As Igrejas de Cuzco é um dos pontos turísticos mais importantes da Cidade Imperial, possui um acervo riquíssimo de obras de arte do século XV ao XVIII e remontam a história da colonização espanhola.

A civilização inca reverenciava divindades, para eles o deus mais poderoso era Wiracocha, seu criador e criador dos outros deuses, uma convicção politeísta, que inclui adoração à lua e ao deus Sol, que para os incas era o mais importante e responsável pelo bom desenvolvimento da agricultura e o mais cultuado pela civilização, inclusive, o Inti Raymi ou Festa do Sol que ocorre todo 24 de Junho (Solstício de inverno) é dedicado ao sol.

Durante anos, os incas dedicaram cultos e construíram templos a esses deuses, tais cultos envolviam sacrifícios entre outros rituais. Com a chegada dos espanhóis o cenário mudou, com a intenção de catequizar e impor na mente dos nativos a religião católica, o cristianismo, os templos existentes foram derrubados e em seu lugar foram construídas igrejas a fim de extinguir a crença nativa. Sacerdotes vieram da Europa para fundar suas igrejas, assim, a cidade de Cuzco no Peru possui influência de diversas ordens religiosas, dominicanos, jesuítas, mercedários, agostinianos e franciscanos.

Do processo de dominação e catequização somadas a mescla entre a crença colonial e andina surgiu as igrejas mais incríveis de Cuzco no Peru. Abaixo uma descrição das principais igrejas cusquenhas.

A Catedral

igrejas mais incríveis de cuzco no peru

Catedral de Cuzco – Foto: Promperu

A maior e mais conhecida é a Basílica Catedral de Cusco, um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Sua fachada é de estilo renascentista e foi construída com mão de obra indígena no lugar onde era o palácio inca Sutur Wasi, a construção durou quase 100 anos até ficar pronta.

Possui duas capelas auxiliares, do lado esquerdo há a Igreja da Sagrada Família erguida no século XVIII, conta com seis altares laterais dedicados a seus respectivos santos a e a direita a El Triunfo, que é considerada a primeira catedral de Cuzco.

Encantadora por fora e com belíssimo interior barroco e plateresco, é conhecida como uma das mais belas das Américas, em parte pelos objetos que compõem seu interior: o altar principal é revestido com prata e é dedicado a Virgen Asunta ou de la Asunción a quem a Catedral foi dedicada; em frente ao altar maior se localiza o Coro de cedro, obra barroca que possui esculturas entalhadas representando mártires e santos, ao centro, se encontra a cadeira episcopal.

Famoso em todo Peru, o Senor de los Temblores (senhor dos terremotos), é a representação do cristo de cor negra, segundo versões dizem ser devido a fumaça das velas, outras contam que foi enviada da Espanha pelo Rei Carlos V como forma de os indígenas se identificarem com a imagem. É um santo venerado em Cusco, pois segundo os moradores foi o responsável por acalmar o terremoto de 1650.

A igreja é composta por rico e variado acervo de quadros da Escola Cusquenha, são pinturas do indígena Diego Quispe Tito, de Marco Zapata (Santa Ceia) e Bernardo Bitti, mestre italiano pintor do quadro La Virgen entre outras telas de autores desconhecidos. A fusão entre arte e religião, a mistura de estilos entre outras características fazem da catedral uma bela igreja.

A Catedral se localiza na Plaza de Armas de Cusco, há missas todos os dias a partir das 06h00, o atendimento é das 10h00 às 18h00. Visitas guiadas ocorrem no City Tour todos os dias que inicia às 14h.

Templo de La Compañía de Jesus

igrejas mais incríveis de cuzco no peru

Companhia de Jesus – Cuzco – Peru

Outro templo católico construído sobre um templo inca, o Amaru Cancha. A igreja pertence aos jesuítas, estes chegaram ao Peru alguns anos depois de Pizarro deparar-se com esta terra, por volta do ano de 1571.

Inicialmente foi uma capela, construída para os indígenas com o nome de Nossa Senhora de Loreto, com bonitos adornos em seu interior, e bela arquitetura, mas depois do grande tremor de 1650, sua estrutura foi totalmente mudada e ela foi demolida para logo em seguida ser reconstruída. Sua estrutura atual possui duas capelas em cada lado, a Capela da Virgen de Loreto, fica a esquerda, e do lado esquerdo esta a Capela de San Ignacio Loyola que hoje é o Paraninfo Universitário da universidade pública de San Antonio Abad.

Sua fachada é barroca, e a construção é toda em pedras cuidadosamente esculpidas, os retábulos mesclam o barroco plateresco com o churrigueresco. Em seu interior, o altar tem 21 metros de altura, talhado em madeira e revestido em ouro, nele há pinturas sacras de anjos e arcanjos entre outras telas, existe também um púlpito de madeira que possui relevo representativo de Cristo e quadros diversos, mas o destaque vai para a tela que retrata o matrimonio de Martín García de Loyola, sobrinho do fundador da ordem jesuíta, San Ignácio de Loyola, com a herdeira da coroa dos incas, Beatriz Clara Coya.

As missas são de segunda a sábado das 07h00 às 07h30 e das 17h00 às 20h00, aos domingos das 06h00 às 13h00 e das 18h00 às 20h00. A igreja está na Plaza de Armas ao lado da Calle Loreto (Intikijllu o callejon del Sol).

Convento Santo Domingo

igrejas mais incríveis de cuzco no peru

Templo de Santo Domingo – Antigo Templo do Sol para os Incas

Narra à história do templo que em 1532 as terras e edifícios de domínio inca foram repartidos entre os colonizadores espanhóis, entre eles o Qoricancha que foi um templo dedicado ao deus Sol, local de grande riqueza, com estatua de animais em tamanho natural revestidas de ouro, seu nome vem do quéchua e significa “cercado de ouro”.

O contemplado com o edifício foi o irmão de Francisco Pizzaro, Juan Pizarro que doou o Templo do Sol Qoricancha à Ordem Dominicana, que o transformou no ano de 1534 no Convento Santo Domingo, o primeiro convento da ordem no Peru, que é mantido pela Ordem Dominicana em conjunto com o Instituto Nacional de Cultura (INC) de Cusco, o local deu espaço ao Museu Convento Santo Domingo – Qorikancha.

A igreja foi construída com pedra, e o edifício atual foi erguido na década de 50 após o terremoto que abalou a cidade. Três naves compõem o templo e suas paredes têm quadros e imagem de pintores importantes. Pequeno, porém bonito, o Altar Maior ampara um tabernáculo de prata com quadros em torno da imagem da Virgen del Rosario, as pinturas mais antigas retratam a vida de Santo Domingo de Guzmán.

O local é afamado ponto turístico de Cusco, e todos os dias há visitas guiadas para conhecer o Museu. Na porta de entrada há uma bela torre barroca, o primeiro lugar a que se tem contato é a Sala Recibo onde se tem uma noção geral do que encontrar no museu. Esta localizado na Plazoleta Santo Domingo.

Igreja e Convento de La Merced

igrejas mais incríveis de cuzco no peru

Templo de La Merced

Pertencente a Ordem dos Mercedários, a Igreja e Convento de La Merced é considerada uma das primeiras congregações de Cusco. A igreja e convento foram fundados por Riña Sebastián de Castañeda, a construção data do século XVI e o terreno foi doado por Francisco Pizarro, a edificação mescla estilos diferentes em seu interior, o neoclássico e o barroco cusquenho.

O altar é neoclássico e no centro dele há a imagem da Senhora da Misericórdia, acompanhada pela Cruz del Padre Urraca que esta mais atrás e do Senhor de Huanca, santo cusquenho, que nasceu da mescla entre as crenças. Abaixo da cripta se observam os restos do irmão de Pizarro, Gonzalo Pizarro, o sócio do invasor Diego Almagro e o filho deste.

O Claustro Maior ou Primeiro Claustro é a expressão do barroco cusquenho da igreja, feito em pedra com um desenho que lembra a madeira talhada e em toda sua extensão é ladrilhada conferindo ao local grande beleza. Nele se encontram telas que representam a vida de San Pedro Nolasco, o fundador da ordem dos mercedários.

A riqueza da igreja se completa com seus belos retábulos, telas do século XVII e pinturas de Bernardo Bitti e Diego Quispe Tito que são encontradas em suas colunas e paredes.

A igreja conta com um museu no qual ficam expostas telas, joias litúrgicas e a mais importante peça, a Custodia de la Merced, obra barroco-renascentista que mede 1.2 metros de altura e pesa 22 kg elaborado em ouro com brilhantes como diamante, ametistas, esmeraldas e rubis encravados em seus desenhos.

Essas características fazem jus ao seu titulo de Patrimônio Cultural da Nação e de Monumento Artístico coroado pelo Instituto Nacional de Cultura (INC) de Cusco, ganhou o titulo de Basílica Menor do Papa Pio XII em 1946.

O endereço do templo é Calle Mantas, 121 a uma quadra da Plaza de Armas. Fora dos horários de missa o museu atende de Segunda a Sábado das 08h00às 12h00 e das 14h00 às 17h30.

Templo de San Blas

igrejas mais incríveis de cuzco no peru

Igreja de San Blas

Localizada na Plazoleta de San Blas, a pequena Igreja é modesta, mas tem seus atrativos, a começar por sua localização, no bairro de San Blas também conhecido como Bairro dos Artistas. Ela abriga o famoso El Púlpito, talhado em cedro, com detalhes sacros é peça única do período colonial.

Sua história remonta ao século XVI, quando começou como uma paróquia de índios, sendo reerguida no século seguinte, a igreja é de construção simples em adobe e pedra lavrada, conta com uma nave e esta disposta em cruz latina. Modesta por fora, porém com belíssimo interior, o altar é barroco talhado em cedro com ricos detalhes e folheado a ouro.

Como em toda igreja de Cuzco aqui não faltam pinturas, o destaque vai para a série do pintor cusquenho Fabián Pérez de Medina, a qual representa os milagres e a vida de San Blas.

O templo é Patrimônio Cultural da Nação e Monumento Histórico Artístico. As visitas podem ser feitas de Segunda a Sábado das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, esta incluída no circuito religioso.

Igreja e Convento de San Francisco

igrejas mais incríveis de cuzco no peru

Sua fundação ocorreu em 1645 pelos padres franciscanos. Localizada na praça de mesmo nome a igreja é de construção simples possui apenas uma torre românica, em cruz latina e três naves. Com característica plateresca, a construção é com pedra andesita, mas seu interior não deixa a desejar.

O altar principal é de gesso, em estilo neoclássico e abriga a imagem de San Francisco de Asís e da Imaculada Concepción. Antes eram altares barrocos, mas no século XIX foram levados para outra igreja, a de San Jerónimo.

O Coro Alto é a obra mais relevante da igreja, talhado em cedro pelas mãos dos padres da ordem contém 93 imagens de santos católicos, na igreja há também um órgão alemão. Seu claustro é renascentista com outras influências, ele e toda a igreja estão decorados com quadros de autores anônimos de estilo tenebrista e maneirista, pertencentes a diferentes épocas.

Ao lado da igreja esta o Convento franciscano, construído após o terremoto de 1650, atualmente, seu segundo claustro é o Colégio de Varones San Francisco, para garotos, pois em Cusco a divisão entre colégios por gênero ainda é comum, o primeiro claustro é a Sala Capitular que contém pinturas sobre a vida de San Francisco, o terceiro é o claustro do noviciado, existia um quarto que foi destruído.

Localizado acima das escadas que levam ao convento há a gigantesca tela de doze metros de altura e nove de largura, a Árbol Genealógico de la Orden Franciscana (Árvore Genealógica da Ordem Franciscana), pintado pelo artista Juan Espinoza de lós Monteros em 1699, que contém 683 figuras, 224 armas e escudos mais 203 lendas sobre as figuras religiosas da ordem franciscana.

Agora que conhece um pouco da história das 06 igrejas mais incríveis de Cuzco no Peru, é hora de visitar pessoalmente, a cidade de Cusco no Peru é um museu a céu aberto, venha conhecer esta maravilha peruana.

Protected by Copyscape Online Copyright Checker

eBook, É Gratuito! – 10 dicas para organizar a sua VIAGEM AO PERU

viagem internacional peru

 

Saiba que o maior perigo de se conhecer o Peru é se apaixonar pelo país e querer ficar mais e mais no lugar. O que está esperando para visitá-lo e se surpreender com a beleza e com os encantos peruanos? Na volta, conte pra gente o que achou da experiência em Machu Picchu nos comentários!

viagem internacional peru

Texto : por Édina Alves  – Google+

Encontre-nos a Machu Picchu Brasil no Google+
Encontre-nos a Machu Picchu Brasil no Facebook

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram