Trekking Machu PicchuJá imaginou chegar a uma das 7 maravilhas do mundo a pé, passando por caminhos cheios de mistérios, histórias e magias? Pois bem! Quem visita o Peru tem a oportunidade de fazer um trekking Machu Picchu.

Se você é apaixonada por caminhadas e aventura, provavelmente já ouviu falar sobre esse caminho até a cidade Inca, no alto da montanha. Ou melhor, esses caminhos.

Isso mesmo, além da tradicional trilha inca, há alguns trajetos alternativos e podemos garantir que cada um tem seus encantos especiais. Quer conhecer um pouco mais sobre esses roteiros em Machu Picchu? Então, fique com a gente e anote as dicas que separamos abaixo.

Conheça três trilhas para um trekking Machu Picchu

Antes de começar a dar detalhes de todos os principais trajetos, vale ressaltar que trekking Machu Picchu pode ser sinônimo de muita aventura, conhecimento e surpresas. Porém, nada de perrengues e sufocos! Hoje, existem pacotes para todos os perfis de turistas e de acordo com a disposição deles. Confira só abaixo e se surpreenda!

1-Trilha Inca

Este é o trekking Machu Picchu mais clássico até a cidadela inca. Uma combinação perfeita de diversos climas, uma paisagem exuberante e inúmeras ruínas durante o trajeto. Devido a uma limitação do governo peruano, com o intuito de preservação, apenas 500 pessoas podem ingressar o caminho por dia.

Por isso, a dica é se planejar com antecedência e contatar sua agência o quanto antes para não se decepcionar. A distância total é de 42 Km por dentro da floresta, mas antes que arregale os olhos e se assuste com o longo percurso, nós trouxemos também duas opções, entre elas duas bem mais curtas. Confira abaixo:

1.1-Trilha Inca Curta (2 dias)

Este trekking Machu Picchu é ideal para quem tem menos tempo livre e também não precisa acampar. O trajeto se inicia de trem até um determinado ponto, mais exatamente o Km 104 da linha. Dali, de fato, começa a caminhada, que por não ter a necessidade de pernoite, dispensa também muitos equipamentos.

A primeira parada é Chachabamba, um sitio arqueológico localizado a 2.150 metros acima do nível do mar. Depois de três horas de caminhada, finalmente chega-se ao espetacular complexo de Wiñay Wayna, um dos mais importantes sítios históricos do caminho inca original. Uma verdadeira recompensa para os olhos e para alma, depois do esforço.

Recuperado o fôlego, a caminhada segue por mais 1h15 até Intipunku, onde fica a Portada do Sol, entrada do parque de Machu Picchu pela trilha. Dali, se desce até Águas Calientes para descansar e retomar as energias para o dia seguinte, quando finalmente é feita a visita à cidadela inca e é concluído o Trekking Machu Picchu. Este último percurso pode ser feito tanto a pé como por ônibus.

Vale lembrar que os pacotes turísticos que incluem a trilha curta englobam também passeios essenciais (Tour em Cusco) e combinados (Cusco + Vale Sagrado).

1.2- Trilha Inca Tradicional (4 dias)

O trekking Machu Picchu mais disputado do mundo requer disposição. Mas todo esforço é recompensado a cada surpresa da trilha de 39 Km e, por fim, a conquista de chegar no topo do cenário mais incrível da história dos incas.

Tudo se inicia em Piskakucho, pequeno povoado entre Cusco e Águas Calientes. Após a apresentação ao posto de controle, a caminhada começa pra valer. Logo, é feita a visita a pequenos sítios arqueológicos e chega-se a Patallacta, que era um importante centro de fornecimento de milho para as cidades incas.

A primeira parada do trekking Machu Picchu para pernoite é em Wayllabamba, que oferece uma vista incrível de todo o vale. No dia seguinte, café reforçado para uma caminhada de uma elevação de 1000 metros de altitude, onde é possível notar nitidamente a mudança de cenário. Alpacas e lhamas começam a surgir no cenário. Depois de 6h30 de caminhada, outra parada para dormir no Valle de Pacaymayu.

O terceiro dia é, sem dúvidas, o mais encantador. Afinal, o número de sítios arqueológicos a serem visitados compensam cada passo de sua perna. Abra de Runkurakay, Yanacocha, Bosque Nublado, Sayacmarca, Abra Phuyupatamarca e a montanha Phuyupatamarca são algumas das maravilhas que você vai conhecer pelo caminho.

Por fim, no último dia, o trajeto leva até o destino final de seu trekking Machu Picchu. Depois desse desafio, a principal cidadela inca parece ganhar mais encantos e detalhes em suas construções e cenários.

Assim como a trilha mais curta, um pacote turístico deste trekking Machu Pichu, engloba outros passeios como o essencial (Cusco) ou o combinado (Cusco e Vale Sagrado), nos dias anteriores. Imperdível!

2-Trilha Salkantay

Esse trekking Machu Picchu é uma das trilhas alternativas à cidade. A Salkantay é um vale nevado localizado a 6.271 metros de altitude. A duração total do passeio é de cinco dias e quatro noites de muitas aventuras, emoções e paisagens de cair o queixo.

Há muitos outros trajetos de trekking Machu Picchu, mas a trilha Salkantay é a mais fascinante de todas. Com temperaturas variando entre -5ºC e 26 ºC, partes com mata fechada, rios, cachoeiras e uma imensidão de vales montanhosos, a trilha prova o quão completo é o ecossistema peruano e sua riqueza.

Além disso, esse trekking Machu Picchu dispensa reservas, pois não depende da quantidade de pessoas que ingressam nele. O total a ser percorrido é de 55 Km e requer bom preparo físico e emocional.

Vale lembrar que, além dos cinco dias de caminhada, você tem a opção de reservar um pacote completo para visitar outras cidades nos dias anteriores à aventura.

3-Trilha Salkantay Estrelada

Exatamente isso que você pensou. Outra incrível opção de trekking Machu Picchu é a mesma citada no tópico anterior, com um detalhe extraordinário: as noites mais estreladas de sua vida! A pernoite da primeira noite da aventura é feita numa cúpula de vidro. Dentro dela você poderá, de sua cama, observar constelações, estrelas cadentes e todo o universo a noite inteira.

Os próximos dias reservam também superação de caminhadas longas, contato direto com a natureza, gigantescas montanhas por todos os lados e acampamentos. Por entre neves e trechos com calor, a caminhada modifica o cenário a cada quilômetro percorrido e torna Salkantay ainda mais especial.

Para se aventurar neste trekking Machu Picchu, é recomendado estar em dia com o preparo físico e a saúde em geral. Equipamentos de boa qualidade também são imprescindíveis. Os pacotes englobam muitos outros passeios. Sem dúvidas, uma prova de superação com uma recompensa impagável.

Chegar até a cidadela mais famosa da história Inca pode ocorrer de diferentes maneiras. No entanto, quem realiza um trekking Macchu Picchu, independentemente do trajeto, consegue enxergar com outros olhos cada detalhe que aquele lugar reserva a nós. Não se trata apenas de esforços e conquistas. Concluir uma aventura dessa é algo mágico, de conexão e só quem se entrega com a alma e o coração consegue reconhecer o valor de cada passo dado.

Curtiu? Já imaginou a sensação e emoção que uma trilha dessa poderia promover? Está esperando o quê para embarcar na melhor experiência de sua vida? Conheça alguns pacotes completos para Machu Picchu, com roteiros e preços de trekking Machu Picchu. Boa viagem!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram