Muito além dos Incas! Para quem pretende viajar ao Peru e conhecer outras culturas milenares que fizeram – e ainda fazem – parte da história desse país fascinante, a cidade de Chiclayo pode render um roteiro extraordinário.

Afinal, a conhecida “Capital da Amizade”, localizada no norte peruano, uma das regiões mais misteriosas do país, proporciona uma verdadeira viagem ao tempo pela antiga cultura Moche, uma vez que seus monumentos, construções, tumbas e vestígios se mantiveram intactos durante séculos.

Mas não é só isso! Além de toda essa riqueza histórica e cultural, Chiclayo ainda contempla o viajante com paisagens únicas, entre a floresta amazônica e o litoral do Pacifico, tornando o local um caldeirão com influências coloniais, misturadas aos tradicionais rituais xamânicos, costumes indígenas e uma energia inexplicável das lendas e histórias dos seus antigos povos. Muito mais do que uma viagem, uma real experiência de vida!

Quer conhecer um pouco sobre este que, certamente, será seu próximo destino no Peru? Então, continue a leitura e se surpreenda com um dos lugares mais fascinantes e ainda pouco explorados de nosso continente! Bora lá!

Chiclayo

O que não deixar de visitar em Chiclayo?

Mercado das Bruxas

Não poderíamos falar de Chiclayo sem citar uma das atrações mais incríveis da cidade: o Mercado das Bruxas. Esse lugar parece resumir bem a influência xamânica da região amazônica na cidade, afinal, se trata de uma feira repleta de mistérios, tradições e crenças. Por lá, você poderá encontrar medicinas naturais, objetos de poder, plantas e objetos variados para rituais sagrados e de proteção espiritual.

Um passeio imperdível para vivenciar de perto os costumes e crenças particulares de um povo que sempre esteve ligado às forças da natureza e um contato direto com a mãe terra. Prepare-se para sentir as energias!

Centro histórico

O centro de Chiclayo tem todo o charme especial das construções espanholas do século XVI. Ou seja, motivo de sobra para realizar um city tour pelas ruas, praças, igrejas e monumentos diversos que recontam a história da vila e de toda a região norte do Peru.

Neste ponto, não deixe de visitar o Passeio das Musas, um lugar agradável para encontrar turistas e locais, para relaxar e admirar seus arredores e que contempla monumentos de estilo grego-clássico e muito verde.

Além disso, ainda pelo centro, mais especificamente na Plaza de Armas, contemple também o Parque Principal de Chiclayo e o Museu do Palácio Municipal, onde é possível acessar seus salões de exposições e galerias de arte.

Chiclayo

Sítios arqueológicos (Sipán + Tucume + Museu Tumbas Reales de Sipán)

Prepare as emoções! Afinal, os sítios arqueológicos de Chiclayo representam o que há de mais sagrado na cultura moche, uma das mais antigas que se tem informação em toda a América do Sul.

Um dos principais monumentos a serem visitados é a Huaca Rajada, com inúmeros vestígios de um povo que habitou a região do século I até o VII. Por ser considerado um cemitério, o local é repleto de túmulos milenares, incluindo o mais famoso de todos: o do Senhor de Sipán, um dos importantes governadores da época. Foi encontrado apenas em 1987 e em um estado de conservação inacreditável!

A descoberta é uma das mais importantes do país e ajuda a recontar a sua história. No local, que é aberto à visitação, estão as ossadas do rei, de suas mulheres, crianças e animais, além de todos os objetos de ouro, prata e turquesa que cobriam os corpos e deram a certeza de que se tratava da mais pura nobreza moche.

Dando continuidade ao passeio, a visita à pirâmide Tucume é mais uma recente descoberta (2008), que comprova a existência de um povo rico, avançado e muito religioso no norte do Peru. Ali foi encontrada a ossada de mais um líder Moche: o Senhor de Tucume. A visitação e a descoberta são relativamente novas no turismo peruano e, por isso, torna Chiclayo um destino ainda pouco explorado e repleto de mistérios a serem desvendados!

Gastronomia

Viajar para o Peru significa comer bem também! O país é referência internacional em gastronomia e não é à toa! Tudo está atrelado a essas tradições e costumes milenares, principalmente aos conhecimentos agrícolas, além, claro, da variedade infinita de produtos e especiarias originários dos Andes e da Amazônia. Essa fama levou o país a ser considerado, algumas vezes, como o melhor destino gastronômico do mundo!

Em Chiclayo e todo o Norte do Peru não poderia ser diferente! A cidade conta com uma excelente estrutura de restaurantes, bares e mercados, onde é possível se deliciar com o que há de mais fino e requintado na cozinha peruana (hum, já está imaginando aquele ceviche, né?). Dentre os pratos, não deixe de conhecer e experimentar um docinho bem típico de lá: o chamado King Kong, um alfajor de manjar branco, amendoim e abacaxi (deu água na boca, pode falar!).

Bem perto de Chiclayo…

Aproveitando a sua visita ao Norte do Peru, que tal estender a trip até outra cidadezinha incrível? Estamos falando de Trujillo, a cerca de 200 km de Chiclayo. Por lá se encontram as famosas Huacas do Sol e da Lua, duas espécies de pirâmides milenares que representavam a organização política e religiosa da antiga civilização Moche.

Trujillo ainda contempla a viagem com um circuito de praias incríveis, onde é possível conhecer os Caballitos de Totora, as embarcações típicas, feitas de uma planta subaquática da região. Por fim, o passeio se completa com a visita em Chan Chan, considerada a maior cidade de barro do mundo. Já imaginou?

Como chegar em Chiclayo?

A cidade fica a quase 800 km de distância de Lima, sentido Norte, o que dá cerca de 11 horas de carro e uma hora e meia de avião. Como nos demais destinos peruanos, a logística é sempre um dificultador para os viajantes e, por isso, o mais indicado é fechar um pacote com uma agência de viagens especializada no Peru.

Para realizar esse sonho e promover essa experiência única, a Machu Picchu Brasil é a única empresa brasileira que se dedica exclusivamente ao turismo peruano e conta com roteiros ideais para quem pretende explorar o Norte do Peru. Entre eles, o Chiclayo Clássico, o Trujillo Arqueológico e, para quem não quer perder nenhum detalhe, a completíssima Rota Moche entre Chiclayo e Trujillo.

Agora é só arrumar as malas e viver a experiência! Mas antes, vá lá no Facebook e siga nossa página para acompanhar outras dicas e novidades sobre todos os destinos peruanos!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram