Todas as culturas milenares do Peru carregam uma essência única de magias, lendas, costumes e mistérios, em especial, no que se refere à medicina natural e ao xamanismo.

No entanto, no Norte do país, mais especificamente na região amazônica, todo esse conhecimento e tradição se aflora ainda mais. É o caso da cidade de Chiclayo, local que conta com um atrativo fascinante e magnifico para quem gosta de esoterismo e busca desvendar os segredos e energias da mata. Estamos falando do fabuloso Mercado das Bruxas.

Então, ficou curiosa para saber como funciona esse mercado e quer saber o que o torna imperdível pelo seu roteiro no norte do Peru? Então, não deixe de conferir as dicas que separamos abaixo e prepare-se para um dos passeios mais misteriosos e curiosos da região. Bora ao que interessa?

O Mercado das Bruxas, em Chiclayo, resume toda a magia no Norte do Peru

O Norte do Peru passou a chamar mais atenção dos viajantes nos últimos anos, principalmente, depois de uma série de descobertas arqueológicas. Dentre elas, a Tumba do Senhor de Sipan (em 1987 e transformado em museu em 2002) e a Huaca Cao Viejo, na cidade de Trujillo, onde, em 2005, também encontraram o corpo de uma mulher tatuada em um estado de preservação quase que inexplicável.

Tudo isso fez vir à tona muitas explicações e revelações que ajudaram a desvendar mistérios e histórias da cultura Moche, uma das mais antigas e fascinantes da região. Porém, além disso tudo, o Norte do Peru ainda se destaca pela sua beleza natural indescritível, entre a floresta e suas belíssimas praias, mas, principalmente, pela conservação de suas tradições e costumes, que passaram de geração em geração.

E o Mercado das Bruxas é a maior prova disso, pois resume em produtos, plantas e objetos toda a crença e conhecimento de um povo milenar que sempre buscou respostas para a vida real e espiritual junto às forças da natureza!

mercado das bruxas

Mas, afinal, o que se encontra no misterioso Mercado das Bruxas?

Em sua viagem ao Peru, certamente não será difícil encontrar feiras e lojas com produtos típicos e regionais. Mas nada se compara ao Mercado das Bruxas, em Chiclayo. Afinal, como o próprio nome já sugere, se trata de um local repleto de mistérios e, basicamente, voltado ao esoterismo, curas, medicinas, simpatias e tratamentos naturais que os locais buscam nos interiores da região amazônica.

Por lá, você encontrará um pouco de tudo mesmo! Desde legumes, frutas (algumas típicas da Amazônia peruana, como a lúcuma e a p0itajaya) até as mais infinitas variações de milhos e batatas que o país produz. Além disso, não será difícil encontrar tecidos, mantas e roupas típicas da tecelagem peruana, assim como produtos artesanais de decoração.

Mas o grande diferencial do Mercado das Bruxas está, justamente, nos objetos, ervas e “remédios” naturais. A variedade é imensa, desde tipos de fumos e tabacos (in natura) até bonecos de vudu prontos. Achou curioso? Então, calma, porque tem muito mais! No mercado é possível encontrar também peles, mascaras, pedras, imagens esculpidas em madeira e argila, animais empalhados, sementes, folhas, chás, amuletos e tudo o que se possa imaginar, cada qual com explicações e recomendações especificas.

De lá, dizem que pessoas conseguem enfeitiçar o amor de suas vidas, se curar de doenças, se conectar com outros planos espirituais e, até mesmo, enriquecer! Portanto, já vai preparando seus pedidos e desejos!

Definitivamente, é impossível descrever tudo o que existe no Mercado das Bruxas de Chiclayo, tendo em vista a grandiosidade e variedade de produtos que as suas diversas tendas oferecem. Uma verdadeira viagem por cores, cheiros, crenças e conhecimentos milenares que se misturam em um ambiente místico e mágico, frequentado por locais e turistas de todos os cantos.

mercado das bruxas

Como chegar ao Mercado das Bruxas de Chiclayo?

Como dissemos, o Norte do Peru pode render roteiros incríveis e fascinantes que, sem dúvidas, merecem destaque especial em sua viagem. O Mercado das Bruxas é apenas um desses atrativos fabulosos da região e fica localizado na cidade de Chiclayo.

pacotes exclusivos para Chiclayo que permitem explorar todo o entorno e a história da cidade, incluindo os sítios arqueológicos que citamos mais acima, além de muitos outros. O Mercado das Bruxas pode ser visitado nos primeiros dias, quando você estiver passeando pelo centro histórico. O mais recomendado para aproveitar tudo é fazendo um city tour completo!

Para quem quer mergulhar de vez na riqueza da cultura Moche e desbravar o que há de melhor na região Norte do Peru, há um roteiro ainda mais abrangente, que inclui Chiclayo + Trujilo, passando pelos principais pontos turísticos das duas cidades, o que inclui as tumbas milenares e as incríveis Huacas, as pirâmides misteriosas que revelam tudo das antigas civilizações locais.

Ah, e claro! Se você ainda quer emendar o Norte do Peru com um roteiro completíssimo, com direito a uma visita a Machu Picchu e ao Vale Sagrado, por exemplo, também é possível elaborar um pacote exclusivo. No entanto, a recomendação é sempre buscar uma agência especializada! Afinal, a logística não é uma das mais fáceis e só quem entende do assunto vai conseguir levar você até os lugares com conforto e segurança!

Enfim, essas foram nossas dicas para quem quer explorar o Norte do Peru, com destaque mais que especial – e merecido – para o fantástico Mercado das Bruxas, em Chiclayo. Saiba que a região é riquíssima em detalhes, histórias e mistérios inacreditáveis, além de ainda ser pouco conhecida pela maioria dos viajantes. Ou seja, perfeito para quem ama aventuras e viagens por lugares originais e, praticamente, intocados! Arrume as malas e surpreenda-se!

E aí? Gostou do post? Antes de preparar as suas “mandingas” no Mercado das Bruxas, não deixe de conferir outro artigo imperdível, com 5 roteiros perfeitos pelo Norte do Peru, para conhecer o que há de mais rico na cultura da região. Confira lá e boa leitura!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram