Terceira maior cidade da América Latina, atrás apenas de São Paulo e da Cidade do México, Lima oferece várias camadas de história para os visitantes que se dispõem a explorá-la: os sítios arqueológicos dos povos nativos, os vestígios do período colonial e as comodidades da expansão urbana.
Se você está planejando ir ao Peru, continue a leitura para saber um pouco mais da história da capital peruana e tudo o que você pode conhecer em um dia livre na cidade.
A história de Lima começa aproximadamente em 200 d.C., quando a região da costa central do Peru, mais precisamente entre os vales de Chancay e Lurín, começou a ser ocupada pela civilização Lima, povo pré-Incaico contemporâneo das civilizações Moche e Nasca.
O povo Lima viveu seu auge até aproximadamente 700 d.C. e, mais tarde, entre 800 e 1.000 d.C., a área foi ocupada pela civilização Wari. Tempos depois, foi a vez do povo Ychsma.
No século XVI, quando chegam os colonizadores espanhóis, a cidade passa a se chamar Cidade dos Reis, em 1535. Mais tarde, em 1543, é nomeada pelos colonizadores a capital do vice-reino do Peru.
A independência peruana ocorreu em 1821, e a partir daí a cidade deu início ao seu período republicano e a uma longa história de reconstrução e estabilização urbana, fazendo persistir o nome do local que faz referência aos povos nativos.
Com todo este histórico, Lima oferece uma variedade de experiências turísticas. Confira o que conhecer na cidade:
Estes são dois sítios arqueológicos que ajudam a resgatar parte da história dos povos nativos da região. Huaca Pucllana era um importante centro de rituais do povo Lima e significa “templo dos adoradores do mar”. Já Pachacamac, que fica mais precisamente no distrito de Lurín, a cerca de 40 km de Lima, é um complexo sagrado com construções em homenagem ao Deus Pachacamac.
Tombado pela UNESCO, o centro histórico de Lima conserva o passado colonial da cidade, com grandes casarões, edifícios do século XV e a Plaza de San Martín.
Miraflores é o bairro mais turístico de Lima, e por isso mesmo está repleto de bares e restaurantes, praças, parques e museus. Por lá também fica o famoso shopping Larcomar, uma construção a céu aberto sobre as falésias do bairro.
Outro bairro para incluir no roteiro, Barranco é marcante pelas casas coloridas e muros com arte urbana. É também um local bastante boêmio, com muitos bares e baladas.
Lima tem uma grande variedade de museus. Dentre os destaques, estão o Museu de Arte de Lima (MALI), com exposições permanentes de arte pré-colombiana e contemporânea; o Museu Larco, que conta a história do Peru; e o Museu Pedro de Osma, com peças e objetos do início do século XVI.
Este é um enorme parque urbano com chafarizes e fontes de água que oferecem um espetáculo único de som e luz durante a noite.
Por último, mas não menos importante, uma visita a Lima pede uma passagem por um de seus restaurantes mundialmente renomados Afinal, a cidade tem o título de “Capital gastronômica do Peru”. Os destaques ficam para o Astrid y Gastón, Maido e Central, todos aclamados por especialistas em gastronomia do mundo todo.
Entre em contato com a Machu Picchu Brasil e saiba como podemos te ajudar a preparar o roteiro ideal para conhecer Lima!
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.