Já imaginou casar de uma forma bem diferente? No lugar do padre ou do juiz, um xamã e, ao invés de altar, a floresta!

Sim, isso é possível no Arac Masin, ou o chamado casamento andino, que por séculos uniu milhares de casais incas, mas que hoje ganha adeptos modernos e dispostos a vivenciar uma experiência única e bem típica do matrimônio peruano.

Achou interessante a ideia e gostaria de ter um evento assim? Então, não deixe de conferir cada detalhe que separamos neste post e conheça um pouco mais sobre essa fascinante cerimônia. Quem sabe você não será a próxima a realizar este sonho também?

Como é o Arac Masin, o casamento andino?

Na verdade, se trata de um ritual simbólico para representar a união do casal seguindo as tradições incas. Ou seja, apesar de não ter um valor legal, é uma cerimônia que remete a uma cultura ancestral e que, sem dúvidas, proporciona uma experiência inesquecível em um momento tão especial.

Além disso, engana-se quem acha que esse tipo de cerimônia se restringe somente a pessoas locais. Muito pelo contrário! Nos últimos anos, o casamento andino se tornou mais uma experiência para viajantes que se encantam pela riqueza e cultura de um país tão fascinante e que decidem celebrar a união matrimonial, com as bênçãos de Pachamama.

O mais interessante do Arac Mansin é que essa celebração foge de todo aquele conceito padrão que temos de um casamento e traz à tona alguns princípios ancestrais de respeito e harmonia com a natureza, a terra, as águas, os céus e outros elementos naturais que sempre fizeram sentido aos povos daquele país. Sem dúvidas, um momento único para celebrar essa união em meio a uma magia e a uma energia tão especial.

Casamento andino

Como é possível fazer seu próprio casamento andino?

Como explicamos, o Arac Masin não tem um valor legal. Portanto, não há nenhum tipo de burocracia envolvida com o governo peruano ou brasileiro para você realizar o casamento andino. A cerimônia é realizada por um xamã local, porém tem todo aparato, suporte e logística de uma equipe profissional.

O casamento andino pode ser agendado por meio de uma agência de viagens, por exemplo. No entanto, claro, é preciso que esta empresa seja especializada nesse tipo de roteiro e que ofereça toda a organização e planejamento do evento.

Resumindo, você pode contratar um roteiro com a agência e ela vai providenciar todo o necessário para o seu casamento andino, desde o transporte, a reserva do local, arrumação, roupas, hospedagem, alimentação… ou seja, simplesmente tudo para você aproveitar cada minuto de sua experiência ao lado de quem ama!

Qual a experiência de casar no Peru pelo Arac Masin?

De fato, esse é um momento indescritível! Realizar uma cerimônia em meio à natureza, num país repleto de magias e curiosidades únicas, envolvendo crenças e a mística de um dos povos mais extraordinários do mundo é, sem dúvidas, algo emocionante, capaz de marcar a vida do casal para sempre.

Mesmo sendo impossível descrever a real emoção que é o casamento andino, basta imaginar um pouco o cenário. O casal se prepara com as vestimentas típicas dos incas, com as cores mais vivas, que inclui uma capa tradicional e coroas que remetem aos tempos do império. Dessa forma, os dois são recepcionados pelo papa mensacoq, o sacerdote andino e sua assistente.

Toda a celebração é feita em um ambiente mágico, em meio a uma natureza rica e a uma decoração sem igual, com os mais variados elementos naturais, como lindas flores, pedras, sementes, incensos, folhas de coca, velas e essências. O sacerdote realiza as orações e bênçãos, aclamando a Apus (espíritos da montanha), Pachamama (mãe terra), Wilka Nina (fogo sagrado), Mama Koka (mãe coca) e Chaskas (estrelas).

Tudo é realizado no dialeto quéchua e tem duração média de uma hora simplesmente intensa e mágica!

Casamento andino

Muito além do casamento andino…

O casal que planeja se casar no Peru tem muito mais motivos para essa escolha do que apenas a cerimônia do Arac Mansin. Afinal, será a oportunidade para a dupla desfrutar de uma lua de mel igualmente impressionante e tão inesquecível quanto a cerimônia do casamento andino.

Atrações românticas não faltam no país e temos certeza que seu roteiro pode ser completo e recheado de momentos únicos. Quer algumas dicas?

Jantar romântico

Não é de hoje que a gastronomia peruana é destaque internacional, inclusive sendo considerada uma das mais requintadas do mundo. E, sinceramente, nada melhor do que seu casamento andino ser marcado por um jantar romântico, concorda?

Você terá tempo suficiente para experimentar os mais variados sabores do Peru nos infinitos restaurantes de Lima, Cusco e do Vale Sagrado. Além disso, após a cerimônia, o casal é contemplado com um jantar típico e, claro, a dois! Já imaginou?

Machu Picchu só para os dois

Outro privilégio de quem realiza o casamento andino é que a agência de viagem realiza um tour privado por Machu Picchu. Ou seja, o transporte e um guia exclusivo para o passeio completo, com dicas, rotas e explicações só para os dois e mais ninguém. Já está pensando nas fotos lá em cima?

Cusco e Vale Sagrado completo

Da mesma forma que o passeio para a cidadela de Machu Picchu, o casal poderá explorar também cada canto de Cusco, a cidade berço da civilização inca, assim como todo o Vale Sagrado, sem mais ninguém no percurso. Exatamente! Todo o roteiro será acompanhado por um guia exclusivo pelos principais atrativos e, claro, vocês terão o tempo livre necessário para visitar outros atrativos por conta própria.

Enfim, o casamento andino, sem dúvidas, é mais uma experiência mágica que o Peru e a sua história proporcionam aos seus visitantes, com destaque especial àqueles que pretendem vivenciar o matrimônio de uma forma inesquecível e repleta de magias. Viva intensamente cada um desses momentos e absorva a energia mais extraordinária dessa cerimônia!

E aí, gostou do post? Já imaginou realizar esse sonho com a pessoa amada? Então, não espere e conheça nosso roteiro completo para o seu casamento andino e desfrute da melhor experiência de suas vidas!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram