Comprar em Cusco ou Cuzco


O Peru é um destino com muitas atrações turísticas, sítios arqueológicos, museus, trilhas, praças, e claro a cidadela inca que passou despercebida aos olhos dos exploradores espanhóis, Machu Picchu. Ela esta localizada nas proximidades de Cusco, a antiga capital do império inca, uma cidade sempre repleta de turistas e visitantes de todo o mundo.

A cultura milenar, rica e diversificada tem em suas cores a herança de culturas pré-incaicas, inca e também a influência dos colonizadores espanhóis, o que pode ser visto nas muitas igrejas e catedrais, praças e na arquitetura típica dos períodos barroco e colonial. Essa mescla de culturas pode ser levada do país na forma de presentes e pequenas lembranças, uma vez que o que não falta em Cusco são lugares para uma boa compra de souvenirs.

comprar-cusco-cuzco

 

Um dos melhores destinos para compras e há muito o que se comprar em Cusco ou Cuzco – diga-se de passagem, uma grande volume de coisas, uma vez que a variedade de cores, produtos e peças na cidade é irresistível. Em todas as ruas e travessas há lojas e pequenas “tiendas”, centros comerciais e galerias, todas preenchidas com uma grande variedade de peças artesanais para os mais diferentes gostos e bolsos. É bom lembrar também que, como em muitos dos países de cultura latina, é sempre possível pechinchar na hora das compras. Além disso, há também muitos ambulantes oferecendo sempre curiosas peças e objetos de arte aos turistas que passeiam pela cidade.

Há uma grande quantidade de lugares para se comprar em Cusco ou Cuzco, no entorno da Plaza de Armas e nela própria, e também na principal avenida da cidade – a Avenida El Sol. Nela há centros de artesanato, lojas de eletroeletrônicos, de sapatos, supermercados, entre outros. Para facilitar as buscas pelos mais recomendados abaixo listamos os melhores locais para se comprar de tudo um pouco em Cuzco.

 

Centro Artesanal Cusco

Centro-Artesanal-Cusco-Cuzco

Este é o principal local para comprar em Cusco ou Cuzco e aquele que sempre recomendamos a todos que buscam variedade, situado em um amplo espaço e o principal, oferecendo bons preços. No Centro Artesanal há uma infinidade de souvernirs que vão desde:

  • Artesanato em cerâmica, em pedra, madeira, argila, etc.
  • Roupas de lã e algodão como calças, blusas, camisetas, casacos de alpaca e vicunha, este último tipo de tecido é de alta qualidade.
  • Mochilas, bolsas e carteiras.
  • Chaveiros, quadros, ímãs de geladeira, etc.

As lojinhas são bem distribuídas e o local é bastante organizado. Trata-se do lugar ideal para fazer as compras dos regalos (presentes) para toda a família, amigos e vizinhos. E não há problemas com a forma e pagamento, já que a maioria dos vendedores aceita os principais cartões: Visa, Master e Amex. Contudo, o recomendado é sempre levar algum dinheiro em espécie para poder negociar o preço do produto.

O Centro Artesanal está localizado no fim da Avenida El Sol, descendo a via pelo lado esquerdo, próximo a uma fonte, em frete ao Hotel Eco Inn e abre das 09h00 às 21h00.

 

Bairro de San Blas

Comprar-Cusco-Cuzco

Este bairro é para quem gosta de arte sacra e objetos entalhados em madeira e esculturas. San Blas é conhecido como o bairro dos artistas ou bairro dos artesãos, fica a poucos metros da Plaza de Armas. Possui uma história secular e também integra o Centro Histórico de Cusco.

Suas pequenas e estreitas ruas e calçadas de  pedra abrigam muitos hotéis, pousadas, albergues e alojamentos em arquitetura colonial e inca. Nos ateliês podem ser encontrados os mais belos quadros da Escola Cusquenha – pinturas que apresentam a mescla da cultura indígena com o barroco europeu, trazido pelos espanhóis e considerada a mais antiga da América Latina.

Na época da colonização, pintores religiosos da Europa vieram com a finalidade de catequizar os nativos com imagens e símbolos da fé católica, como virgens, anjos e santos, e grandes mestres pintores foram encarregados de criar e ensinar aos nativos técnicas da pintura sobre tela.

Com o tempo, os indígenas começaram a desenvolver sua própria arte e a partir daí incluíram percepções e vivências de seu cotidiano, criando pinturas sem muitas noções de perspectiva, com cores fortes e terrosas como o vermelho e o marrom e com cenas de fundo repletas de imagens da fauna e flora nativas.

Mas não há só quadros em San Blas, há também um artesanato diverso. Ainda assim, os belos quadros da Escola Cusquenha em molduras ricamente entalhadas em madeira são, sem dúvida, o destaque e diferencial desse bairro.

 

Mercado Central de San Pedro

Mercado-San-Pedro-Cusco-Cuzco

San Pedro é um mercado frequentado pelos próprios cidadãos cusquenhos, mas também conta com tudo em termos de artesanato, roupas, sapatos, frutas, verduras, chocolates, carnes e outros produtos típicos. Tudo junto e misturado – barracas de suco em um setor, ladeadas por pequenos açogues com cabeças de suínos penduradas para a venda. O ponto alto do mercado é estar em contato com a verdadeira rotina dos nativos, conhecer seus costumes gastronômicos e de consumo e entender um pouco sobre sua sociedade.

Mercado-San-Pedro-Cusco-Cuzco-01

É comum ver grupos sendo guiados pelos corredores e conhecendo as exóticas frutas locais, por sinal muito saborosas, além de outras já velhas conhecidas dos brasileiros. Ao comprar, é sempre melhor levar até o hotel e lavar bem antes de consumi-las. O mercado é bastante diferente e peculiar e vale a vista, mas sempre tenha um bom cuidado com seus pertences e objetos pessoais. O mercado fica na Praça São Francisco, e como todos o conhecem, é possível solicitar informações a qualquer pessoa pelas ruas da cidade.

 

Mercado de Pisac

comprar-cusco-cuzco-pisac

Saindo um pouco de Cuzco e tomando a direção do Vale Sagrado dos Incas, percorrendo estradas da região por cerca de 40 minutos, é possível chegar ao povoado de Pisac. Ao lado do vilarejo, uma imponente montanha abriga as conhecidas ruínas da região. Quem faz o passeio do Vale Sagrado passa por ali. O povoado de Pisac é muito antigo e também demonstra o sincretismo das culturas inca e espanhola. A cidadezinha é bastante tranquila e tradicional, com celebração de missas em quéchua todos os domingos.

No povoado encontra-se o Mercado de Pisac ou Feira Artesanal. Ocupando toda uma rua, do início ao fim, o mercado conta com inúmeras barracas que oferecem todo tipo de artesanato, lãs e tecidos típicos, instrumentos musicais, cerâmicas e muito mais.

Justamente no final dessa rua fica a praça principal. No meio dela, moradores do povoado realizam toda terça, quinta e domingo o chamado “trueque”, uma espécie de escambo coletivo, onde os nativos trocam alimentos cultivados por outros, como batatas e milhos.

comprar-cusco-cuzco-pisac

Mas há um diferencial em Pisac: ali é possível comprar prata peruana por preços muito acessíveis, além de uma boa margem de negociação. Há brincos, pulseiras, colares e outros objetos feitos desse material. Geralmente o guia responsável pelo passeio encaminha o grupo a uma loja na qual há uma apresentação que mostra como diferenciar a prata de outros metais, antes que seja concedido o intervalo para a realização das compras. Mas recomendamos a compra em Cuzco em lojas especializadas como a Ilaria, uma loja que esta presente em todos os aeroportos e na Plaza de Armas, que vende belíssimas joias.

Como se pode ver, na questão compras o Peru não deixa nada a desejar. Há uma grande variedade de itens e presentes a adquirir, por preços que contentam aos mais econômicos e também aos esbanjadores, e objetos tão variados e belos que fica até difícil escolher. Agora falta só reservar um bom espaço na mala ou uma bagagem extra para as novas aquisições durante sua viagem ao Peru.

Texto: por Édina Alves – Google+
Fotos: Depositphotos.com

eBook Gratuito, Baixe Agora!

Peru 5 lugares imperdiveis

 

Em breve estaremos lançando nos Guia de Compras no Peru, fique ligado nas matérias e assine nosso canal de informações, se gostou compartilhe no Facebook, Twitter e Google+ com seus amigos e deixe sua viagem por conta da Machu Picchu Brasil – Juntos num só destino.

Saiba que o maior perigo de se conhecer o Peru é se apaixonar pelo país e querer ficar mais e mais no lugar. O que está esperando para visitá-lo e se surpreender com a beleza e com os encantos peruanos? Na volta, conte pra gente o que achou da experiência nos comentários!

Texto : Machu Picchu Brasil no Google+

Machu Pitchu

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram