Quem pretende se aventurar pelas ruínas Incas, provavelmente, já ouviu falar também em Aguas Calientes, próxima a Machu Picchu. Afinal, de fato, essa cidade é o ponto de partida mais perto do parque, podendo inclusive, ser acessado a pé de lá.

No entanto, o que muita gente não sabe é que Aguas Calientes vai muito além de um destino de passagem entre o Vale Sagrado dos Incas e Machu Picchu. Tem muita coisa legal para se explorar na região e, sem dúvidas, suas atrações podem completar ainda mais o seu roteiro pelo país.

Sendo assim, não deixe de conferir as dicas que trouxemos a seguir e se encante com as belezas e curiosidades de Aguas Calientes, a cidade mais próxima de Machu Picchu. Vamos começar?

Machu Picchu

Onde fica Aguas Calientes no Peru?

Nas altitudes dos andes e à beira do rio Urubamba, Aguas Calientes, próxima a Machu Picchu, já transmite um pouco a energia única e inexplicável das ruínas Incas. Afinal, menos de 10 km separam o centro do povoado e o sítio arqueológico mais famoso do Peru. Não é à toa que a cidade é também conhecida como Machu Picchu Pueblo.

Certamente, as antigas civilizações andinas já transitavam pela região há muito tempo, porém a história de Aguas Calientes remonta a uma época mais recente e totalmente ligada à construção da sua linha férrea. A cidade que tem a estação de trem mais próxima a Machu Picchu foi basicamente ocupada por famílias e descendentes dos primeiros operários que ligaram os trilhos de Cusco e do Vale Sagrado até lá.

O que fazer em Aguas Calientes, cidade mais próxima a Machu Picchu?

Aguas Calientes cidade

Para muitos, Aguas Calientes é apenas um destino de passagem e acesso a Machu Picchu. Porém, a cidade próxima às ruínas incas esconde atrações, paisagens e curiosidades incríveis que podem complementar ainda mais o seu roteiro de viagem.

Ou seja, se você é um daqueles aventureiros que não abrem mão de um minuto sequer da aventura, saiba que sua estadia em Aguas Calientes, mínima que seja, pode lhe render bons momentos e lembranças do Peru.

Quer conhecer o um pouco do que tem para fazer em Aguas Calientes antes de subir para Machu Picchu? Então, veja as dicas a seguir!

Banhos termais em Aguas Calientes

Não é à toa que Aguas Calientes, próxima a Machu Picchu, ganhou esse nome de seus habitantes! Afinal, a cidade conta com fontes de águas termais em plenas montanhas, o que garante aos seus visitantes momentos de relaxamento, purificação e renovação das energias antes de chegar a Machu Picchu.

As temperaturas dessas piscinas termais podem variar entre 38ºC e 46ºC e a visitação é aberta durante o dia inteiro até metade da noite, mais exatamente até as 20h. E aí? Topa uma sessão de águas medicinais antes de visitar as ruínas incas?

Plaza Manco Capac

Essa praça central é onde se concentram os principais hotéis, lojas e restaurantes. Sendo assim, se precisar de um lugar onde comer em Aguas Calientes, próxima a Machu Picchu, e de serviços em geral, a praça é a melhor opção. Além do comércio e da estrutura turística, a Plaza Manco Capac conta com interessantes construções e pontos turísticos, como a simpática Igreja da Virgen del Carmen, toda revestida em pedras, e a famosa estátua do personagem que deu nome ao local.

Mercado de artesanato da Aguas Calientes

Mercado de Artesanato em Aguas Calientes

Assim como em outros povoados peruanos, o artesanato andino é responsável por boa parcela da economia da cidade mais próxima de Machu Picchu. A feirinha de Aguas Calientes conta com uma variedade incrível de peças e objetos artesanais, na maior parte, confeccionados pelos próprios moradores locais.

Por lá, é possível encontrar tecidos, joias e souvenires que preservam as técnicas e as tradições dos povos indígenas do Peru. Por isso, não deixe de visitar e, claro, de separar um espacinho na mala para algumas lembranças típicas do Peru.

Trilha para a montanha Putucusi

Outra atração em Aguas Calientes, próxima a Machu Picchu, é a trilha por um dos cenários mais magníficos de toda região: a montanha Putucusi. Localizada em meio ao grande vale montanhoso, essa trilha é passeio certeiro para os amantes de aventuras e adrenalinas.

Afinal, o visitante tem pela frente pontes de madeira, corrimãos de cordas, animais silvestres pelo caminho, uma flora surpreendente e, claro, uma vista inacreditável de cair o queixo! Consulte seu guia e veja a possibilidade de incluir o tour em seu roteiro por Aguas Calientes.

Museu Manuel Chavez Ballón

Que tal uma pitada de cultura e história antes de pisar em Machu Picchu? Apesar de pequeno, o museu Manuel Chavez Ballón, próximo a Aguas Calientes, preserva algumas peças e objetos incas importantes da região e ajuda a contar um pouco mais sobre a história e a cultura dos antigos povos que passaram por ali.

O local fica no caminho para Machu Picchu e, portanto, pode ser uma boa opção de passeio antes de chegar até as ruínas. Consulte também seu guia e veja essa possibilidade.

Como chegar em Aguas Calientes?

Trem de águas calientes para Machu Picchu

Aguas Calientes conta com a estação de trem mais próxima a Machu Picchu. Portanto a forma mais prática, rápida e confortável para se chegar até lá é sobre trilhos. É possível partir diretamente de Cusco ou de Ollantaytambo.

VEJA TAMBÉM

Trem para Machu Picchu: o que você precisa saber

Como ir de Cusco para Machu Picchu?

Como ir de Aguas Calientes até Machu Picchu?

Por ser a cidade mais próxima a Machu Picchu, é viável chegar às ruínas incas de diferentes formas. A primeira e mais confortável é pegar um micro-ônibus que parte do centro do povoado e, em menos de 30 minutos, você já estará na porta do parque.

Outro jeito mais econômico e aventureiro é partir a pé por um trajeto de, mais ou menos, 1h30 de caminhada com direito a algumas ladeiras. Qualquer que seja a sua escolha, saiba que a subida é fascinante e suficiente para arrepiar até a alma.

Onde se hospedar em Aguas Calientes?

A seguir, separamos uma pequena lista de hotéis em Aguas Calientes, próxima a Machu Picchu, para você ter uma experiência ainda melhor em sua viagem. Confira!

Enfim, essas foram algumas dicas sobre a cidade mais próxima de Machu Picchu e encantadora como tantas outras pelo Vale Sagrado dos Incas. Sendo assim, se você já tem planos de sua viagem para o Peru e quer ter uma experiência única e inesquecível, não deixe de explorar toda a magia e as atrações desse povoado também.

Curtiu? Quer embarcar nessa aventura por Aguas Calientes e toda a região próxima a Machu Picchu? Então, confira algumas sugestões de roteiros perfeitos e boa viagem!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram