Se você planeja uma viagem ao Peru, saiba que o país reserva surpresas e atrativos muito além das ruínas incas. Além de uma natureza exuberante, uma gastronomia reconhecida internacionalmente e uma história de arrepiar qualquer aventureiro, o país também conta com um lado cultural bem vanguardista. Entre museus, galerias e exposições diversas, podemos garantir que a arte moderna peruana, sem dúvidas, pode deixar seu roteiro ainda mais completo e surpreendente.

Quer conhecer um pouco desse lado mais contemporâneo do Peru e saber o que visitar durante seus passeios culturais? Então, não deixe de ler o post até o final e anotar todas as dicas que separamos abaixo. Bora começar?

Confira 6 dicas de passeios para quem quer conhecer a arte moderna peruana

1- Museu de Arte Contemporânea (Lima)

Não daria para falar sobre arte moderna peruana sem citar o MAC, na capital Lima. Este museu foi fruto de um trabalho longo do IAC (Instituto de Arte Contemporânea), que desde 1955 reúne artistas e produtores vanguardistas da cidade, dos mais variados estilos.

Em 2013, finalmente, o museu foi inaugurado e uma série de obras passou a integrar a coleção que compõe o acervo de suas galerias principais. Em sua maioria, são quadros, pinturas e telas e de artistas renomados da arte moderna peruana, como Ramiro Llona, Fernando de Szyszio, Armando Varela, José Tola e Enrique Polanco.

No entanto, um passeio pelo MAC não se resume somente a isso. Há uma programação bem variada, sempre em atualização, de eventos, cursos e exposições temporárias, que são abertas ao público. Basta ficar de olho e acompanhar o calendário no site oficial do museu. Sem dúvidas, um tour cultural riquíssimo para quem ama arte!

Arte moderna peruana

2- Museu Mario Testino

Localizado em Barranco, o museu reúne as principais obras de Mario Testino, um dos mais renomados fotógrafos peruanos de todos os tempos. Foi inaugurado em 2012 e, apesar de pequeno, o espaço contempla grandes cliques de Testino, que vão desde importantes personagens de Hollywood, como Brad Pitt, até estrelas do pop e da moda, como Madonna e Gisele Bündchen.

E não para por aí! Até a família real britânica já posou para o fotógrafo, o que inclui as fotos oficiais da princesa Kate e seu bebê com o príncipe William. No museu há, inclusive, uma sala dedicada à princesa Diana, com fotos tiradas por Testino cerca de um mês antes do trágico acidente que matou Lady Di.

Apesar do acesso privilegiado ao mundo dos famosos, o fotógrafo sempre valorizou suas raízes e dedica uma sala inteira do museu a fotos dos povos peruanos que registrou em suas viagens.

Arte moderna peruana

3- Museu de Arte de Lima

O chamado MALI, ou Museu de Arte de Lima, indiscutivelmente, é um dos passeios mais completos e interessantes para se fazer na capital. Afinal, estamos falando de um dos maiores e mais importantes acervos do país, com peças, artefatos e objetos, tanto da era pré-colombiana como do período colonial.

No entanto, suas galerias não se resumem apenas a essas exposições permanentes da história do Peru. Em diversas outras salas, há também mostras e exposições do que há de melhor na arte moderna peruana, de pinturas e fotografias a apresentações, dança e esculturas.

Por fim, vale ressaltar a arquitetura única do espaço, tanto da parte externa (um espetacular casarão do século XVII) como da parte interior (um chão quadriculado, envolto por paredes de janelas e portas coloniais). O espaço conta ainda com uma biblioteca, uma loja e um café. Um passeio para ser feito com calma e sem pressa!

Arte moderna peruana

4- Arquitetura moderna de Lima

Basta um passeio pelas ruas da capital para se deparar com uma cidade dividida entre os traços coloniais de seus casarões históricos e uma arquitetura moderna e requintada. Esses prédios e até imponentes arranha-céus podem ser facilmente avistados por cima das falésias do tradicional bairro de Miraflores, do boêmio e charmoso Barranco e do nobre e moderno San Isidro.

Este último é considerado o coração financeiro da capital e revela o lado modernista de Lima, com edifícios altos e atraentes, ruas arborizadas, o mercado municipal e bons restaurantes, além do sítio arqueológico de Huaca Huallamarca.

Já em Barranco, podemos destacar o engenhoso edifício da Universidad de Ingeniería y Tecnología (UTEC). O prédio de concreto foi construído com formas que lembram um penhasco, com cumes e desfiladeiros. À noite, ele ganha uma iluminação especial.

Para se ter uma ideia da engenharia do local, a construção chegou a ser coroada como o “melhor novo edifício do mundo” pelo RIBA International Prize.

Arte moderna peruana

5- Museu de Arte Contemporâneo de Cusco

Quem achava que Cusco, o berço da civilização inca, reservava-se apenas a roteiros históricos, pode se preparar também para visitar galerias de arte moderna peruana. O MAC da cidade foi fundado em 1995, com o apoio do prefeito da época e a partir da doação de 100 obras de artistas locais de um colecionador chamado Dr. Luis Rivera Dávalos.

Hoje, o espaço conta com um acervo de cerca de 280 obras de diversos pintores, escultores e fotógrafos peruanos e estrangeiros. Entre os trabalhos mais expressivos está a tela a óleo “rio Vilnota”, de Remigia Mendoza, datada de 1897.

Além disso, o museu oferece três salas de exposição, sendo uma na Capela de São Bernardo e outra no pátio principal, dedicada aos artesãos locais.

Arte moderna peruana

6- Arte de rua

Mais presentes em Lima, a arte de rua é a dica final de nossa lista sobre arte moderna peruana. Intervenções e apresentações de dança e teatro podem ser contempladas em praças e ruas da capital.

Além disso, grafites, gravuras e estêncil também chamam a atenção dos olhos mais observadores. Tanto em Miraflores como em Barrancos, não é difícil encontrar essas artes estampadas em muros, prédios e postes!

Enfim, essas foram as nossas dicas de passeios para quem quer completar o roteiro com o que há de mais surpreendente na arte moderna peruana. Não há dúvidas que um povo com uma cultura tão forte e presente desde sempre possa contemplar o viajante com exposições, eventos e atividades culturais realmente impressionantes. Portanto, boa viagem e desfrute desse lado artístico do Peru ao máximo.

Arte moderna peruana

Curtiu o post? Quer conhecer mais a fundo um outro ponto forte dos peruanos, a gastronomia andina? Então, não deixe de conferir também nossas dicas de pratos, além do tradicional ceviche. Boa leitura!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram