Planejando a melhor viagem de sua vida? Pois bem, se você está pensando em explorar o antigo império Inca em grande estilo e, de quebra, quer ter experiências incríveis e inesquecíveis, saiba como chegar em Machu Picchu pelos mais diferentes caminhos disponíveis até lá.

Isso mesmo! Há quem chegue de ônibus, de trem e até a pé na cidadela mais sagrada do continente, considerado uma das 7 maravilhas do mundo.

Por isso, a gente, como bom conhecedor e especialista no assunto, resolveu preparar algumas dicas imperdíveis de como chegar em Machu Picchu e explorar, da melhor forma, o principal cartão postal do Peru.

Vamos conferir juntos? Então, anote aí!

Como chegar em Machu Picchu de 3 jeitos diferentes

Como chegar em Machu Picchu

Trilhas para Machu Picchu

Para os mais aventureiros que buscam uma pitada extra de adrenalina, sem dúvidas, as trilhas para Machu Picchu são a opção perfeita.

Bom, para destacar melhor as diferenças e dicas de cada uma, separamos as duas principais opções de trilhas para Machu Picchu. Confira e escolha a aventura ideal para você!

Caminho Inca

Como chegar em Machu Picchu: Trilha inca

Para quem quer saber como chegar a Machu Picchu a pé, o caminho original dos Incas é a trilha mais famosa e conhecida até o parque. Consequentemente, é a mais disputada entre os turistas e, por isso mesmo, requer um planejamento especial, até mesmo porque há uma limitação diária de visitantes que podem acessá-la por dia.

Ao todo, são quatro dias de caminhada por cerca de 40 km, com trechos repletos de surpresas e energias especiais, desde o contato direto com a natureza exuberante, até o encontro com segredos e monumentos históricos que essa antiga civilização preservou pelo caminho.

A trilha inca se inicia em um povoado chamado Piscakucho, onde há um posto de controle de acesso dos visitantes e, por isso, é obrigatória a apresentação dos tickets e do acompanhamento do guia.

O trekking engloba cenários fabulosos com montanhas rochosas, vales imensos, rios de água gelada, sítios arqueológicos, escadarias, acampamentos a mais de três mil metros de altitude, possíveis visitas de animais silvestres como a lhama e até o condor sagrado. Além, claro, de uma energia indescritível a cada passo dado até, finalmente, no quarto dia, chegar a “Portada do Sol”, de onde se tem a vista mais privilegiada (de 180º) da cidade sagrada de Machu Picchu e de onde é feito o acesso ao parque.

Trilha Salkantay

Como chegar em Machu Picchu: Trilha Salkantay

Uma forma alternativa de como chegar a Machu Picchu a pé é a fascinante e magnífica Trilha Salkantay. Diferentemente do caminho original, por aqui não há limitação de visitantes e pode até ser que você nem encontre ninguém durante os cinco dias de trekking.

Além dessa integração completa com a natureza local (e, cá entre nós, essa trilha tem os cenários mais extraordinários de todos), o caminho para Machu Picchu feito por Salkantay é uma verdadeira prova de resistência e superação. Afinal, são cerca de 55 km, com altitudes acima de seis mil metros e temperaturas variando entre -5º e 26º C.

Por isso, recomenda-se um bom preparo físico e o acompanhamento de guias experientes. Para quem acha que consegue tirar de letra a questão dos esforços, então basta agradecer às recompensas que esse caminho proporcionará. São cenários que vão desde gigantescos nevados a áreas áridas, rios e cachoeiras incríveis, lagoas de águas azuis e experiências novas a cada minuto.

O início dessa aventura se dá na cidade de Mollepata e recomenda-se sempre estar acompanhado de um guia profissional.

Trem para Machu Picchu

Já quem busca conforto, rapidez e comodidade tem como chegar em Machu Picchu de trem. Bom, na verdade, você parte da região de Cusco até Aguas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo.

Depois, de lá, pode seguir a pé até o parque (1h30 de caminhada) ou de micro-ônibus (30 minutos).

Esse trajeto de trem entre Cusco e Aguas Calientes pode ser o passeio perfeito para quem quer apreciar paisagens e cenários deslumbrantes, aproveitar serviços da mais alta qualidade (existem vagões de primeira classe) e, claro, chegar até o parque com toda a comodidade.

Hoje, há duas empresas (Peru Rail e Inca Rail) que operam as linhas de trem para Machu Picchu, com diferentes horários, preços e níveis de serviços oferecidos. O mais recomendado é fechar um pacote completo, que inclua os bilhetes do trem e os traslados até a estação e o parque com uma agência de viagem.

LEIA TAMBÉM

Trem para Machu Picchu: o que você precisa saber

Ecoturismo no Peru: quando é melhor fazer as trilhas Incas?

Dicas de como chegar em Machu Picchu com roteiros prontos

Nas dicas anteriores, mostramos algumas diferentes formas de como chegar em Machu Picchu. No entanto, é preciso levar em consideração que tanto as trilhas como os trens dependem de logísticas especiais, acompanhamento profissional (só se entra no parque com guias credenciados) e planejamento (há horários certos para visita a Machu Picchu).

Sendo assim, para facilitar a sua pesquisa, abaixo destacamos alguns roteiros já prontos e ofertados pela Machu Picchu Brasil para você não se preocupar com nada e aproveitar a melhor experiência de viagem até a cidade sagrada dos Incas. Vamos conferir algumas sugestões?

Trilhas Incas

  • Trilha Tradicional Combinada – roteiro que explora Cusco, o Vale Sagrado e finaliza com um trekking pelo caminho original dos Incas até Machu Picchu; Como chegar em Machu Picchu: trilha inca

  • Trilha Salkantay Estrelada – caminho alternativo para Machu Picchu com direito a um pernoite em cabanas de vidro para apreciar a noite no trekking;

  • Trilha Curta Essencial – o caminho original dos Incas para Machu Picchu, explorando também a cidade de Cusco.

Trem para Machu Picchu

  • Machu Picchu Premium – roteiro de luxo de viagem em primeira classe no fantástico Belmond Hiram Bingham. Como chegar em Machu Picchu: Trem

Enfim, essas foram algumas sugestões de como chegar em Machu Picchu de diferentes formas. Vale reforçar que a melhor maneira de se aproveitar a viagem e as experiências é contando com o apoio profissional de uma agência especializada e de um planejamento perfeito para curtir cada momento da trip.

A Machu Picchu Brasil é a única empresa brasileira 100% dedicada a roteiros pelo Peru e com um conhecimento único de toda a cultura desse país.

Portanto, se quer saber como chegar em Machu Picchu com toda tranquilidade, conforto, segurança e melhor custo-benefício, conheça mais nossos roteiros exclusivos e converse com um especialista para dar início à maior experiência de sua vida.

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram