Um país tão rico e com uma cultura tão forte como o Peru não poderia deixar de ter um calendário de festividades completo e repleto de muita música, comida, danças, arte e curiosidades de todos os tipos que surpreendem ainda mais os roteiros turísticos de lá.
Se você já está planejando a sua trip por Machu Picchu ou qualquer outra região desse fascinante território, prepare-se também para conhecer uma explosão de cores, sorrisos e sabores nas principais festas peruanas que animam todo o país.
Quer conhecer um pouco mais e já anotar na agenda os eventos que não podem ficar de fora do passeio? Então, aproveite bem as dicas abaixo, leia até o final e tome nota de cada uma delas! Bora lá!
Entre as festas peruanas mais tradicionais – e belas – o Inti Raymi, sem dúvidas, é a mais encantadora de todas e resgata uma celebração milenar dos incas ao Deus Sol, com direito a apresentações, danças e rituais típicos de um povo que ainda preserva costumes e crenças de seus antepassados.
O festival ocorre no dia 24 de junho, em Cusco, e a data tem uma explicação. Esse é o dia em que os Incas consideravam o mais curto no hemisfério sul, devido à posição da terra em relação ao sol e, por esse motivo, acreditavam que o Deus pudesse abandonar seus filhos e, então, realizavam a cerimônia de aclamação, com oferendas, música e danças ao astro.
Hoje, a concentração maior da festa se dá em meio às ruínas de Sacsahuaman, proximo a Cusco (consegue imaginar a energia?). Mas, desde cedo, as cerimônias e as atividades têm início no Koricancha, o templo dedicado ao sol em Cusco, e também na Plaza de Armas. A festa reúne gente do mundo inteiro, mas encanta pelo turismo interno dos peruanos, que viajam quilômetros para participar do evento.
Assim como outros países colonizados pelos europeus, o Peru também celebra o Corpus Christi, mas com um destaque especial para a cidade de Cusco, onde as cerimônias impressionam pelos coloridos cortejos e suas longas missas.
Ao todo, quinze santos e virgens são saudados em procissões que cruzam as pequenas ruas da cidade e, em sua maioria, chegam às portas da catedral de Cusco. Durante o caminho, muitas cantigas e preces proporcionam um ambiente arrepiante, que emociona até mesmo os mais incrédulos.
Ao longo de todo o dia de comemoração, que ocorre exatamente 60 dias após o domingo de Páscoa, é possível ouvir os badalos de Maria Angola, o maior sino de igreja no Peru, datado do século XVI. Com a cidade cheia, repleta de turistas querendo aproveitar a alta temporada do Vale Sagrado e de Machu Picchu, a prefeitura e os comerciantes locais organizam eventos e cardápios especiais para o período, como feirinhas, apresentações artísticas e, claro, aqueles pratos maravilhosos da culinária, presente nas melhores festas peruanas.
Uma das festas peruanas mais tradicionais e imperdíveis é a festa para a Virgem da Candelária, ou comumente chamada de Mamacha. Ela ocorre em Puno, bem às margens do fabuloso Lago Titicaca, que também, se tiver a oportunidade, deve fazer parte de seu roteiro.
Ao todo, são 18 dias de comemorações em uma das regiões mais fascinantes do país, a uma altitude de mais de 3.800 metros. A festa é considerada patrimônio da humanidade pela Unesco e, por causa dela, a cidade ganhou o título de Capital Folclórica das Américas. A festividade engloba mais de 200 grupos de músicos andinos e dançarinas para homenagear a Virgem.
Neste período, as igrejas são decoradas com muitas cores e recebem eventos regados a muita comida e fogos de artifício. Ocorre em fevereiro e, mais exatamente no dia 2 desse mês, a imagem da santa é carregada em um grande cortejo com música, dança e muitas flores.
Assim como outras festas peruanas, a origem da Candelária Mamacha está associada aos ciclos agrícolas indígenas, assim como às atividades mineradoras por parte dos colonos na região. A mistura resultou em novas danças e crenças do povo, como a diablada, principal dança do festival. Acredita-se que ela nasceu após um grupo de mineiros ficar preso em uma mina. No desespero, eles renunciaram suas almas à salvação da Virgem de Candelária. Incrível, não acha?
Celebrado no dia 28 de julho, o dia da independência do Peru representa muito para o seu povo, que não economiza nas celebrações. Durante todo o mês, já é possível notar a mudança na decoração das cidades, especialmente com bandeiras do país penduradas em praças e nas fachadas dos casarões.
É considerado o principal feriado peruano e, por todo o território, há festividades com músicas, apresentações artísticas e muita gastronomia típica. Em Lima, por exemplo, o bairro de Miraflores ganha um desfile especial e as ruas da capital se destacam pelo vermelho e o branco.
Todo o país comemora essa que é uma das festas peruanas mais tradicionais de lá. Portanto, se pretende viajar, é bom se antecipar e garantir seu pacote especial para esse época, já que hotéis e restaurantes costumam ficar movimentados.
Cada lugar do mundo tem os seus costumes e tradições para começar o ano com o pé direito, né? Enquanto, por aqui, pulam as sete ondas, em Cusco, a tradicional Plaza de Armas reúne turistas e locais para a celebração do último dia do ano e o recomeço de uma nova era, cada um carregando algo que simbolize os desejos para o próximo período. Por exemplo, aqueles que querem viajar mais carregam consigo seus passaportes. Os que desejam um carro, levam miniaturas e assim por diante.
Quase na hora da virada, o mais impressionante acontece! As pessoas começam a correr em torno da praça, com os respectivos “pedidos” em mãos até a queima dos fogos. Ao contrário daqui, em que a maioria usa vestimentas brancas, por lá a cor mais comum é o amarelo, daí o nome do Réveillon amarelo.
Hotéis, bares e restaurantes seguem a tendência com decorações de mesma cor e atravessam a madrugada com muitas opções de festas, drinks e cardápios para todos os turistas que querem aproveitar, ao máximo, o momento da virada e começar o ano com muita prosperidade.
Enfim, essas foram algumas das principais festas peruanas que rolam no país e que, com certeza, tornarão seu roteiro ainda mais completo. Poder participar de uma delas é conseguir vivenciar o que há de mais puro e típico de um povo que herdou costumes e tradições milenares. Portanto, não economize na diversão e experimente esses momentos únicos.
Curtiu as dicas sobre festas peruanas? Quer conhecer um pouco mais sobre a cultura desse país fascinante? Então, aproveite e leia também nosso próximo post sobre as principais danças do Peru. Boa leitura!
Unindo experiência, vivência e paixão por viagens, a Machu Picchu Brasil surgiu com o objetivo de trazer algo diferente para o turismo brasileiro. É por isso que nos especializamos em um só destino e trabalhamos com muita atenção na personalização de roteiros e divulgação de materiais interessantes. Aqui, a sua experiência positiva é a nossa maior recompensa!
Error: No feed found.
Please go to the Instagram Feed settings page to create a feed.