Não importa qual seja o mês de sua viagem ao Peru, na hora de organizar as coisas na mala é imprescindível saber o que levar para Machu Picchu para não passar apertos ou então carregar mais peso do que o necessário. Pensando nisso, como bons conhecedores do clima local, nós decidimos preparar este miniguia detalhado sobre o que não pode faltar na sua bagagem ao viajar para o país andino.

Sendo assim, sem mais delongas, não deixe de anotar as dicas e fazer aquela conferência completa antes de embarcar para a aventura. Podemos começar?

Afinal, como é o clima em Machu Picchu?

O que levar para Machu Picchu

Antes de saber o que levar para Machu Picchu na mala, é importante conhecer um pouco do clima no Peru. Principalmente se você pretende estender a viagem para outros cantos do país, já que tudo pode variar de região para região.

Vale lembrar também que a cidade nca está a mais de 2.400 metros de altitude, entre a Cordilheira dos Andes e a floresta amazônica, o que, naturalmente, faz com que o clima de Machu Picchu seja um tanto quanto particular.

Mas vamos lá! Nos próximos tópicos, destacamos as principais características marcantes do clima andino, o que é fundamental para entender melhor e definir o que levar na mala para Machu Picchu! Continue e confira!

VEJA TAMBÉM

O que levar na viagem ao Peru por cada região

Águas Calientes: o que fazer na cidade antes de Machu Picchu

O que levar para Machu Picchu entre novembro e março (estação das chuvas)?

Tecelagem andina

Esses meses são mais marcados por possíveis pancadas de chuvas em Machu Picchu, o que não significa, de maneira alguma, que o passeio ficará comprometido. Afinal, dificilmente elas duram o dia inteiro e até podem surpreender com espetáculos únicos, com outras cores e até o surgimento de um lindo arco-íris sobre as ruínas incas.

Por outro lado, os dias costumam ser mais abafados nessa época, especialmente de dezembro até fevereiro, com uma média de 20 a 23ºC, sendo que a sensação térmica pode ser mais alta em alguns momentos.

Com isso, confira um pequeno checklist sobre o que levar para Machu Picchu na estação chuvosa:

  • roupas mais leves, especialmente para o dia;

  • calçados confortáveis para caminhadas;

  • apesar de ser mais quente, é recomendado sempre carregar um agasalho como um pulôver, um moletom ou, para os mais friorentos, até um bom casaco de inverno nunca é demais;

  • bermudas são bem-vindas para os passeios, mas, certamente, as calças serão mais úteis durante as noites;

  • em caso de sentir frio nessa época, em Cusco e em todo o Vale Sagrado, haverá sempre lojinhas e galerias vendendo o tradicional chullo (a touca peruana), meias, luvas e até cachecol de tecelagem andina. Ou seja, ao invés de encher a mala com seus acessórios na ida, é melhor comprar lá e ter espaço para trazê-los na bagagem.

O que levar para Machu Picchu entre abril e outubro (estação de seca)?

O que levar para as trilhas em Machu Picchu

Considerada a alta temporada em Machu Picchu, a estação de seca é marcada por dias de céu mais aberto, sem chuvas, porém, com temperaturas bem mais baixas, especialmente durante a noite. Para se ter uma ideia melhor, enquanto as tardes marcam, em média, entre 17° e 19ºC nesse período, as madrugadas podem surpreender com quedas drásticas, podendo chegar a 0ºC ou próximo a isso.

Sendo assim, podemos dizer que é bom se prevenir nessa época e fazer a mala com mais atenção. Para ajudar, confira nossas dicas sobre o que levar para Machu Picchu na estação de seca!

  • garanta um espaço certo para aquele casaco mais quente. Certamente, ele será bem útil;

  • para os passeios diurnos, ainda que faça sol e uma temperatura agradável, é sempre recomendado levar um agasalho à parte. Como dissemos, já no entardecer, o frio pode pegar você de surpresa;

  • para essa época, uma calça legging, de moletom ou mesmo o bom e velho jeans podem ser opções mais confortáveis e leves para as caminhadas e não deixam ninguém na mão se a temperatura baixar de uma hora para outra;

  • se o seu ingresso para Machu Picchu for para o período da tarde, com o fim do passeio para o final do dia, é recomendado até levar toucas e cachecóis para o anoitecer;

  • o mesmo vale para os passeios noturnos em Cusco. Ou seja, nessa época é bom levar alguns itens de frio do Brasil, mas também não deixe de separar um espacinho na mochila para Machu Picchu para guardar algumas lembranças do Peru.

Independentemente da época da viagem, o que não esquecer de levar para Machu Picchu?

Mala para Machu Picchu

Além das dicas sobre o que levar para Machu Picchu de acordo com o mês da sua viagem, abaixo separamos também mais alguns itens indispensáveis que precisam ter lugar garantido na mala. São eles:

  • calçado bem confortável;

  • em caso de fazer a trilha Inca, é recomendado até uma bota;

  • protetor solar;

  • chapéu ou boné;

  • óculos escuros;

  • hidratante para pele e protetor labial;

  • um kit básico de medicamentos, como remédios para enjoos, mal-estar, dor de cabeça, de barriga etc.;

  • uma mochila pequena para passeios diurnos;

  • adaptador de tomadas se for levar laptop ou outro eletrônico específico;

  • câmera de fotos e, se tiver, uma bateria extra;

  • cartão de memória com bastante espaço.

Enfim, esse foi o nosso miniguia detalhado sobre o que levar para Machu Picchu a cada mês e temporada. Vale reforçar que, se o seu roteiro pretende englobar outros destinos peruanos, é recomendado pedir mais dicas ao seu agente de viagem, de acordo com as épocas e lugares a serem visitados. Para isso, é sempre recomendado fechar o pacote com uma agência especializada no turismo andino e com a experiência necessária.

Curtiu as dicas? Já tem uma viagem programada para Machu Picchu? Então, antes de vivenciar essa experiência única em sua vida, não deixe de baixar nosso mapa completo de todo o parque e já comece a aventura a partir de agora!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram