As margens do Lago Titicaca – o maior lago navegável do mundo! O Lago é “abastecido” com as águas do degelo das montanhas ao seu redor. Portanto, o Titicaca tem uma parte pertencente ao Peru e uma parte pertencente à Bolívia. Próximo a Puno está situado o Aeroporto de Juliaca, que fica a aproximadamente 2h30min.
Além de poder chegar a Puno via aéreo, o mais comum é chegar a Puno via terrestre partindo de Cusco. Neste trajeto de Cusco a Puno é feito o tour Rota do Sol, que vai parando por diversos sítios arqueológicos do período Inca e também pré-Inca ou mesmo com os luxuosos Trens: Trem Titicaca Trail ou Trem Andean Explorer (Considerado um dos trajetos de trem mais bonitos do mundo e o melhor da América Latina).
Devido ao Lago, Puno é considerada uma cidade muito importante para o folclore, pois em algumas lendas, diz-se que o primeiro Inca surgiu de suas águas, enviado pelo deus Sol para construir o império Inca. Lendas à parte é fato que o Titicaca é um destino digno de visitação devido à sua dimensão (8.560 km²) e devido às suas ilhas com características tão particulares. Vamos a elas:
Ilha Uros: esta ilha possui uma característica bem curiosa: ela é uma ilha flutuante que tem em sua sustentação a totora, um tipo de planta que cresce às margens do Lago Titicaca, e para que a ilha não fique à deriva pelo Lago, elas são ancoradas com cordas. As camadas de totora que sustentam a Ilha precisam ser trocadas aproximadamente de 15 em 15 anos! A totora é usada também para a construção das casas, dos barcos, para artesanato e também para alimentação, com chá de seus talos. Nesta Ilha há, aproximadamente, 600 uros que tem como idioma o Quéchua e o Aymara, sendo um povo com ancestrais do período pré-incaicos.
Ilha Taquile: chegar na Ilha Taquile é se deparar com um hábito de vida bem diferente do que estamos habituados: os taquilenhos possuem um jeito peculiar de se vestirem, onde cada vestimenta (ou forma de usa-lá) possui um significado. É um povo bastante tradicional, que tem na área têxtil a maior representação de sua arte e cultura. Essa ilha tem como forma principal de sua economia a agricultura (feita em suas terraças) e o turismo comunitário.
Ilha Amantani: localizada a quase 4.000 m.a.n.m, seus habitantes se dedicam ao turismo vivencial. As aldeias de Amantani abrem suas casas para receber os turistas, que passam a noite por lá e participam de suas festividades, além de conhecerem melhor esta cultura tendo, sem dúvida, uma experiência única.
Que tal ter uma experiência assim também? Conheça nosso pacote que inclui o pernoite em Amantani: Clique Aqui !
Texto : por Michelle Lemes – Google+
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.