Que a gastronomia do Peru é um dos atrativos turísticos mais buscado pelos visitantes, isso ninguém duvida. Afinal, o país teve o privilégio de ser reconhecido, pelo menos, seis vezes com a melhor culinária do mundo.

Apesar de todo esse mérito e dos inúmeros restaurantes e chefs famosos, o segredo está basicamente nos ingredientes andinos e amazônicos, que fazem dos temperos peruanos um verdadeiro paraíso para os amantes de sua cozinha.

Quem visita o Peru se encanta com a variedade de cores e sabores de suas mesas. Por isso, já antecipando essa sua surpresa e a vontade de querer levar esses “segredos” para a sua cozinha no Brasil, preparamos este post com dicas de ingredientes e lojas que você precisa conhecer durante o seu roteiro. Quer conferir e arriscar alguns pratos em casa? Então, continue a leitura e tome nota dos mercados!

Onde encontrar os melhores temperos peruanos em sua viagem ao Peru?

Quem não gosta de entrar em mercados e conhecer os produtos locais, experimentar novos sabores e, quem sabe, arriscar algumas receitas? A diferença para quem viaja ao Peru é que se tem a oportunidade de visitar locais típicos e muito tradicionais, o que dá aquele ar de originalidade.

Abaixo, separamos uma lista imperdível desses locais que não podem ficar de fora de seu roteiro pelo país. Vamos lá!

Mercado Central de Lima

Este é, sem dúvidas, o mercado principal da cidade de Lima e, além de um ótimo passeio, conta com opções diversas de ingredientes e temperos peruanos que, provavelmente, você não vai encontrar em outros lugares. É uma espécie de shopping popular bem simples e rústico, mas que reflete bem os costumes do seu povo. Em poucas horas ali, você vai experimentar sabores, sentir cheiros e se encantar com as cores que contemplam o cenário. Além disso, em outras barracas que dividem o espaço, você poderá comprar roupas, tecidos, brinquedos, carnes, queijos, entre outras coisas. Um passeio completo e imperdível.

Além disso, não há um taxista que não conheça o lugar. Por isso, chegar é facílimo. O endereço é Jirón Ucayali, 615, no centro de Lima.

Mercado Inka

Uma excelente oportunidade para conferir o que há de mais típico do Peru, incluindo os temperos peruanos. O Mercado Inka, na verdade, é formado por galerias das mais variadas lojas. Lá, você vai encontrar desde prata e roupas até as tradicionais balinhas de coca. Mas também não terá dificuldades em encontrar especiarias, pimentas e uma série de ingredientes disponíveis nas prateleiras de algumas lojinhas. O cheiro único é o principal guia que mostrará os caminhos entre os corredores movimentados do mercado.

Para chegar até o Inka Market, basta seguir até a rua Jr. Gonzales Prada, 280, no bairro de Miraflores.

Mercado de Surquillo

Se você está em busca de temperos peruanos, o paraíso é aqui. Surquillo é um dos mercados mais tradicionais de todo o país e uma das referências mais antigas dos chefs locais. Quem visita Lima precisa tirar um dia para realizar esse passeio, mesmo que seja rápido. Ali você vai ter uma noção da variedade de frutos, grãos e ingredientes que o Peru reserva aos visitantes.

De batatas de todos os tamanhos às espigas de milho com as cores mais inesperadas, os corredores do mercado de Surquillo proporcionam uma verdadeira viagem de costumes e tradições incríveis. Para quem gosta de pratos mais picantes, o lugar também é perfeito para encontrar as mais diversas opções de ajis (pimentas), entre eles o amarillo, muito comum na cozinha andina, incluindo o famoso ceviche. Se não conhece, pode experimentar sem medo. Afinal, tem mais sabor do que picância.

Para se ter uma noção da importância deste mercado para a culinária peruana, alguns guias e até chefs costumam oferecer passeios guiados com explicações sobre os ingredientes. No entanto, uma ida por conta própria também é uma forma de se surpreender e conhecer sabores novos.

Temperos peruanos

Feira de orgânicos de Surquillo

Bem ao lado do Mercado que acabamos de citar, numa ruazinha lateral, acontece uma feira de produtos orgânicos todo domingo. Ali, você poderá encontrar os temperos peruanos que tanto busca, assim como mel, queijos, pães, chocolate e ervas de todos os tipos imagináveis. Tudo produzido sem aditivos químicos e bem fresquinho. Ideal para os adeptos de alimentos mais saudáveis.

Mercado Central de San Pedro

Lima pode ser o centro das compras, mas Cusco não fica atrás. Já que os temperos peruanos são o foco principal, vale muito a pena dar um pulo até o Mercado San Pedro, localizado nos arredores da cidade histórica Inca. Por ainda ser desconhecido pela grande parte dos turistas, o público principal se baseia em moradores locais. Ou seja, perfeito para quem quer ter uma experiência, de fato, mais autêntica.

Além disso, os preços são bem vantajosos em diversos itens. Seguindo o modelo do Mercado Central de Lima, o de San Pedro também funciona como uma espécie de shopping popular e, provavelmente, você vai encontrar um pouco de tudo. Entre os produtos mais exóticos estão as frutas, raízes e folhas que completam — e colorem — a gastronomia do Peru. Sabores como o do Camu Camu, aguaymanto, chirimoya e da lúcuma são alguns exemplos do que você poderá experimentar por lá.

Shopping Larcomar

Por fim, quem faz um roteiro mais rápido em Lima pode explorar o conhecido Shopping Larcomar, com suas inúmeras lojas, galerias e restaurantes. Ali existem também mercados onde é possível encontrar diversos temperos peruanos, entre outros produtos mais populares, como o sal de maras e uma grande variedade de ajis. Uma dica imperdível é provar as opções de chocolates vendidos por lá, em especial o da marca Helena. Bom demais!

Enfim, essas foram as nossas dicas sobre onde encontrar os famosos temperos peruanos que dão todo o destaque á cozinha desse país encantador. Sem dúvidas, incluir esses passeios em seu roteiro deixará a sua viagem ainda mais completa e autêntica (além de muito saborosa). Aproveite e incremente suas receitas ao retornar ao Brasil.

Temperos peruanos

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras dicas sobre o Peru, seus destinos e culturas? Então faça o download gratuito do nosso ebook com dicas para planejar sua viagem ao Peru. Até a próxima!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram