Pachacamac: conheça a história das incríveis ruínas em Lima

Pachacamac

O Peru está repleto de complexos arqueológicos erguidos há séculos, e não é diferente mesmo quando se trata de uma metrópole moderna como Lima. A cerca de 40 km da capital ficam as ruínas de Pachacamac, um sítio arqueológico que é uma amostra da rica história dos povos originais peruanos.

Continue a leitura para saber mais sobre a história do Local e incluir essa experiência única no seu roteiro de viagem para o Peru.

 

O que são as ruínas de Pachacamac?

Pachacamac

As ruínas de Pachacamac são um sítio arqueológico localizado em Lurín, distrito que faz parte da cidade de Lima. 

O complexo abriga as construções remanescentes de um local sagrado erguido em homenagem ao deus Pachacamac aproximadamente em 200 d.C. — ou seja, são ruínas com mais de mil anos de existência.

 

Qual a história do complexo arqueológico de Pachacamac?

Pachacamac

Por muitos séculos desde a sua construção, as ruínas foram um dos principais santuários do Peru. Multidões se dirigiam para o local para participar dos vários rituais andinos de culto a Pachacamac que aconteciam por lá.  

Pachacamac (que significa “alma da terra”, “aquele que dá vida ao mundo”) era uma divindade bastante respeitada e ao mesmo tempo temida, e considerada invisível. Seu papel na origem do universo explica essa condição.

Segundo a mitologia dos nativos da região, no princípio do mundo, não havia alimentos. Por causa disso, o primeiro homem e a primeira mulher morreram de fome. Na sequência, o Sol fecundou a mulher, mas a criança foi morta por Pachacamac, por ciúme. 

A divindade despedaçou e enterrou a criança, e de suas partes nasceram todos os alimentos essenciais, permitindo que a humanidade pudesse finalmente sobreviver. 

Os nativos ainda acreditavam que o poder de Pachacamac era tamanho que apenas um movimento da sua cabeça poderia causar terremotos. Além disso, os sacerdotes entravam no templo de costas, pois não se podia olhar Pachacamac direto nos olhos, mesmo a divindade sendo invisível.

 

Como conhecer as ruínas de Pachacamac?

Pachacamac

É possível incluir a visita às ruínas de Pachacamac em um roteiro de viagem para Lima, já que o complexo está bem próximo da cidade. 

No local, são muitas as atividades disponíveis para mergulhar nesse exemplar da história peruana. São quase 20 pirâmides dos templos sagrados feitas em formato escalonado em adobe (Templo Pintado, Templo Viejo e Templo del Sol), além de casas de adobe e centros de cerimônias. 

Há também o Museo Pachacamac, com informações sobre a rica história do local e exposições permanentes. No Museo Pachacamac se encontra o tótem original que representava Pachacamac e que foi encontrado nos trabalhos de escavação do sítio arqueológico entre o século 19 e 20.

É possível também fazer a Rota dos Peregrinos, reproduzindo os passos dos antigos fiéis que visitavam o santuário para cultuar Pachacamac.

A rota inclui a passagem por um mirante, muralhas, um canal construído para abastecer o local de água e até vestígios de um terremoto ocorrido em 1687, considerado um dos mais intensos já registrados na região de Lima.

Sem dúvidas, uma visita às ruínas de Pachacamac é um mergulho no passado e na história, uma experiência típica de uma viagem ao Peru.

Ficou com vontade de conhecer Pachacamac? Então veja nosso guia de Lima e se inspire para montar o seu roteiro pela capital peruana!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram