Os anos passam tão rápido que, muitas vezes, a gente nem percebe que daqui a pouquinho é réveillon de novo, né? Por falar nisso, já tem planos para a próxima virada ou vai deixar para organizar tudo em cima da hora? Nada disso! Se quer lacrar e começar janeiro com o pé direito, nada mais justo do que uma viagem inesquecível, em um lugar repleto de magias e boas energias para renovar as ideias e purificar a alma. Por isso, você tem que conhecer o Ano Novo em Cusco, no Peru.

Bom, como especialistas no assunto e apaixonados por um dos destinos mais surpreendentes de todo o continente, nós separamos alguns bons motivos para você separar as roupas amarelas (sim, por lá, todo mundo se veste assim na virada) e, de quebra, ainda aproveitar para esticar a trip pelo Vale Sagrado dos Incas e, claro, Machu Picchu também.

Preparada para a melhor aventura de Ano Novo? Então, continue até o final e não deixe de anotar as dicas!

Por que escolher o Ano Novo em Cusco?

A cidade peruana é um dos destinos mais encantadores do país, além de ter sido o berço da antiga civilização inca e também o principal ponto de partida para o Vale Sagrado e para a cidade sagrada de Machu Picchu. Como se só isso já não fosse suficiente para você passar o Ano Novo em Cusco, saiba que a cidade também já foi eleita como o destino predileto dos turistas que visitam a América do Sul, segundo a revista Travel and Leisure.

Mas vamos lá! Cusco tem uma energia única, além de ser um conjunto perfeito para quem ama boas aventuras, gastronomia, cultura e muita, mas muita história. A parte central, onde se localiza a Plaza de Armas (e também onde acontecem as principais celebrações do Ano Novo em Cusco) é onde se concentram os principais comércios e estabelecimentos, entre eles excelentes hotéis, bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos, além de uma arquitetura colonial impecável, incluindo a suntuosa catedral, considerada uma das mais belas de todo o continente.

Ano Novo em Cusco passando em Machu Picchu

Já nos arredores da cidade, é possível explorar passeios incríveis, o que engloba fantásticos sítios arqueológicos, trilhas alucinantes como a de Vinicunca (a montanha arco-íris) ou da Lagoa Humantay, por exemplo, além de muitas outras rotas por povoados e paisagens exuberantes, como a ponte ponte Q’swachaka, entre outras.

Por fim, quem passa o Ano Novo em Cusco também tem a oportunidade de estender um pouquinho o roteiro e explorar o que há de mais rico e belo no Vale Sagrado dos Incas e finalizar o tour com chave de ouro por Machu Picchu. Perfeito, né?

Mas o que rola no Ano Novo em Cusco?

Bom, além de todos esses atrativos e passeios que você pode incluir durante a sua estadia na cidade, o réveillon em Cusco, por si só, já merece um destaque especial e motivos não faltam para você já começar a organizar o seu roteiro.

Afinal, a cidade recebe turistas do mundo inteiro nesta época e, com isso, há atrações, festas e cardápios especiais por toda a região. Quer conhecer um pouco mais sobre o que te espera por lá? Então, confira algumas curiosidades abaixo e tome nota!

ano novo em cusco

Todos de amarelo

Não é à toa que o Ano Novo em Cusco é conhecido como o Réveillon Amarelo! Afinal, assim como é tradição no Brasil quase todo mundo se vestir de branco, por lá, a cor amarela é quem reina. Além do “mar de gente” que ocupa, principalmente, a Plaza de Armas com camisa e vestidos dessa coloração, os hotéis, restaurantes e a própria prefeitura não economizam nas decorações e iluminações de mesmo tom.

Uvas à meia noite

Outra curiosidade bem interessante do Ano Novo em Cusco é que, normalmente, as pessoas comem uvas na virada, mais exatamente 12 e, segundo a lenda, isso ajuda a começar o novo ano com mais dinheiro (opa, então, não vá deixar sobrar nenhuma, hein?).

Com isso, é bem comum que muitos restaurantes ofereçam essa crença popular para você após o jantar. E também não estranhe se encontrar pessoas e famílias fazendo o mesmo durante a virada.

Cardápios especiais

Você já deve saber que a gastronomia peruana é uma das mais respeitadas no mundo todo, sendo reconhecida por meio de merecidos títulos de melhor culinária do mundo. Pois bem, durante o Ano Novo em Cusco, os restaurantes não economizam nas sugestões e muito menos nos temperos!

Nesta época, há uma infinidade de receitas e pratos especiais que são oferecidos pelos estabelecimentos locais e é muito comum que casais, famílias e amigos se reúnam para um jantar, antes de curtirem a virada na Plaza de Armas. Portanto, trate de escolher e reservar o restaurante perfeito com antecedência!

E aí? Vai de quê? Ceviche, risoto de quinoa, carne de lhama, alpaca ou encara o tradicional cuy?

ano novo em cusco

Virada na Plaza de Armas

Já deu pra perceber que, à meia-noite, o negócio é estar no meio de todos na Plaza de Armas! Sem dúvidas, ali é o centro da festa principal, com queima de fogos, música, diversão e gente do mundo inteiro e concertos gratuitos. Aqueles que não querem dormir logo no primeiro dia do ano podem estender a noite por festas nos bares e hotéis da cidade. Só cuidado para não exagerar no Pisco Sour, hein?

Enfim, isso é um pouco de como é o Ano Novo em Cusco! Se ainda não tem viagem programada para o Réveillon e quer passar a virada mais inesquecível de sua vida, não perca a oportunidade de vivenciar esse momento no destino preferido da América do Sul e, claro, aproveitar os demais dias para se aventurar pelas belezas e encantos da região, incluindo Machu Picchu!

Curtiu a ideia? Que tal então torná-la uma realidade e já organizar seu Ano Novo em Cusco com tranquilidade, conforto e a garantia de diversão certa? Conheça um de nossos roteiros específicos para o Réveillon Andino e prepare-se para a festa!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram