Entre os sabores de sua magnífica culinária, o Peru esconde segredos também em seus copos e taças.As bebidas peruanas, sem dúvida, são uma das riquezas mais típicas que o país preserva em suas tradições e, cada vez mais, conquistam o gosto e aguçam a curiosidade dos turistas que visitam seus destinos.

Além do tradicional Pisco, destilado que é base das principais receitas de drinques peruanos, o Peru é privilegiado por pertencer à região amazônica, fonte da maior diversidade de ingredientes que se pode imaginar, levando ainda mais sabores e cores aos bares e restaurantes do país.

Quer conhecer algumas das principais bebidas peruanas, entre alcoólicas e sem álcool, que você poderá ter o prazer de experimentar em seu roteiro? Então, tome nota das dicas abaixo e prepare o paladar. Podemos começar?

Conheça 8 bebidas peruanas de dar água na boca

1- Pisco Sour

Claro que a primeira bebida peruana da nossa lista não seria outra. O carro chefe dos bares do Peru é o drink mais popular — e um dos mais deliciosos — do país. Sem dúvidas, é um símbolo nacional. O Pisco Sour está para o Peru da mesma forma que a caipirinha está para o Brasil.

Sua base, como o próprio nome já sugere, é o pisco. Além do destilado, o cocktail é composto por limão, jarabe (uma espécie de xarope para adoçar e engrossar a bebida), gelo e, por fim, a clara de ovo. Se você é marinheira de primeira viagem, pode achar estranho este último ingrediente, mas podemos garantir que o sabor é incomparável e imbatível. Só experimentando uma receita original para tiraras próprias conclusões!

2 – Chilcano

Quem visita o Peru e aproveita para curtir algumas baladas (faça isso em Lima e Cusco, fica a dica), provavelmente vai encontrar essa opção nos cardápios dos bares e restaurantes. Na verdade, as receitas do Chilcano podem variar, mas a original basicamente leva pisco, limão, gengibre, ginger ale e muito gelo.

Além da refrescância, o drinque é uma boa opção para quem gosta de coquetéis mais leves. Mas é sempre bom ir com calma, pois vale lembrar que os mais docinhos podem “pegar” e nem sentirmos. Por isso, deguste com moderação!

Bebidas peruanas

3 – Macerado

Entre as bebidas peruanas, o macerado é uma das mais tradicionais do país. Em comparação superficial, a bebida seria um pisco com sabor. Alguns produtores de pisco, por exemplo, produzem suas próprias receitas de macerado, deixando os mais variados frutos e ervas curtindo dentro do destilado, até os sabores predominarem.

Depois deste processo, o liquido é coado e a bebida é ingerida pura. Apesar do aroma delicioso, das colorações vivas e lindas, e dos sabores únicos, este drinque apresenta um teor alcoólico considerável e também pode pegar muita gente de surpresa!

4 – Cusqueña

Quem não gosta de experimentar as cervejas locais quando chega ao destino, não é mesmo? O Peru tem boas opções para provar, porém a mais tradicional de todas é a famosa Cusqueña, presente em praticamente todas as equinas do país.

Assim como os brasileiros, os peruanos são fãs de uma cerveja. A única diferença é que enquanto nós costumamos pedir as garrafas mais geladas, este costume não é o mais comum por lá! Mas nada que um balde com gelos não resolva!

5 – Inca Kola

Não há nada de mais tradicional em bebidas peruanas do que a famosíssima Inca Kola. Este refrigerante de cor amarela e sabor muito — mas muito — doce, é outro símbolo dos sabores do Peru. Prova de que a bebida é a maior paixão das famílias do país, a marca foi comprada pela gigantesca americana Coca Cola. Além disso, não é muito difícil de ver sua foto ou trechos de vídeos da bebida até mesmo em propagandas oficiais de turismo no Peru.

6 – Chicha Morada

De origem inca, a Chicha Morada é uma das bebidas peruanas de maior orgulho para o seu povo. No Peru, existe uma enorme variedade de milhos e um deles é o de coloração roxa, chamado de “maiz morado”. Ele é a base da receita!

Após o cozimento, o liquido ganha uma cor incrível e as receitas podem variar, ganhando toques especiais de frutas e folhas como abacaxi, cravo e canela, por exemplo. Bem refrescante e riquíssima em vitaminas!

7 – Sucos

Quem não ingere bebidas alcoólicas também tem uma excelente oportunidade de degustar os infinitos sabores das bebidas peruanas. Como citamos no início, a região amazônica é fonte dos mais variados frutos e ingredientes que, muito provavelmente, você não vai experimentar em nenhum outro lugar do mundo. E isso inclui o Brasil também!

Entre as mais famosas está a lúcuma, camu camu e o charichuelo, por exemplo. Com certeza, vai precisar voltar ao Peru mais vezes se quiser provar todas elas e refrescar, com muito sabor, o seu roteiro por lá.

8 – Chá de coca

Para finalizar a nossa lista de bebidas peruanas, o famoso e tradicional chá de coca. Este você nem precisa procurar ou se preocupar em comprar em algum lugar, pois, provavelmente, será servido em seu hotel, logo na recepção.

O chá nada mais é do que algumas folhas de coca em água fervente. Apesar do sabor não ter nada de excepcional, o efeito relaxante que a bebida proporciona no corpo é o suficiente para garantir o bem-estar e aliviar o cansaço das longas caminhadas e trilhas, especialmente em grandes altitudes, como Puno, Lago Titicaca, Cusco e Altiplano.

Enfim, essas foram as nossas dicas sobre algumas das principais bebidas peruanas que você vai ter a oportunidade de experimentar durante sua viagem a um dos países mais incríveis do mundo e que, particularmente, oferece ao visitante uma infinidade de sabores, cores e aromas únicos. Arrume as malas e se surpreenda!

Bebidas peruanas

Gostou do nosso post? Planejando uma viagem ao Peru? Então, prepare-se para uma das aventuras mais inesquecíveis de sua vida e para conhecer de perto o que há de mais rico em cultura e tradição na América do Sul. Siga nossa página do Facebook e nosso Instagram e fique por dentro das próximas dicas.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram