LAGO TITICACA

O  Titicaca ou Titikaka é o maior lago navegável comercialmente do  planeta e de maior altitude 3.800 m.a.n.m. consta com 8.300 km2.

Quarenta e uma ilhas, povoadas, fazem parte desse gigantesco e mitológico lago andino, que provêm das águas do degelo das montanhas ao seu redor, uma profundidade de  280 metros a máxima e a mínima de 140 metros, temperatura varia entre 7º  a 11ºC.

lago titicaca

O Lago Titicaca foi de grande importância para os Incas. Diz a lenda que foi das aguas do Lago Titicaca que emergiu o primeiro Inca,  por ordem do Deus Sol, para começar o Império.

Toda possibilidade de vida neste lugar inóspito depende dos recursos naturais e  nutricionais do Lago Titicaca, são mais de 2.000 espécies de peixes, o refúgio para as aves e habitantes das ilhas que vivem exclusivamente deste grandioso habitat natural.

 

Do lado peruano existem varias ilhas naturais como a Amantani, Taquile, Soto e Anapia, cada  uma com sua peculiaridade, sendo a Taquile de maior importância pela sua arte têxtil praticada a milhares de anos por seus habitantes,  é um povo organizado, de costumes e cultura tradicionais trazidas dos ancestrais, vivem de pesca e da agricultura em terraças, formadas nas encostas da montanha, e com graciosidade recebem os visitantes vestidos com roupas e danças típicas, envoltas por muitas histórias religiosas e rituais familiares com muita simpatia.

 

lago titicaca

UROS – A atração principal do Lago Titicaca são as ilhas flutuantes dos UROS , um povo exótico do período pré-Incaico que construíram suas ilhas de totora , planta aquática com hastes grossas parecida com cana-de-açúcar oca,  amarrada aos feixes com cordas e madeira, sobrepostas em camadas  formando a base das ilhas, e sobre a ilha são construídas as casas, ao passar do tempo, apodrece a camada embaixo da água, que é substituída por outra camada na superfície, e assim perpetua a ilha, é muito resistente e surpreendente a construção dos Uros, as casas tem todo o aparato para viver uma família, até um fogão de pedra que serve para cozinhar e como refugio das águas frias do Titicaca.

A raiz da totora também é usada como alimento, os talos servem como chás, as folhas e flores como remédios.

 

Os Uros vivem exclusivamente de pesca, caça das aves e do turismo, onde vendem seu artesanato diferenciado e bem exclusivo.

Além das ilhas e casas também são construídos seus barcos de totora , grandes para adultos e menores para as crianças. É um povo que vive isolado, enorme espirito familiar, nômades, lendários e totalmente originais no seu modo de viver, se locomovem em seus barcos, e vivem dos recursos do Lago Titicaca,  linguagem própria e usam de muita simpatia com os visitantes.

Vestidos sempre tradicionais, bem coloridos como todo peruano nativo.

Além de todo encantamento não saímos de lá sem dar uma voltinha em um de seus barcos.

E se encantar com as águas verdes e as plantações de totora do Lago Titicaca.

Dê um UpGrade em sua viagem, solicite o Serviço de Trem ao Lago Titicaca Andean Explorer, você irá se surpreender.

Andean Explorer:

Trem com serviço Luxo by Oriente Express de Cusco > Puno > Cusco

Desfrute do misticismo que oferece a linda paisagem andina do Peru a bordo de um dos trens mais luxuosos do mundo, “Entre o Prazer e a Lenda”

Viajar no Andean Explorer é uma experiência única, uma viagem entre montanhas e nuvens, e entre nevados e campos. São 10 horas de viagem em trem, o qual termina no majestoso Lago Titicaca.

– Mencionado entre os 25 melhores trens do mundo e um dos primeiros na América do Sul (Sociedade Internacional de viajantes em Trens)
– Leitores do The Guardian, The Observer e The Guardian Unlimited, elegeram o Andean Explorer como o Segundo Melhor Destino Turístico de larga distância.
– Ganhador do concurso World Travel Awards 2012-2013 como o Melhor trem de luxo da América do Sul

O que esperar dos trens que vão à Machu Picchu?

img post

matéria Por Machu Picchu Brasil

Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!

posts relacionados veja todos

posts relacionados
veja todos

Newsletter

Assine a nossa newsletter gratuitamente e receba conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada. Curiosidades, promoções especiais, dicas de viagens... vai perder essa oportunidade? Preencha os campos abaixo e fique por dentro da cultura

peruana com a gente!

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No feed found.

Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.

Siga nosso Instagram