Enquanto a folia toma conta das principais cidades do Brasil, também surge uma das melhores oportunidades do ano para embarcar naquela tão sonhada viagem internacional. Afinal, no feriado mais prolongado de todos, não faltam opções de pacotes especiais para curtir a temporada em alto estilo e em outro país, o que obviamente inclui o Peru. Mas, afinal, vale a pena passar o carnaval em Machu Picchu?

Como bons especialistas na cultura andina, já adiantamos que toda hora é hora para visitar as ruínas incas e uma das 7 maravilhas do mundo. Além disso, o mês de fevereiro nos Andes é repleto de surpresas. E para aqueles que querem aproveitar o carnaval em Machu Picchu também para “pular” em alguma festa, a região sempre conta com uma programação movimentada nessa época.

Sendo assim, sem mais delongas, bora conferir um pouco como é o carnaval em Machu Picchu e por que você nem deve pensar duas vezes antes de ir. Ainda dá tempo e vamos te mostrar tudo. Continue a seguir!

Afinal, como é passar o carnaval em Machu Picchu?

Lhamas no carnaval de Machu Picchu

Nenhum outro feriado é tão longo como o carnaval e durante esses cinco dias (ou mais) de folga dá pra conhecer bastante coisa pelo Peru, especialmente pela rota clássica de Cusco, Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu, o roteiro mais querido e desejado pelos aventureiros do mundo todo.

Além disso, fevereiro é considerado baixa temporada em Machu Picchu, ou seja, menos gente, preços mais atrativos e fotos bem mais legais nas ruínas mais vazias.

Só lembrando, a data do Carnaval varia de ano para ano, então é importante planejar-se. Em 2020 a terça-feira de Carnaval será no dia 25 de fevereiro. Em 2021, será no dia 16 de fevereiro.

Como é o tempo em Machu Picchu em fevereiro?

Carnaval em Machu Picchu

Muita gente se questiona se vale a pena passar o carnaval em Machu Picchu, justamente por causa do tempo, tendo em vista que fevereiro faz parte da estação chuvosa. Mas vamos lá! De fato, o clima em Machu Picchu é dividido, basicamente, em dois períodos: o de chuvas (entre dezembro e abril) e o de seca (maio até novembro).

Porém, a estação chuvosa não se caracteriza por chuvas longas e dificilmente chove o dia inteiro. O que ocorre é que, durante o verão, o tempo fica mais abafado, úmido e é normal que nas montanhas ocorram algumas pancadas no fim da tarde ou, até mesmo, só ameace.

Ou seja, isso não tira nenhum encanto das ruínas e nem deve ser considerado um empecilho para visitar Machu Picchu. Pelo contrário, pode até surpreender os visitantes com cenários únicos e fascinantes, quase que exclusivos dessa época, como o aparecimento de arco-íris e de belos feixes de luz sobre as montanhas.

Ouvi falar que Machu Picchu fecha em fevereiro. É verdade?

Para quem pretende passar o carnaval em Machu Picchu e já ouviu boatos de que o parque fecha durante o mês de fevereiro, pode ficar tranquilo. Há uma pequena confusão que muita gente faz, tendo em vista que o governo anuncia o fechamento da trilha inca original neste mês, porém isso não interfere em nada no acesso ao parque, que funciona normalmente o ano inteiro.

Então, só não dá para ir a pé para Machu Picchu em fevereiro? Também não é isso! A única trilha que fecha em fevereiro é o caminho original dos Incas. Porém, todas as demais rotas alternativas, como a trilha Salkantay, funcionam normalmente e podem ser percorridas em fevereiro.

E tem festa durante o carnaval em Machu Picchu?

Eventos e celebrações no Carnaval em Machu Picchu

A cidade de Cusco não para nunca e não é à toa que já foi eleita o destino predileto dos viajantes na América do Sul. A região, além de ser berço da cultura inca, é famosa pela variada programação de festas populares e de eventos que ocorrem a cada mês.

Em fevereiro, o carnaval também é comemorado no Peru e é normal que haja celebrações na Plaza de Armas e nos bares de Cusco. Por ser um país de predominância católica, a quarta-feira de cinzas é marcada por belas procissões e missas na cidade, uma oportunidade única para vivenciar a fé do povo e admirar a beleza das igrejas abertas também.

O que precisa levar para o carnaval em Machu Picchu?

Nesse período, o tempo costuma ficar mais abafado e os dias são mais quentes. No entanto, as temperaturas podem mudar repentinamente ao anoitecer e o friozinho pegar você de surpresa. Por isso, preparamos um pequeno checklist do que levar para Machu Picchu no carnaval. Confira!

  • Roupas leves para os passeios;
  • Roupas de frio e um bom casaco sempre podem ser úteis;
  • Uma mochila pequena para levar o básico durante os passeios;
  • Calçados confortáveis;
  • Protetor solar e hidratante;
  • Protetor labial também nunca é demais;
  • Máquina fotográfica e cartão de memória.

Dicas extras para visitar Machu Picchu no carnaval

carnaval em machu picchu

  • Cusco está a mais de 3.000 metros acima do mar e é normal que algumas pessoas precisem se adaptar nos primeiros dias. Para controlar o Soroche (o mal de altitude), evite muitos esforços físicos na chegada e capriche no chá de coca;
  • Prepare as pernas e os pés, especialmente pelos passeios no Vale Sagrado, onde se caminha muito, com direito a longas escadarias, subidas e descidas íngremes;
  • A culinária peruana é uma atração à parte no país. Pesquise bem sobre os pratos típicos e não deixe de experimentar nada;
  • A noite em Cusco costuma ser animada. Para quem quer dançar e botar o papo em dia, confira também algumas dicas de bares locais.

Pacote para carnaval em Machu Picchu

Todo ano a Machu Picchu Brasil, única agência brasileira especializada exclusivamente no turismo e cultura andina, anuncia um pacote de carnaval para Machu Picchu que é sucesso e sempre muito comentado pelos aventureiros.

O roteiro engloba toda a rota clássica da região, explorando o que há de melhor em Cusco, os vilarejos e sítios arqueológicos do Vale Sagrado e termina nas fascinantes ruínas incas de Machu Picchu.

O diferencial de embarcar com uma agência especializada é contar com um atendimento diferenciado, com guias capacitados e uma equipe que conhece cada detalhe e curiosidade do país, transformando o roteiro em uma verdadeira experiência de vida. Ah, e claro, ainda tem a questão do melhor custo-benefício!

VER TODOS OS PACOTES DISPONÍVEIS

Curtiu as dicas para passar o carnaval em Machu Picchu? Que tal tornar isso uma realidade e embarcar nessa aventura? Ainda dá tempo! Bata um papo com nossos especialistas e planeje a trip mais inesquecível de todos os tempos.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram