Huaraz: 8 passeios e trekkings na Cordilheira Branca

Huaraz

Huaraz é uma pequena cidade da região central do Peru com apenas 90 mil habitantes, mas guarda uma das belezas mais grandiosas do mundo: a Cordilheira Branca, a cadeia de montanhas tropicais mais alta do mundo. 

O cenário não poderia ser mais belo: geleiras, lagoas coloridas, picos nevados e ruínas dos povos nativos do Peru a milhares de metros acima do nível do mar, compondo um convite irresistível para mergulhar na natureza. Por essa razão, é um dos destinos mais desejados por amantes do turismo de aventura.

A boa notícia é que quando falamos de aventura em Huaraz, há opções para todos os estilos. Não importa se você quer fazer passeios mais leves ou encarar um trekking desafiador na altitude, a Cordilheira Branca permite que todos vivenciem de perto as suas belezas.

O importante é optar pelos roteiros guiados preparados por agências especializadas no Peru, que conhecem bem a região, e por isso conseguem proporcionar a melhor experiência para todos os tipos de aventureiros, como é o caso da Machu Picchu Brasil.

Na sequência, listamos para você todas as nossas opções, para te ajudar na escolha dos melhores passeios e trekkings em Huaraz e na preparação do seu roteiro. Continue a leitura!

 

Passeios em Huaraz e as belezas da Cordilheira Branca

Huaraz

Os passeios em Huaraz são ideais para quem pretende desfrutar das belezas locais sem que seja preciso ter um super preparo físico ou roupas e equipamentos especializados para trekking.

Conheça todas as possibilidades que te aguardam:

 

1. Laguna Paron (4.200 metros de altitude)

Este é um hiking curto e sem dificuldades, ideal para começar a se adaptar à altitude da Cordilheira Branca e de Huaraz. O caminho até as margens da Laguna Paron é feito de carro, e de lá começa a trilha até o ponto mais alto, na montanha conhecida por “Pirámide de Garcilaso”, de onde se tem uma vista panorâmica da lagoa.

Do alto, a vista da Laguna Paron é de um azul impecável, e cercada por duas montanhas nevadas. Se quiser, você pode voltar para as margens e alugar uma canoa para navegar nas águas geladas. 

 

2. Laguna Llanganuco (3.850 metros de altitude)

A Laguna Llanganuco fica dentro do parque nacional de Huaraz e você pode tanto apreciar a perfeição do cenário a pé, nas margens da lagoa, como também de caiaque.

Este é um passeio que também reserva surpresas pelo caminho: antes de chegar na lagoa, você pode ter a vista mágica do vale do Callejon de Huaylas, onde a Cordilheira Branca e a Cordilheira Negra se estendem por mais de 150 km. 

Outra parada do passeio é a antiga Yungay, uma pequena vila que foi soterrada pela neve e por pedras nos anos 1970, devido a uma forte avalanche do Huascarán, o mais alto nevado do Peru.

 

3. Glaciar Pastoruri (5.000 metros de altitude)

Este é um dos cenários mais altos e surpreendentes de toda a Cordilheira Branca em Huaraz. Além de ter uma visão de vários pontos desse lugar mágico, você vai ter a oportunidade de aprender sobre os impactos do aquecimento global sobre a geleira ao percorrer a “Rota Climática”.

Mais uma vez, o trajeto até o ponto principal é cheio de presentes. O primeiro deles é a Pumapampa, uma nascente de água gaseificada natural. O outro é a Laguna Pumapashimi, conhecida como lago das 7 cores, graças ao reflexo dos raios de sol nas águas, que resulta em um espetáculo visual único. 

Prepare-se também para observar vales nevados, animais silvestres e uma flora extraordinária, que inclui as incríveis Puyas Raimondi, espécies de bromélias de mais de 15 metros de altura.

 

4. Laguna Qerococha e Chavin De Huantar (3.980 metros de altitude)

A Laguna Qerococha é um passeio imperdível para conhecer a Cordilheira Branca em Huaraz. O motivo é que perto dela está um dos sítios arqueológicos mais importantes do Norte do Peru: o Chavin de Huantar.

No local também estão ruínas e monumentos construídos por povos que antecederam os incas, incluindo labirintos e cabeças talhadas de pedras. Uma experiência imperdível!

 

Trekkings em Huaraz e as aventuras na Cordilheira Branca

Continuando a lista com opções para incluir no seu roteiro de Huaraz e da Cordilheira Branca, chegou a hora de detalhar os trekkings que estão à disposição para os mais aventureiros. Isso porque todos eles são considerados de nível moderado a difícil. 

Recomendamos que você consulte o seu médico antes para ter certeza de que tem as condições de saúde necessárias para fazer os trekkings. Assim, você vai aproveitar de verdade tudo que essa experiência pode proporcionar. 

Ao fazer qualquer um dos trekkings a seguir com a Machu Picchu Brasil, você terá direito a:

  • Transporte turístico terrestre para o local do trekking
  • Guia de Caminhada
  • Traslado que te busca no hotel
  • Kit de primeiros socorros (se necessário)
  • Bilhetes de entrada para o Parque Nacional Huascarán
  • Kit complementar anti-Covid (álcool, máscara, termômetro infravermelho)

É recomendável que você leve o seu lanche, já que refeições não estão incluídas. Considere também levar bebidas e dinheiro para eventuais gorjetas e outras despesas pessoais.

 

Conheça as opções:

 

5. Laguna 69 (4.600 Metros De Altitude) 

Com nível considerado de moderado a difícil, este trekking na Cordilheira Branca em Huaraz dura 7 horas (somando a subida e a descida), e ainda há mais 5 horas para o transporte de ida e volta.

A bela Laguna 69 reflete um azul tão intenso como o mar do Caribe e é cercada por montanhas nevadas, como a Chacraraju, Pisco, Huandoy, Huascaran e Chopicalqui.

Para chegar até esse cenário sem igual, o trekking passa pela ravina da Demanda. A paisagem do caminho inclui vizcachas entre as rochas, o nevado Yanapaccha e resquícios da Geleira Brogui.

 

6. Rota Das 3 Lagunas (4.600 metros de altitude) 

Este é mais um trekking na região da Cordilheira Branca em Huaraz considerado de nível moderado a difícil. São 10 horas no total, sendo 8 km de caminhada e 25 km percorridos de carro.  

Importante: este trekking é indicado somente para pessoas com experiência em caminhadas e em boas condições físicas para caminhar em trilhas verticais e em ziguezague. 

O destino aqui é a “Rota das 3 Lagunas”. A caminhada começa a uma altitude de 3.750 metros acima do nível do mar, rumo à Lagoa Radián. Apesar de pequena, é um espelho d’água ideal para ter uma visão impressionante da Cordilheira Branca. 

Depois, é a vez da lagoa Mullaca, em um caminho que inclui um canal de água pré-inca, florestas de Quenuales e uma subida em ziguezague com cachoeiras e riachos. A rota termina com a laguna Carhuac, de onde é possível apreciar a geleira Vallunaraju e o vale do Callejón de Huaylas.

 

7. Laguna 513 (4.430 metros de altitude) 

Este trekking é considerado difícil e tem duração de cerca de 12 horas, com 14 km de caminhada. 

O foco aqui é a Laguna 513, que fica ao pé da montanha Hualcán, de onde se tem uma vista espetacular das montanhas que a cercam. O roteiro deste trekking inclui passagens pela cidade Hualcán, onde é possível ver diferentes culturas agrícolas e animais domésticos das comunidades locais. 

Ele também passa pelo vale de Shonquil, seguido por uma subida em ziguezague paralela ao rio Chucchún até a lagoa Rajupaquinán.

 

8. Laguna Churupp (4.450 metros de altitude) 

Este trekking em Huaraz é moderado e dura 2 horas (subida e descida). Há ainda mais 5 horas de transporte de ida e volta. 

A Laguna Churup está a cerca de 20 km a leste de Huaraz e é uma das lagoas mais bonitas e mais visitadas da região. O acesso até ela é íngreme e tem cerca de 3,5 km, com direito a um caminho em ziguezague e à escalada de um pequeno paredão de pedra.

A recompensa é a vista das águas azul-turquesa da lagoa, emolduradas ao fundo pela montanha Churup. 

 

Outras opções de trilhas na Cordilheira Branca em Huaraz

Além das opções de trilhas de um único dia listadas acima, há também trilhas mais longas e escaladas que você pode incluir no seu roteiro:

  • Trilha Santa Cruz: dura 4 dias e passa por picos nevados, geleiras e lagunas de encher os olhos no Parque de Huascaran
  • Pico de Huascaran: escalada de 6 dias na montanha mais alta do Peru. É uma escalada de nível muito difícil, portanto é reservada apenas às pessoas com bastante experiência
  • Pico Mateo: alternativa mais moderada para quem quer ter a experiência de escalada com apenas um dia de duração

 

O que saber antes de ir para Huaraz e a Cordilheira Branca?

Além de saber das opções de passeios e trekkings que você pode fazer na Cordilheira Branca em Huaraz, é importante também conhecer alguns detalhes que vão te ajudar a se preparar para a viagem. Confira as nossas dicas:

 

Como chegar em Huaraz

Huaraz está ao norte de Lima. Apesar de a cidade ter um aeroporto, os voos com destino ao local são muito limitados, por isso o mais recomendado é fazer o trajeto de Lima até Huaraz de ônibus. 

São cerca de 10 horas de viagem na estrada, em ônibus leito ou semi-leito, e com a opção de fazer a viagem durante o dia ou à noite. Quem viaja com a Machu Picchu Brasil tem a comodidade de ser buscado pela nossa equipe no hotel de Lima para o trajeto até o terminal rodoviário.

 

Aclimatação à altitude

Huaraz fica a 3.052 metros acima do nível do mar. Como o trajeto começa em Lima (que está no nível do mar) e é feito de ônibus, o corpo vai se adaptando à altitude gradativamente no caminho. 

Mesmo assim, é possível que você sinta alguns desconfortos relacionados à altitude ao chegar em Huaraz, como um pouco de falta de ar. Isso é normal, já que a nossa respiração é afetada em regiões de altitude, sendo necessária alguma aclimatação. Por isso, beba bastante água e chá de coca para ajudar o seu corpo a se adaptar.

 

Temperatura

Prepare-se para o frio em Huaraz! Afinal, a Cordilheira Branca leva esse nome por ser completamente coberta de neve. Ou seja, há gelo por toda parte e, portanto, faz frio.  

Os termômetros variam conforme a época do ano, mas você pode esperar pelo menos 0º pela manhã e ao entardecer. Durante o dia, por sua vez, a temperatura não passa dos 20º. Nos períodos mais frios, pode ter certeza que os termômetros ficarão negativos.

Para dar conta de temperaturas tão baixas, é importante montar a sua mala pensando em peças de inverno: casaco térmico, gorro, calça térmica, luvas e botas para trekking. Ao mesmo tempo, é importante que esse aparato todo não limite os seus movimentos, afinal você vai fazer caminhadas e trekkings na região.

 

Equipamentos

Leve um bastão de caminhada, pois ele vai ser bem útil em vários momentos. Como muitas trilhas passam por áreas rochosas e íngremes, ele vai dar aquela força para você ter menos dificuldade nos trekkings.

É importante também levar uma mochila com água e snacks para abastecer as energias ao longo do caminho.

 

Viaje para Huaraz e a Cordilheira Branca com a Machu Picchu Brasil

Como você viu, a Machu Picchu Brasil tem um portfólio completo de passeios e trekkings em Huaraz, com opções tanto para quem quer simplesmente apreciar as belezas da Cordilheira Branca quanto para quem quer trekkings cheios de aventuras e desafios.

Somos uma agência 100% especializada no Peru e conhecemos cada região do país como ninguém, tudo isso para te proporcionar uma experiência para ser lembrada a vida toda, com toda a segurança e atenção necessárias.

 

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a preparar o melhor roteiro de trekkings e passeios em Huaraz.

 

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram