É um pouco difícil dizer qual a melhor época para viajar para o Peru, pois tudo vai depender dos seus interesses e, principalmente, de quais cidades pretende visitar.
Sendo assim, logo de cara, podemos garantir que o turismo peruano é movimentado o ano inteiro e cada estação tem lá os seus encantos e atrativos.
Porém, para ajudar você a se planejar um pouco melhor e chegar na terra dos Incas mais preparado, a gente resolveu escrever este post completinho, com algumas dicas imperdíveis, mostrando as principais diferenças de cada época do ano no Peru. Bora conferir?
De norte a sul, o país é repleto de destinos fantásticos e quando se trata de escolher a melhor época para viajar para o Peru, é bom saber diferenciar as três principais zonas de clima de lá: a costa, a Amazônia e os andes. Todas elas apresentam caraterísticas e paisagens bem diferentes e, com certeza, o clima é um grande influenciador.
Mas vamos lá! No geral, as estações em todo o país, basicamente, são divididas entre o período de seca (abril até outubro) e de chuvas (novembro até março). Mas isso tem um impacto diferente, dependendo de qual zona você vai visitar.
Por exemplo, se a ideia é explorar as praias do Pacífico, como a região de Trujillo, o verão, apesar de ser considerado época de chuva, não costuma ser carregado de nuvens e as temperaturas podem chegar em torno dos 30ºC. Já do lado da Amazônia peruana e dos Andes, o mais indicado é optar pelo período de seca, ou seja, o inverno.
Mas vale ressaltar que Machu Picchu e o Vale Sagrado, por exemplo, recebem turistas durante o ano inteiro e, inclusive, isso pode render experiências e momentos únicos, mesmo em períodos de maior possibilidade de chuva.
Certamente, durante o inverno, as temperaturas são mais baixas, porém, ao mesmo tempo, o clima costuma ser mais seco e com sol. Os meses de junho, julho e agosto são considerados o auge da estação e recebem milhares de turistas todos os dias, especialmente nas regiões de Cusco e Machu Picchu, além de Puno e o Lago Titicaca, que também são rotas bem frequentadas nesse período.
É nesse momento, mais especificamente no dia 24 de junho, que se realiza a tradicional Festa do Sol (Inti Raymi) em Cusco e a cidade bomba com inúmeras apresentações e cerimônias, sempre regadas a muita música, dança e comida típica.
Além disso, o inverno é considerado a melhor época para conhecer Machu Picchu e o Vale Sagrado, já que o tempo é quase sempre aberto, proporcionando aquele visual perfeito das ruínas e seus planos de fundo limpinhos, sem uma nuvem.
Essa época pode não ser a mais propícia para visitar o Altiplano, tendo em vista as previsões de chuvas mais constantes. Por esse motivo, o parque de Machu Picchu, as trilhas e os próprios passeios pelo Vale Sagrado dos Incas costumam ter menos procura. Porém, isso não impede de o roteiro ser igualmente incrível! Aliás, pode até render surpresas e paisagens que, dificilmente, seriam possíveis na alta temporada.
Já pensou, por exemplo, ser contemplado com um belíssimo arco-íris em plena Machu Picchu? Ou que tal se encantar com a vegetação florescendo na trilha Salkantay após as chuvas? Enfim, como dissemos, é difícil dizer a melhor época para viajar para o Peru, já que se trata de um destino mágico e repleto de encantos, independentemente do período escolhido.
Por fim, lembrando da costa peruana, o verão pode ser uma boa escolha para visitar a região norte do país, onde praias e florestas se encontram, proporcionando paisagens magníficas e histórias cheias de magias e tradições. Vale a pena estender a trip até lá!
Esses períodos também são considerados a melhor época para viajar para o Peru, pois também contemplam os períodos mais secos. Praticamente, em todo o país, essas estações são recomendadas aos viajantes, mais especialmente àqueles que pretendem explorar os andes, como Machu Picchu, Cusco, Vale Sagrado, a montanha colorida de Vinicunca, assim como àqueles que desejam estender a trip até Puno e o Lago Titicaca, por exemplo.
Esses dias, geralmente, são contemplados com tempos ensolarados e temperaturas bem agradáveis, ideais para todo tipo de passeio.
Enfim, se você já comprou a sua passagem ou se só tem uma data certa para fechar seu roteiro no país, não se preocupe, achando que a viagem será não será legal. Vale lembrar que o clima e o tempo no Peru nunca são estáticos e o território se encontra em uma zona complexa de fenômenos como El Niño e El Niña, que confundem até mesmo os meteorologistas. Por isso, reforçamos a ideia de que é difícil definir a melhor época para viajar para o Peru, pois tudo é muito variável, além de o país contar com uma variedade tão imensa de riquezas e atrativos que mantêm o encanto faça sol ou chuva.
Por isso, se não tiver como escolher, não deixe que isso mude os seus planos de conhecer um dos destinos mais fantásticos do mundo e tenha certeza que seu roteiro será inesquecível, independentemente da previsão. Portanto, arrume as malas, prepare a máquina fotográfica e prove que a melhor época para viajar para o Peru é agora!
Curtiu? Agora que você sabe a melhor época para viajar para o Peru, que tal começar a planejar a aventura? Sendo assim, baixe gratuitamente nosso guia completo de ecoturismo em Machu Picchu e saiba tudo sobre as principais trilhas até as ruínas.
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.