Se você já foi ou pretende viajar para o Peru, certamente conhece a fama da gastronomia do país, considerada uma das mais requintadas e premiadas do mundo todo. Sendo assim, para dar um gostinho do que você vai provar por lá ou relembrar de alguma trip recente, a gente resolveu preparar este post, exclusivamente, para destacar alguns ingredientes essenciais que compõem a comida peruana e que, sem dúvidas, fazem a diferença nos pratos.

Por isso, sem mais delongas, prepare o apetite e boa leitura. Vamos lá?

Confira 5 produtos indispensáveis na comida peruana

A seguir, separamos uma pequena lista de produtos e ingredientes realmente indispensáveis na culinária local. Certamente, eles farão parte dos pratos dos principais restaurantes do país. No entanto, para quem pretende arriscar algumas receitas ao voltar para o Brasil, não deve esquecer de dar um pulo nos mercados e feiras locais para garantir alguns temperos e especialidades de lá. Veja alguns abaixo!

1. Lúcuma

Lucuma

Certamente, quem pisa em terras andinas vê, prova ou, pelo menos, ouve falar da lúcuma. Trata-se de uma fruta tipicamente peruana e faz parte da dieta cotidiana das pessoas por lá.

Para se ter uma ideia, a fruta é apelidada de “El oro de los Incas”, tendo em visto que, desde de os primórdios, ela já estava presente na vida dos povos locais.

Há quem a coma pura, mas normalmente, a fruta de polpa amarela está presente em cardápios de restaurantes em forma de doces para a sobremesa ou em cartazes de sorveterias.

Se a ideia é levar uma “amostra” para o Brasil, pode-se bater com leite, colocar em potinhos e congelar! Sucesso certo!

2. Maca peruana

Maca-Peruana

A maca peruana pode até ser encontrada em algumas lojas de produtos naturais no Brasil (com preços nem sempre muito convidativos), mas nunca vai se comparar à sua versão original. Na sua forma in natura, ela lembra um pouco o rabanete (um pouquinho mais feio, pra ser sincero) e só cresce em altitudes maiores.

Seus benefícios para a saúde são incalculáveis, desde a prevenção de diabetes até a perda rápida de calorias. Em geral, a maca peruana é servida em forma de farinha e pode ser posta em saladas, sopas, iogurte e sucos.

3. Aji Amarillo

Aji Amarilo

Sem dúvidas, essa pimenta é um dos segredos da comida peruana, inclusive, sendo ingrediente essencial na receita original do ceviche.

Mas não pense que o Aji é apenas um toque especial da gastronomia moderna do Peru. Para se ter ideia, há registros arqueológicos que apontam que a pimenta já era consumida pelos povos originais, há muito e muito tempo!

Além do prato queridinho dos turistas – o ceviche, o aji também se apresenta em outras deliciosas opções de comida peruana como o Aji de Gallina, o Lomo Saltado e a Papa a la Huancaina.

Confira também:

Leite de tigre, ceviche e pisco sour: o que comer no Peru

– Sabores peruanos além do ceviche: o que provar na viagem

4. Maiz Morado

Maiz Morado

O milho é um dos ingredientes mais utilizados na comida peruana e o que não faltam são variedades de cores e tamanhos das espigas. Além disso, historiadores afirmam que, antigamente, o produto não era utilizado apenas para alimentação. Ele era tratado como algo sagrado também, usado em cerimônias, oferendas, bebidas e até mesmo em objetos de cerâmica, especialmente na cultura mochica (basta viajar para o Norte do Peru ou visitar o Museo Larco para comprovar isso).

No entanto, entre tantas espécies, lendas e histórias, o milho negro (ou melhor, maíz morado) merece todo o nosso destaque. Em primeiro lugar por se tratar de um produto exótico e com uma coloração diferente de tudo o que estamos acostumados a ver no Brasil.

Depois, pelo fato de se tratar de um ingrediente ligado diretamente à cultura andina, tendo em visto que é utilizado na preparação da Chicha Morada (bebida sagrada dos Incas) e da famosa sobremesa mazamorra morada. Ambas são experiências obrigatórias para qualquer viagem pelos vales andinos.

5. Quinua

Quinua

Também já bem conhecida no Brasil e no mundo, a Quinua (ou Quinoa) é um dos grãos mais presentes na comida peruana, com benefícios incríveis para a saúde e, claro, com um sabor incomparável para o paladar.

Entre saladas e pratos quentes, o grão se faz presente nos mais variados menus peruanos. Para se ter uma ideia (e aguar um pouquinho o seu paladar), há versões incríveis e originais como o risoto de quinoa com carne de alpaca e até hamburguer vegetariano com o cereal. Perfeito, né?

6. Tuna

Tuna

Outra curiosidade incrível – e deliciosa – é uma frutinha que, se comparada a alguma outra que temos por aqui, lembraria um pouco o noni, conhece? Bem, esse fruto meio verde, meio roxo, e com pequenos espinhos se chama tuna e é originário de um cacto muito comum nas regiões mais secas do Peru.

É comum encontrá-lo em barraquinhas e feiras de rua e o seu sabor é único! Geralmente servida em sucos ou vitaminas, a tuna é tão doce que até dispensa o açúcar. Experimente e se apaixone!

7. Rocoto

Rocoto

Para fechar nossa lista de ingredientes indispensáveis na comida peruana, destacamos mais uma pimenta (essa é das fortes).

Para aqueles que amam um sabor mais picante, basta ficar de olho nos cardápios e conferir se alguma opção leva a especiaria. Para não ter erro, um dos pratos mais típicos e conhecidos do país se chama Rocoto Relleno, que é a própria pimenta recheada com queijo e carne.

Além disso, também dá para encontrar molhos e geleias de rocoto e tudo é simplesmente impecável!

Enfim, essas foram algumas dicas de ingredientes indispensáveis na comida peruana e que, de fato, em nenhum outro lugar do mundo poderão ser encontrados. Sendo assim, esperamos que tenha anotado as dicas e não deixe de experimentar nenhuma dessas delícias durante o seu roteiro e vivencie a melhor experiência gastronômica que uma viagem pode proporcionar.

Curtiu as dicas de comida peruana? Se você gosta mesmo de culinária e tem o Peru em seus planos de viagem, então não deixe de conferir também nosso próximo post para conhecer uma sugestão perfeita para um roteiro gastronômico no país!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram