Respire fundo, pois sua aventura pelo Peru vai começar agora! Quem tem uma viagem programada ou mesmo quem sonha um dia visitar o país mais fascinante da América do Sul, certamente, tem em mente fazer o tradicional passeio pelo Vale Sagrado e a visita às ruínas incas mais famosas do mundo. No entanto, o que muita gente se pergunta no momento de montar o roteiro é, justamente, como ir de Cusco para Machu Picchu.

Sendo assim, como bons especialistas no assunto e conhecedores de cada canto daquela região, nós resolvemos preparar este post, exclusivamente, para mostrar as mais variadas formas de como ir de Cusco a Machu Picchu e ajudar você a montar o roteiro perfeito, dentro do seu perfil de viajante e, claro, que caiba perfeitamente dentro do seu bolso. Bora conferir?

Antes de tudo, saiba de algumas coisinhas importantes!

Aguas Calientes

É válido destacar alguns detalhes e informações importantes antes mesmo de entender como ir de Cusco para Machu Picchu e não se enrolar na hora de montar o seu roteiro. Afinal, é bom lembrar que se locomover no Peru não é lá uma tarefa das mais fáceis, especialmente, para aqueles que tentam fazer tudo por conta própria, beleza?

Então, vamos a algumas dicas e informações básicas!

  • Não existem voos diretos do Brasil para Cusco. Sendo assim, basicamente, seu roteiro deverá ser feito da seguinte forma: Lima – Cusco – Águas Calientes – Machu Picchu;

  • A logística no Peru é bem especial, tanto por causa da infraestrutura de transporte público como pela geografia particular do país. Ou seja, considere que fazer o trajeto por conta própria pode acarretar atrasos ou, até mesmo, impedir que você chegue nas atrações;

  • Saiba que as novas regras de acesso a Machu Picchu determinam horários específicos de visitação e, portanto, é bom ter a certeza de que vai chegar na hora certa;

  • Prepare-se adequadamente conforme o caminho escolhido;

  • Indiscutivelmente, se você quer saber como ir de Cusco para Machu Picchu de modo mais seguro e garantido, tenha em mente que é por meio de uma agência especializada.

Conheças as diferentes formas de como ir de Cusco para Machu Picchu

Agora sim é hora da aventura! Indo direto ao ponto, há diferentes jeitos e caminhos saindo de Cusco até Machu Picchu, o que possibilita explorar a região das mais variadas formas e, cá entre nós, todas elas valem a pena!

O que diferencia cada uma delas, na verdade, é o tempo de viagem que você tem disponível, o orçamento para o seu roteiro e, claro, qual o nível de emoção ou conforto você busca. Para entender melhor, confira a seguir, em detalhes, como ir de Cusco para Machu Picchu de todos os jeitos! Bora lá!

O mais clássico

Trem de machu picchu para Cusco

Provavelmente, você já ouviu falar sobre os trens para Machu Picchu! Afinal, é o jeito mais cômodo e, podemos até dizer, o mais clássico entre todas as opções. No entanto, é bom esclarecer que, na verdade, esse meio de transporte parte de diferentes pontos, o que inclui Cusco!

No Peru, há duas empresas operando com os trens para Machu Picchu: a Inca Rail e a Peru Rail. Ambas são excelentes opções e, basicamente, só se diferenciam pelos horários disponíveis. Para saber como ir de Cusco para Machu Picchu de trem, veja quais as principais estações existentes na região:

  • San Pedro – a mais nova estação de trem para Machu Picchu, a San Pedro fica bem próxima à Plaza de Armas de Cusco e a duração de viagem até Águas Calientes é de quatro horas;

  • Poroy – essa estação fica a 25 minutos de Cusco (portanto, é preciso transporte) e a viagem até Águas Calientes leva três horas;

  • Ollantaytambo – essa já fica a duas horas de viagem de Cusco, porém, é a melhor opção para que pretende visitar o Vale Sagrado dos Incas e, de lá, partir para Águas Calientes.

Resumindo, tem como ir de Cusco para Machu Picchu de trem e, sem dúvidas, é a opção mais cômoda para os viajantes e os cenários da viagem são indescritíveis. Além disso, as empresas oferecem diferentes tipos de trens e serviços nesse trajeto, desde os mais simples até os mais luxuosos.

O mais econômico

Tem como ir de Cusco para Machu Picchu gastando menos? Sim, porém, prepare as pernas! Afinal, o jeito considerado o mais econômico de todos envolve um certo esforço físico e, em média, dura umas oito horas.

Esse é o famoso caminho pela Hidrelétrica Machu Picchu, o ponto mais próximo de Águas Calientes que as vans de Cusco chegam. Ou seja, a partir de lá, o restante do trajeto é a pé, em cerca de duas horas de caminhada ao lado do trilho do trem.

O trajeto é bem movimentado e também pode render boas fotos com a paisagem de fundo!

O mais emocionante

Trilha Inca

Se você busca um pouco mais de emoção em seu roteiro pelo Peru, saiba que tem como ir de Cusco a Machu Picchu por trekking. São as famosas Trilhas Incas, que permitem percorrer o caminho original aberto pelos antigos indígenas (quatro dias) ou por rotas alternativas, como a trilha Salkantay (cinco dias).

Há ainda uma opção mais rápida, chamada Trilha Inca Curta, que leva apenas dois dias. Vale ressaltar que o caminho original tem uma limitação de 500 visitantes por dia. Os cenários e experiências em todos os trajetos são garantidos, o que pode incluir grandes nevados, lagoas cristalinas, sítios arqueológicos, entre outras maravilhas.

Por fim, qualquer que seja a sua escolha, procure uma agência de confiança e com guias capacitados para o acompanhamento do trekking.

PARA SABER MAIS DICAS SOBRE AS TRILHAS INCAS 

Turismo de aventura: 4 dicas para as trilhas de Machu Picchu

Trekking Machu Picchu: 3 trilhas para quem gosta de aventura

O mais completo

Trem para Machu Picchu

Por fim, para não perder um minuto sequer de sua experiência no Peru, a forma mais completa de como ir de Cusco para Machu Picchu é por meio de um pacote fechado, o que inclui todo o transporte, ingressos e guias durante a sua estadia na região.

Ou seja, isso engloba tours pela cidade de Cusco, passeios pelo Vale Sagrado e a visitação das ruínas Incas com todo o suporte e sem nenhum tipo de preocupação.

Independentemente do caminho escolhido, é fundamental que tudo seja orientado e acompanhado por uma agência especializada. A Machu Picchu Brasil é a única empresa brasileira dedicada 100% ao turismo peruano, oferecendo mais completos e perfeitos roteiros em todo o país, desde os já prontos até os personalizados.

Sendo assim, se quer saber mais como ir de Cusco para Machu Picchu, quanto isso custa e quando começar a se organizar, converse com um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas com quem mais entende da região.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram