Inti Raymi – A festa do sol: A festa mais importante de Cusco

O Inti Raymi, atualmente é uma festa realizada anualmente e é uma das mais famosas celebrações de Cusco, no Peru. Essa festa, na época dos povos Inca, era como a celebração do ano novo para nós.

Isso porque esse festejo era para celebrar o fim do ano agrícola anterior, que acontecia entre os meses de maio e junho, e o início de um novo ano agrícola, em julho.

Sendo assim, a última semana de junho era uma fase de transição que, segundo eles, merecia ser extremamente comemorada.

inti-raymi-peru

A celebração Inti Raymi, então, nada mais é do que reverenciar, realizar sacrifícios e dar oferendas ao Deus Sol, que eram as práticas comuns para a civilização Inca, que se consideravam filhos do Sol. Era ao sol que eles dedicavam toda a sua existência e tudo que tinham ao seu redor.

inti-raymi-peru

Vale lembrar que a festa foi criada há mais de 6 séculos atrás e é desde 1944 que os habitantes de Cusco resolveram passar a representar o Inti Raymi anualmente.

inti-raymi-peru

Foto: El Comercio

A celebração feita é assistida por uma grande quantidade de turistas e conta com a incrível participação dos moradores locais. O dia da festa é tão importante para a cidade que o dia da celebração foi intitulada “Dia de Cusco” e as festas se estendem desde de junho até a primeira semana do mês de agosto.

inti-raymi-peru

Quem já presenciou o Inti Raymi é testemunha que nessa época a cidade se transforma e tudo passa a girar em torno da celebração. Sendo assim, é extremamente recomendável visitar a região nessa época, porém tem que estar disposto a desfrutar da festa, visto que muitos pontos turísticos ficam comprometidos ou lotados nesse período.

inti-raymi-peru

Se a ideia é visitar Machu Picchu, então, o ideal é fazer isso com antecedência pois o transporte tem um grande aumento no fluxo e o deslocamento pode ser comprometido.

inti-raymi-peru

Um pouco sobre a história da festa do sol

A programação geral dos dias de celebração é divulgada anualmente, porém, a celebração principal acontece sempre no dia 24 e normalmente segue sempre a mesma ordem.

Dessa forma, as encenações têm início as 9h em Qoricancha, que um dos principais templos construídos pelos Incas como homenagem ao Deus do Sol e é lá que o “Rei Inca” faz a invocação ao Deus Sol. Esse início da festa dura, em média, uns 30 minutos e a entrada é gratuita e é feito toda encenação na língua de origem o Quéchua. Porém, claro, é importante chegar cedo para conseguir ver bem o ato, e outra coisa que muitos turistas não sabem, a Machu Picchu Brasil oferece em seu Pacote de Inti Raymi o Guia fazendo tradução simultânea durante o evento.

inti-raymi-peru

Por volta das 11h da manhã as encenações são feitas na Plaza de Armas, que fica no centro de Cusco. Nesse momento a praça toda vira um enorme palco no qual centenas de cusquenhos encenam a entrada do povo Inca na cidade.

inti-raymi-peru

O que impressiona nessa etapa é a incrível caracterização que eles utilizam durante os 45 minutos de duração do ato. Essa parte do evento também é gratuita e faz um cortejo lindíssimo através da cidade.

inti-raymi-peru

@Heinz-Plenge-Pardo

O auge da celebração se dá em Saqsaywaman, que um importante centro arqueológico da região. Então, o povo fica esperando o cortejo do “Rei Inca” entrar nessas ruínas.

inti-raymi-peru

Já dentro do local o “rei Inca” faz um “” de uma alpaca enquanto invoca de novo o Sol, seu pai. Essas encenações começam por volta das 13h e também tem duração de cerca de 1h30 minutos.

inti-raymi-peru

ANDINA/Percy Hurtado Santillán

Para essa última etapa da festa os visitantes podem comprar ingresso limitados para as arquibancadas que fica dentro do Sítio Arqueológico Saqsaywaman, são 3 tipos de ingressos que variam a vista da encenação e os valores.

Essa e a Festa do Sol, e agora você já sabe um pouco mais sobre ela. Aproveite e conheça!

Lembrando que a Machu Picchu Brasil terá um grupo para conhecer a festa mais importante do Peru, o Pacote Terrestre com 6 dias e 5 noites, incluindo os principais passeios como Tour Cusco Arqueológico, Vale Sagrado dos Incas e claro Machu Picchu, e no dia 24/06 teremos um passeio de todo um dia iniciando as 09h00, com Guia, Transporte, Ingresso a Principal cerimonia e box lunch.
Consulte-nos através do nosso telefone (11)2528-2456 ou através do site: http://www.machupicchubrasil.com.br

Protected by Copyscape Online Copyright Checker


CONHEÇA NOSSO PROJETO INTI

Queremos que você seja um Inti junto com a gente! Compartilhe com seus amigos nossa projeto e você ja estará ajudando a realizar muitos sonhos:
#juntosnumasocausa #sejainti

mascote-projeto-inti

Saiba que o maior perigo de se conhecer o Peru é se apaixonar pelo país e querer ficar mais e mais no lugar. O que está esperando para visitá-lo e se surpreender com a beleza e com os encantos peruanos? Na volta, conte pra gente o que achou da experiência em Machu Picchu nos comentários!

Texto : Machu Picchu Brasil no Google+

 

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram