peso histórico da chegada dos espanhóis que a cidade vivenciou, Cajamarca também conta com impressionantes ruínas arqueológicas de seu antigo povo, como a Ventanillas de Otuzco (complexo funerário pré-inca) e o fantástico Baños del Inca (termas de águas riquíssimas em minerais e o local predileto do Imperador Atahualpa).

Para não deixar nada de fora de seu roteiro por Cajamarca, veja tudo o que você deve visitar:

– Centro histórico da cidade;

– Plaza de Armas;

– Igreja de San Francisco;

– Belén (antigo hospital espanhol);

– Catedral de Cajamarca (construída com rochas vulcânicas);

– Quarto do resgate (local em que o líder Inca Atahualpa foi preso – e traído – pelas tropas espanholas de Pizarro);

– Mirante de Santa Apolônia (a melhor vista da cidade);

– Ventanillas de Otuzco;

– Termas Baños del Inca;

– Cumbemayo (região com enormes pedras e petróglifos, considerada um santuário natural).

Norte do Peru

4- Huaraz Inesquecível

Prepare-se para um roteiro repleto de desafios e visuais deslumbrantes! O roteiro Huaraz Inesquecível faz jus ao nome, já que proporciona uma experiência única entre as paisagens mais lindas e incríveis do norte do Peru.

Indicado para quem é apaixonado por natureza, esse pacote contempla caminhadas por montanhas nevadas, lagos azuis, glaciares e cenários rochosos, tudo com uma energia inexplicável.

O parque Nacional de Huascarán é o centro das principais atrações e fica cravado em plena Cordilheira Branca. Por lá, é possível explorar centenas de lagoas naturais formadas pelo degelo dos vales. Entre todos esses cenários magníficos, destaca-se a extraordinária Laguna 69. O azul de suas águas é algo que, certamente, você nunca viu e nem verá igual.

Quer ter um gostinho de tudo aquilo que poderá curtir em Huaraz? Veja a lista abaixo:

– Centro histórico de Huaraz;

– Sítio arqueológico Chavin de Huantar (patrimônio da humanidade pela Unesco);

– Povoados de Huaraz, como Recuay, Catac e Ticapampa;

– Laguna Qerococha;

– Laguna Llanganuco;

– Laguna 69;

– Glaciar Pastoruri e sua lagoa.

Norte do Peru

5- Rota Moche (de Chiclayo a Trujillo)

Um roteiro perfeito para o viajante que quer conhecer cada detalhe da milenar cultura moche, fundamental para o desenvolvimento do norte do Peru. Por essa rota também é possível conhecer as atrações que já citamos pela cidade Chiclayo, com a diferença de se estender até Trujillo, onde se localiza o fantástico complexo El Brujo, em que se encontra a misteriosa múmia tatuada, apelidada de Dama de Cao. Já dá pra imaginar o nível da aventura, não é mesmo?

Mas calma, porque ainda tem muito mais! Afinal, é em Trujillo que se localizam também as importantes Huacas del Sol e de La Luna, duas pirâmides que comprovam a capacidade de engenharia dos povos do Norte do Peru, além da beleza de seus detalhes, como pinturas e formas geométricas esculpidas em suas paredes.

Para provar que a Rota Moche é um dos roteiros mais imperdíveis do norte do Peru, conheça as principais atrações que podem contemplar seu passeio!

– Centro histórico de Chuclayo;

– Mercado das Bruxas;

– Passeio das Musas;

– Huaca Rajada;

– Tumba do Senhor de Sipán;

– Centro histórico de Trujillo;

– Praia de Huachaco;

– Chan Chan (maior cidade de barro do mundo);

– Huaca do Sol e Huaca da Lua;

– Complexo Arqueológico El Brujo.

Norte do Peru

Enfim, essas foram apenas cinco sugestões de roteiros pelo norte do Peru que, sem dúvidas, é uma das regiões mais impressionantes e extraordinárias do país, especialmente por ainda ser pouco explorada e repleta de segredos, magias, histórias e culturas. E aí? Já decidiu qual a sua próxima aventura?

Se quiser vivenciar os melhores momentos de sua viagem, com todo conforto, comodidade e suporte de que você precisa, converse com um de nossos especialistas. Afinal, a Machu Picchu Brasil é a única agência brasileira a oferecer experiências exclusivas e completas no norte do Peru.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram