O reconhecimento da cozinha peruana como uma das mais aclamadas do mundo já é um fato consolidado. Mas é sempre bom ver esse status sendo reafirmado, e isso acaba de acontecer com a escolha do restaurante peruano Central, localizado em Lima, como o melhor do mundo.

Ele ocupa o topo da lista The World’s 50 Best Restaurants (Os 50 Melhores Restaurantes do Mundo), seleção feita pela revista britânica Restaurant. A votação é feita por chefs, donos de restaurantes e críticos do mundo todo.

Além do primeiro lugar, o Peru ocupa outras duas posições na lista com restaurantes também localizados em Lima, reforçando a fama de capital gastronômica da América Latina. Continue a leitura para saber mais sobre cada um deles e prepare o seu roteiro de sabores pela capital peruana.

Central: o restaurante peruano eleito o melhor do mundo

O Central foi fundado em 2008 por Virgilio Martínez, e no ano seguinte ele passou a ter a companhia da chef Pía León, hoje sua esposa. Ambos desenvolveram juntos ao longo dos anos o conceito singular deste restaurante peruano, que é um menu inspirado nas diferentes altitudes do país.

Assim, é possível degustar pratos com ingredientes característicos do nível do mar ou dos picos dos Andes. A lista dos 50 melhores restaurantes do mundo destaca dois exemplos de pratos: o Vale Seco (camarão, abobrinha, abacate) e a Água Amazônica (peixe pacu, melancia e folha de coca).

A dupla de chefs é conhecida por viajar frequentemente pelo país para conversar diretamente com produtores de alimentos, provar novos sabores e fazer pesquisas para elaborar novos pratos – inclusive, na sede do Central funciona também o centro de pesquisa do estabelecimento.

O Central fica na avenida Pedro de Osma, 301, no bairro de Barranco e o restaurante aceita reservas através de seu site. Mas atenção: devido à fama do restaurante, as reservas precisam ser realizadas com muuuuita antecedência!

 

Kjolle e Mayta: outros destaques peruanos 

 

Além do Central, o Peru é representado na lista dos melhores restaurantes do mundo pelo Kjolle (28º lugar) e o Mayta (47º lugar).

O Kjolle é comandado pela chef Pía Léon, a mesma responsável pelo Central, e nasceu em 2018 da vontade da chef de expressar sua visão criativa de forma independente. Um dos principais objetivos do menu do restaurante é oferecer pratos que preservem ao máximo os sabores peruanos, com o mínimo de manipulação. 

Como destaque do cardápio, a seleção internacional aponta o famoso prato Muchos Tuberculos, feito com fatias tostadas de olluco, um tubérculo andino, servido com pasta de oca, um tubérculo de altitude, e uma torta com massa à base de cañihua, um cereal. O Kjolle fica junto do Central, na avenida Pedro de Osma, 301, Barranco. Para reservas, você também pode acessar o site do restaurante.

Já o Mayta, fundado em 2008, é comandado pelo chef Jaime Pesaque. Uma das marcas desse restaurante peruano é o menu degustação Yachay de 12 pratos totalmente focado em ingredientes peruanos. Destaques vão para cabra com ervas andinas e vieiras com favas. 

A carta de drinques também merece atenção, já que o restaurante se especializou em apresentar diferentes versões do pisco, a bebida nacional. O Mayta fica em Miraflores, na avenida Mariscal La Mar, 1.285. As reservas são realizadas através de seu site.

Quer visitar Lima para conhecer esses restaurantes peruanos? Conheça alguns roteiros pela capital peruana e prepare a sua viagem!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram