Afinal, vale a pena visitar Machu Picchu em janeiro? Enquanto, no Brasil, essa época é considerada a alta temporada nas principais regiões do país, no Peru este é o momento em que as atrações estão bem mais tranquilas, os passeios menos disputados e, claro, os preços bem mais em conta.

Tudo isso ocorre porque é neste período que as nuvens começam a cobrir os céus andinos, anunciando a época das chuvas. Mas e aí? Quem viaja para Machu Picchu em janeiro não aproveita muito?

Nada disso! Muito pelo contrário! Há, inclusive, aqueles aventureiros que preferem explorar a cidade Inca nessa época e motivo é o que não falta! Para provar isso, a gente destacou algumas vantagens indiscutíveis de viajar para o Peru na baixa temporada e como o país pode te surpreender, ainda que o sol não brilhe todos os dias. Bora conferir?

Algumas vantagens de viajar para Machu Picchu em janeiro

Confira a seguir alguns benefícios quase que exclusivos da baixa temporada no Peru e saiba como é Machu Picchu em janeiro.

Não chove o dia inteiro

Ainda que essa seja considerada a estação chuvosa no país, isso não quer dizer que você pegará chuva todos os dias em seu roteiro. Aliás, pode até ser que nem veja uma gota sequer! O fato é que os dias costumam ter os céus mais carregados entre novembro e abril. Mas, dificilmente, as chuvas duram o dia inteiro e, em muitos casos, são esparsas ou não passam de ameaças somente.

Sendo assim, não se preocupe se, no dia do passeio a Machu Picchu, o tempo amanhecer carregado! É provável que tudo mude no meio do caminho e as surpresas que essa estação reserva são indescritíveis!

Tudo muito mais verde

Machu Picchu em Janeiro: tudo é muito mais verde

Se você achava que as nuvens mais carregadas de Machu Picchu em janeiro abafariam o colorido sem igual da paisagem, prepare-se então para se surpreender. Afinal, é justamente nessa época que o verde da vegetação se contrasta ainda mais nas montanhas, nos vales e nas próprias ruínas incas.

Sem dúvidas, é um cenário bem diferente do que a maior parte dos turistas está acostumada a ver na alta temporada, mas igualmente incrível e fascinante. Portanto, prepare a máquina e nem se preocupe em adicionar filtros às fotos!

Cenários incomuns de cair o queixo

Machu Picchu em janeiro

Já imaginou conseguir fazer aquela foto das ruínas incas acima das nuvens? Vislumbrar um raio de sol perfeito iluminando as construções? Ou então ver um colorido arco-íris surgir ao fundo das montanhas, formando um papel de parede? Pois é! Todas essas surpresas são possíveis e, podemos garantir, muito mais comuns em Machu Picchu em janeiro.

Passeios bem mais vazios

Se você é daquelas que prefere mais sossego e tranquilidade para explorar as atrações turísticas, então janeiro pode ser a época perfeita para você conhecer cada cantinho e curiosidade desse lugar mágico mais a fundo. Afinal, tudo está menos movimentado nesse período e, ao mesmo tempo, funcionando normalmente.

Sendo assim, é a hora perfeita para realizar aquele tour arqueológico e colonial em Cusco, fazer os passeios completos pelo Vale Sagrado dos Incas e de se aventurar por outros atrativos que costumam ser bem concorridos na alta temporada, como a Rainbow Mountain (a montanha colorida), a ponte Q’eswachaka e muitos outros.

Viagem mais econômica

Como em qualquer baixa temporada, Machu Picchu em janeiro também costuma ter preços bem mais atrativos! Isso se reflete, principalmente, nas diárias de hotéis, nos ingressos de alguns passeios e, claro, no preço final dos pacotes.

Quem não gosta, né? Como dica, de repente é até uma oportunidade de estender a trip para outros destinos no Peru, já que a tendência é sobrar uma graninha no orçamento. Que tal então, ficar mais tempo em Cusco ou Lima, dar um pulo também no Lago Titicaca ou até mesmo se aventurar em outras regiões como TrujilloChiclayo ou Arequipa? Aproveite!

Dias mais quentes

O clima de Machu Picchu em janeiro, por ser verão, costuma ser um pouco mais quente e abafado durante o dia! Essa característica pode ser vista como uma vantagem na hora dos passeios, principalmente porque permite usar roupas bem mais confortáveis e leves.

No entanto, não pense que isso vale para o dia inteiro! Afinal, com a altitude de Cusco e de Machu Picchu, é normal que as temperaturas caiam à noite. Ou seja, separe aquele velho e bom casaco na mala, além, claro, de outros acessórios de frio!

VEJA TAMBÉM 

Infográfico: o que levar em sua viagem para o Peru

Qual a melhor época para visitar Machu Picchu e o que levar?

O que fazer em Machu Picchu em janeiro?

Como de costume, janeiro também é um mês de celebrações e algumas festas tradicionais no Peru. Além disso, há uma infinidade de atrações que podem ser visitadas nessa época e, como vimos, com todos os benefícios e vantagens citadas acima.

Para facilitar, confira algumas dicas de passeios e eventos em Lima, Cusco e Machu Picchu em janeiro. Anota aí:

  • Se a ideia é passar o réveillon em Cusco, saiba que o início do ano ainda conta com bastante movimento e atrações, especialmente, na Plaza de Armas;Plaza del armas em Cusco

  • No dia 6 de janeiro é celebrada uma adoração aos três Reis Magos em todo o país, com destaque para Ollantaytambo, onde a cerimônia é realizada no sítio arqueológico;

  • Dia 18 é a comemoração da fundação de Lima e, normalmente, há desfiles, fogos de artifícios e algumas festas espalhadas pela capital;

  • Dia 20 de janeiro é a data dedicada a São Sebastião, uma das festas mais tradicionais e típicas que ocorrem em Cusco;

  • Aproveite as cidades mais vazias para conhecer atrativos como a montanha colorida, realizar as trilhas para a lagoa Humantay e explorar com mais calma todo o Vale Sagrado;montanha colorida

  • Em Lima, uma excelente opção de passeio é o circuito mágico das águas;

  • Se você quer renovar as energias, se purificar e respirar novos ares, o turismo espiritual no Peru tem ótimas programações durante a baixa temporada.

Enfim, essas foram algumas dicas de como é Machu Picchu em janeiro e como todo o Peru pode te surpreender, ainda que seja considerada baixa temporada nessa época. Sendo assim, não se preocupe se as suas férias são no início do ano! Aproveite todas essas vantagens que o país proporciona nesse período e embarque em uma viagem única e inesquecível pelos destinos mais fantásticos de todo o continente.

Curtiu? Quer conhecer as melhores opções de roteiros para Machu Picchu em janeiro? Então, confira as nossas sugestões nesse período e escolha a que mais combina com você!

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram