Ao viajar para o Peru, se tiver a oportunidade, dedique alguns dias para explorar a capital e seus principais bairros turísticos.

Neste blog, já demos dicas preciosas sobre o que curtir à noite pela cidade, onde fazer compras, quais os melhores restaurantes, passeios, entre outras. Porém, faltava um guia para um dos passeios mais legais que a capital peruana oferece ao visitante: os museus em Lima!

Pensando nisso, nós preparamos este post para quem pretende arrumar as malas e explorar o lado cultural mais rico da cidade. Quer conhecer mais? Então, continue a leitura e tome nota das dicas que trouxemos abaixo. Vamos lá?

Conheça 7 museus em Lima e monte o seu roteiro cultural pela capital peruana

1- Museo Larco

Esse impressionante museu, além de um acervo importantíssimo sobre a história do país e seu povo, tem também uma história com detalhes bastante interessantes. Originalmente, ele foi construído na cidade de Hacienda Chiclín, em 1926, porém, quase 30 anos depois, foi transferido para um outro edifício na capital, se tornando um dos principais museus em Lima.

Seu nome se refere ao grandioso Rafael Larco, um filantropo peruano, apaixonado pela cultura e a história de seu povo, que conseguiu reunir coleções raras de aproximadamente 11 mil peças, incluindo aquelas que foram pesquisadas por ele e outras herdadas de seu pai.

Nesse extraordinário acervo, podemos admirar vasos em cerâmica, objetos em metal, artefatos de guerra, ferramentas, joias, entre outras peças que contam e desvendam muita coisa da era pré-colombiana do país.

Museus em lima

2- Museo Pedro de Osma

A segunda dica de nossa lista de museus em Lima vai para o fabuloso Pedro de Osma, localizado no bairro de Barranco. Já de início, podemos destacar a arquitetura de seu casarão, bem típica do século XVIII. Suas galerias apresentam os acervos mais importantes do vice-reinado do Peru, ou seja, peças e objetos de um período que teve início no século XVI e já diz muito sobre a influência e mistura da cultura europeia no pais.

No passeio, é possível conhecer pinturas e esculturas de origem católica e, de outro lado, peças e artefatos da cultura andina, em sua maioria, trazidas de Cusco e Ayacucho. Um tour que impressiona e conta, em detalhes, uma parte da história dessa país tão rico e curioso.

Museus em lima

3- Museo de Arte de Lima (MALI)

Com cerca de 4.500 metros quadrados de área expositiva, o Museu de Arte de Lima conta com uma das maiores e mais completas coleções dos mais variados períodos da história peruana. Entre as suas salas, há exposições permanentes de arte pré-colombiana, com artefatos de cerâmica, prata, madeira, pedra, ouro e até têxteis, datados dos séculos XIX e XX. As demais galerias abrigam acervos de linguagens artísticas variadas, tais como fotografias, pinturas, arte contemporânea e costumbrismo.

Por fim, ainda há salas com mostras mais recentes e modernas, sempre em atualização. Em 2014, o MALI lançou uma coleção virtual e ampliou o acesso às suas obras.

Museus em lima

4- Museo de Arte Contemporânea (MAC)

Entre os museus em Lima, o MAC é um dos mais novos e modernos da capital. Ele foi fundado em 2013 e suas galerias abrigam coleções do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), que reúne artistas vanguardistas e uma série de estilos de arte peruana e latino-americana.

Um passeio por esse museu ainda pode ser contemplado com eventos, apresentações e até cursos sobre a cultura do país. Fique de olho na programação e não deixe de visitar.

Museus em lima

Créditos: Los créditos son de Juan Pablo Murrugarra / MAC Lima

5- Museo Oro del Peru

Outra dica imperdível para quem pretende explorar os museus em Lima é conhecer o Museu do Ouro e das Armas. Ele foi criado por Gabriel Mujica Gallo, um colecionador aficionado por peças de ouro e prata das principais culturas andinas.

Vale aqui ressaltar uma polêmica envolvendo o museu. Em 2001, um especialista da Universidade Católica de Lima acusou o colecionador de falsificar suas peças, o que nunca foi realmente provado. Esse fato, na verdade, serviu para aumentar ainda mais as visitas ao local e torná-lo ainda mais conhecido.

Entre as exposições, é possível ver antigas peças de origem inca, assim como máscaras funerárias, utensílios, ferramentas, armas, vasos, bandejas e, até mesmo, algumas múmias. Na seção de armas, encontram-se espadas, rifles e carabinas trazidas pelas invasões espanholas.

Museus em lima

6- Museo de Arqueologia y História del Peru

Esse é considerado o mais antigo museu de Lima e é conhecido também como Museu Nacional. Sem dúvidas, é uma das instituições mais importantes e organizadas de todo o país, com um acervo amplo e riquíssimo sobre as principais culturas pré-históricas do Peru.

Para se ter uma ideia, seu acervo ultrapassa 300 mil peças de diferentes origens e datas, entre peças decorativas, religiosas, funerárias e bélicas, desde o período pré-colombiano até os fins da colonização hispânica.

Além de múmias, esculturas e artefatos incas, o museu preserva também vestimentas, documentos, móveis e peças de importantes personagens da história do Peru e do continente, como Jose de San Martin e Simón Bolivar. Simplesmente imperdível!

Museus em lima

7- Museo de la História Natural

Para diferenciar um pouco o roteiro por museus em Lima, o Museu de História Natural é recomendado àqueles que amam botânica, biologia e pré-história. Por lá, é possível entender a diversidade da fauna e flora dos andes e como se deu a sua evolução!

Além disso, é uma das poucas instituições a colecionar ossadas e fósseis de animais pré-históricos, entre eles baleias, dinossauros e até as tataravós das simpáticas lhamas e alpacas, símbolos do país até os dias atuais.

Enfim, essas foram as dicas de museus em Lima! São apenas algumas opções de passeios culturais que o viajante pode incluir em seu roteiro por uma cidade tão completa e apaixonante, como é o caso da a capital peruana. Esperamos que aproveite e traga de volta uma bagagem repleta de conhecimentos e surpresas que esses lugares proporcionam!

Museus em lima

Gostou do post? Tem alguma sugestão ou dúvida sobre passeios culturais em Lima? Então, não deixe de compartilhar com a gente e escreva nos comentários! Certamente, podemos trocar muitas outras dicas!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram