Quem já visitou o Peru alguma vez ou quem sonha um dia poder pisar nessa terra mágica, certamente tem na cabeça aquela imagem perfeita de Machu Picchu, rodeada de montanhas e nuvens, lhamas e as impecáveis ruínas incas, não é mesmo?

De fato, é o cenário mais famoso e considerado uma das sete  Maravilhas do Mundo. No entanto, outra região ainda pouco conhecida vem chamando a atenção dos viajantes nos últimos anos: o Norte do Peru, com destaque especial para a cidade de Trujillo e a sua praia Huanchaco!

E você, já ouviu falar sobre as maravilhas que essa região oferece? Então fique com a gente e confira todos os encantos que você poderá vivenciar em sua próxima trip pelo Peru. Bora começar?

Praia Huanchaco, a terra dos Cabalittos de Totora

Saindo de Trujillo, em cerca de 20 minutos chega-se até a praia Huanchaco, localizada em uma pequena vila de pescadores de mesmo nome. A paisagem do litoral Pacífico é bem diferente da que estamos acostumados a ver por aqui e uma das características mais marcantes é a perfeição de suas ondas (algumas enormes).

Não é por acaso que a praia Huanchaco e muitas outras do norte peruano se tornaram a rota dos sonhos de surfistas do mundo inteiro. Mas não pense que essa paixão pelo esporte é algo recente por lá. Afinal, é dali que se acredita que os antigos povos já se aventuravam pelas ondas, sobre os tradicionais Caballitos de Totora, uma espécie de canoa toda confeccionada de uma planta aquática e que, até hoje, se encontra aos montes pelas areias.

Se não quiser encarar um dia de surf na praia Huanchaco, sem problemas! Um passeio pela orla e ruazinhas simples da vila já vale para sentir a vibe tranquila e sossegada desse paraíso escondido. Ah, e não vá perder o pôr do sol mais perfeito do Peru também!

Praia Huanchaco

Berço de uma civilização ainda mais antiga que os Incas

Além da beleza e tradições da Praia Huanchaco, o Norte do Peru também é riquíssimo em culturas antigas e repletas de mistérios, lendas e magias. Estamos falando, mais precisamente, da civilização moche, que habitou toda a região entre os séculos I e VII, e que, hoje, revela riquezas e histórias desconhecidas até pouco tempo.

Assim como os Incas, esses povos eram extremamente evoluídos e nos deixaram uma infinidade de monumentos pré-históricos impressionantes, que certamente farão parte de seu roteiro por Trujillo. Confira alguns deles!

Chan Chan, a maior cidade de barro do mundo

Tente imaginar uma área de 22 km² de extensão, onde todas as construções eram feitas somente de barro! Chan Chan era a sede do antigo império Chimú e estima-se que, nesta imensa cidade de terra, habitaram populações de até 100 mil pessoas no passado, mais exatamente a partir do ano 850.

Hoje, a cidade tem metade do tamanho que já teve um dia, muito pela influência dos fortes ventos da praia Huanchaco, que se tornaram um agente erosivo, tornando desafiadora a preservação desse impressionante monumento pré-histórico.

Nessas construções, se concentrava todo o poder administrativo e cerimonial dos Chimú e, em suas paredes e muros de alto relevo, se encontram figuras, desenhos e estátuas de mexer com as nossas mentes.

Praia Huanchaco

Huaca del Dragon ou Arco-íris

Esse templo sagrado também é um dos passeios imperdíveis pela cidade de Chan Chan. Ele é associado aos cultos da cultura Chimú, apesar de alguns especialistas acreditarem que ele tenha sido construído pelos Moche, ainda mais antigos.

Apesar desse mistério, a construção é uma das mais conservadas e impressionantes de todo o Norte do Peru e recebeu esse nome devido às imagens e desenhos de dragões e arco-íris esculpidos em seus muros.

Praia Huanchaco

O Norte do Peru tem pirâmides tão impressionantes quanto as do Egito

Outro lugar fascinante para quem vai explorar a Praia Huanchaco e a região de Trujillo é o Vale do Moche, onde se encontram dois monumentos principais, dignos de um cenário cinematográfico: as Huacas do Sol e da Lua.

Quem avista a paisagem pela primeira vez pode achar que chegou ao Egito, visto a perfeição e magnitude dessas pirâmides. Para se ter uma ideia, a Huaca do Sol tem mais de 40 metros de altura, toda feita em adobe e, acredite, preservada desde o século I.

Esse templo principal servia de centro político-administrativo, enquanto o “menor”, Huaca da Lua, funcionava para as cerimônias religiosas e festas. Ambas as construções são repletas de murais e imagens em alto revelo, além de incluir um museu com artefatos e peças encontradas nas escavações. É de arrepiar!

Praia Huanchaco

Desvende os mistérios da múmia tatuada

Além de todas essas curiosidades que já citamos sobre a região próxima da praia Huanchaco, ainda resta uma, talvez a mais extraordinária de todas: a Senhora de Cao.

Como dissemos, o Norte do Peru ainda esconde mistérios incríveis e, apesar de toda a história antiga, muitas descobertas são recentes, o que torna a viagem ainda mais fascinante.

No complexo arqueológico El Brujo, há três templos impressionantes (Cao Viejo, Cortada e Pietra). No entanto, na primeira delas, um dos maiores mistérios do continente foi descoberto em 2005, quando arqueólogos encontraram uma mulher de cerca de 25 anos, com o corpo coberto de tatuagens de serpentes, aranhas e outros desenhos, acompanhada de inúmeros artefatos de ouro e prata, indício de que ela tenha sido alguém da nobreza.

Impressionantemente, a múmia e suas tatuagens se preservaram por séculos, de forma quase inexplicável, e se tornaram um dos maiores e novos atrativos do Norte do Peru.

Enfim, tudo isso é apenas um simples resumo de uma região infinita de mistérios, histórias e descobertas por um dos países mais fascinantes do mundo. Visitar a praia Huanchaco, as cidades de Trujillo e Chiclayo, além de muitos outros atrativos do norte peruano é experimentar uma verdadeira imersão pela cultura moche e se encantar com a riqueza milenar de seu povo.

Se você já se arrepiou só de imaginar esses cenários, saiba que viajar para o Norte do Peru com conforto, suporte e tranquilidade é totalmente possível. Conheça a Rota Moche, oferecida exclusivamente pela Machu Picchu Brasil e vivencie a maior experiência de sua vida!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram